segunda-feira, 2 de maio de 2011

AIDS

A aids é uma doença provocada por um vírus chamado HIV, sigla em inglês que, traduzida para o português, quer dizer vírus da imunodeficiência humana. Ele recebeu esse nome porque deixa o corpo da pessoa muito fraco, sem defesas contra outras doenças.

Ao contrário do que muita gente pensa, o vírus que provoca a aids não passa pelo ar, por beijo, abraço, aperto de mão, nem usando o mesmo garfo, faca ou colher, nem quando a pessoa morde um pedaço de seu sanduíche. Mas quem tem aids precisa de muito carinho e atenção. E precisa também de cuidados especiais com sua saúde, como fazer exames e tomar remédios.

A aids também atinge as crianças. A forma mais comum de isso acontecer é quando a mulher que está grávida tem o HIV e não sabe. Aí, sem querer, ela passa o vírus para o filho durante a gravidez, ou na hora do parto, ou quando vai dar leite do peito para o bebê.

Para evitar que a criança nasça com HIV, a futura mamãe precisa fazer um teste específico para descobrir se tem ou não o vírus. Se ela tiver o vírus, já existem medicamentos e tratamento que podem evitar que passe o HIV para seu filho ou filha.

Adolescentes também podem pegar o HIV se fizerem sexo sem camisinha ou usarem agulhas de injeção contaminadas. A saída para isso é uma só: saber como se proteger e proteger aqueles de quem a gente gosta.


Leia Mais: http://www.unicefkids.org.br/pag_texto.php?pid=59

Nenhum comentário: