terça-feira, 3 de maio de 2011

Raça e Etnia


A população brasileira é formada de gente dos mais diversos grupos étnicos. Um grupo étnico é um conjunto de pessoas que têm a mesma origem e cultivam os mesmos costumes e histórias. Temos descendentes de africanos que foram trazidos há mais de 400 anos na condição de escravos.

Temos também descendentes de asiáticos, como os japoneses que imigraram para o Brasil há 100 anos para trabalhar nas lavouras, e os descendentes de indígenas, que já viviam aqui muito antes que os portugueses colonizadores chegassem.

Essa diversidade é uma riqueza. Riqueza, sim, porque muita gente de hábitos de vida, modos de pensar e religiões tão diferentes cria uma convivência única no mundo. Você mesmo, com certeza, sabe algumas palavras indígenas: xará e pipoca, por exemplo.

Os portugueses nos trouxeram muitos de nossos doces, como o quindim, o arroz-doce e as compotas de frutas. Os africanos nos ensinaram palavras como canjica, jiló, zangado, cafuné e também a culinária. Muitas das frutas que temos hoje foram trazidas pelos europeus e outras cultivadas pelos africanos. E temos muitos outros hábitos herdados de japoneses, alemães, espanhóis... Ufa! uma lista que não tem fim.

Só por esses pequenos exemplos já deu para perceber que o Brasil possui uma das maiores diversidades étnico-raciais e linguísticas do mundo. Apesar disso, ainda estamos longe de assegurar que cada criança e cada adolescente, sejam eles negros, indígenas ou brancos, tenham seus direitos garantidos, protegidos e respeitados igualmente, independentemente de suas diferenças.


Leia Mais: http://www.unicefkids.org.br/pag_texto.php?pid=56

Nenhum comentário: