quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vale mais do que Ouro

O que é? O que é?
  • Com cheiro, sabor ou cor, é um perigo.
  • Inodora, insossa e incolor, vale mais do que ouro.
  • Não é de ninguém, mas pertence a todos.
  • Alguns desperdiçam, outros têm pouco.
  • Mas se o mundo não se cuidar, vamos todos acabar sem nada no poço.

Adivinhou? É a água.

A água é a substância mais importante para a vida. Todos os animais e plantas dependem da água - o ser humano, também. Só que a água doce - a água potável, que podemos beber - está acabando em todo o planeta. Por isso, é muito importante preservar rios, lagos e fontes. E economizar a água no dia-a-dia.

A água não é importante só para beber. É com ela que cozinhamos e lavamos a louça. Com ela tomamos banho, escovamos os dentes e lavamos as mãos antes de comer. As indústrias precisam dela para fabricar seus produtos. Os agricultores, para irrigar as plantações. Os criadores, para dar de beber aos animais. Isso quer dizer o seguinte: sem água, não existe nem comida.

Muita gente já não tem água suficiente para viver. Mais de 1 bilhão de pessoas - seis vezes mais gente do que toda a população do Brasil - vivem com menos água do que precisaria para matar a sede, alimentar-se bem e manter a higiene e a saúde. São povos que estão em regiões muito áridas ou onde as águas dos rios e dos lagos são muito poluídas para ser usadas.

ÁGUA: ALGUNS TÊM POUCO, OUTROS DESPERDIÇAM

Em muitos países, as pessoas têm apenas um balde de água (10 litros) para consumir por dia. É essa água que as pessoas têm para fazer tudo: tomar banho, escovar os dentes e preparar a comida. E, em alguns lugares, as pessoas não têm nem isso.

  • Você gasta a mesma quantidade (10 litros de água) escovando os dentes com a torneira aberta. É claro que você não vai deixar de escovar os dentes quando se levanta, depois das refeições e antes de se deitar. Mas é preciso prestar atenção e não fazer isso com a torneira aberta.
  • Gasta cinco vezes mais (50 litros de água) num único banho de 15 minutos em chuveiro elétrico. Tomar banho é muito importante para a higiene diária, mas que tal desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa ou passa o xampu?
  • Desperdiça 11 vezes mais água (110 litros de água) para lavar a louça se deixar a torneira aberta por 15 minutos. Manter a casa limpa também é importante para a saúde da família. Mas, de novo, torneira aberta é desperdício.
Leia Mais: http://www.unicefkids.org.br/pag_texto.php?pid=22

Nenhum comentário: