quinta-feira, 19 de maio de 2011

Carta para Crianças


Talvez você não saiba, mas faz parte de uma turma enorme - muito maior do que a galera dos amigos da escola, da rua ou do condomínio. Você é um dos 2 bilhões de crianças que existem no mundo.

Nenhuma criança é igualzinha à outra. Algumas são brancas, outras negras, indígenas ou orientais. Algumas falam português, como nós no Brasil, outras falam idiomas que não entendemos. Comem diferentes alimentos e têm diferentes religiões. Algumas são pobres, outras, ricas.

Tudo pode ser diferente, mas uma coisa é igual para todas as crianças do mundo: os direitos.

Da mesma maneira como um filhote de elefante é protegido dos leões pelos elefantes adultos da manada, uma criança precisa receber atenção de gente grande - dos pais, tios, avós, professores e governantes.

Eles têm a obrigação de proteger a vida das crianças, dando de comer e de beber, cuidando da sua saúde, levando-a à escola, e fazendo com que ela cresça num ambiente de paz.

Os direitos da criança tratam exatamente disso: de proteção, educação, saúde e de paz de que toda criança precisa para crescer bem.

É muito importante que você conheça seus direitos e saiba como vivem as crianças de diferentes partes do mundo, de outras cidades de seu país e de outros bairros de sua cidade.

É assim que você começa a se preparar para se tornar um adulto saudável e um cidadão responsável, que participa da vida em sociedade.


Leia Mais: http://www.unicefkids.org.br/pag_texto.php?pid=2

Nenhum comentário: