terça-feira, 31 de maio de 2011

Mortalidade Infantil


A supervisora do Plano de Qualificação da Atenção em Maternidades do Ministério da Saúde, Maria Angélica Andrade, visitou, na manhã desta segunda-feira (30), as instalações do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde (CRIA) de Arapiraca.

Ela participou de reunião juntamente com a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, e a apoiadora institucional do Ministério da Saúde, Leopoldina Correia.

O encontro contou com o apoio do Departamento Municipal de Atenção à Saúde, por meio do Programa de Saúde da Mulher, e também registrou a presença de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e integrantes das equipes dos Núcleos de Atenção à Saúde da Famílias (NASF's).

Durante o evento, Maria Angélica elogiou as iniciativas desenvolvidas no municípios de Arapiraca e aproveitou o momento para lançar a repactuação do Plano de Qualificação da Atenção em Maternidades e Rede Perinatal do Nordeste, que tem como foco principal a qualificação do cuidado hospitalar ao parto e nascimento.

Ainda durante a reunião, ocorreu o lançamento dos kits de cuidados da saúde do bebê e do Programa da Mulher da Terceira Idade.

Referência

O município de Arapiraca, até o ano de 2008, registrava uma taxa de mortalidade infantil de 23/1000, ou seja, morriam 23 bebês para para mil crianças nascidas vivas até um ano de idade.

Seguindo uma determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um trabalho em conjunto com outras secretarias e demais órgãos das esferas estadual e federal.

Como resultado desse trabalho, o índice vem caindo a cada ano e, atualmente, a taxa é de 16/1000, índice bem inferior ao da média nacional, que é de 19,5/1000.

“Estamos intensificando as ações, a fim de que a taxa de 16/1000 seja reduzida ainda mais, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou o índice de 10/1000”, reafirmou a secretária Aurélia Fernandes.

Leia Mais: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3387

Nenhum comentário: