sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Autistas Participam de Atividades Externas e em Grupo





Cama elástica, piscina com bolinhas, escorrega na casinha, pula-pula e outros brinquedos,   foram os atrativos para garantir  muita diversão às crianças com autismo . O evento aconteceu no Espaço Trate – órgão púbico municipal que  oferece reabilitação e reintegração de crianças com autismo.  

De acordo com a diretora do Trate, Ana Paula Rios,  a proposta do evento foi realizar durante toda a semana atividades em comemoração ao dia da criança , mas com o  direcionamento no  ao contexto terapêutico desenvolvido pelo Trate. 

Para isso a equipe multidisciplinar do Trate formada por terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais  montou  duas tendas na área externa do prédio com o objetivo de colocar as crianças em contato com um ambiente diferente do que elas estão acostumadas.






“Semanalmente às crianças fazem terapia em um ambiente interno.  E um das características do autismo é a rejeição ao convívio social  e o incômodo em lugares um pouco mais  barulhentos. Por isso realizamos a programação alusiva ao dia da criança do lado de fora do prédio com o barulho dos carros passando e o contato com várias pessoas que paravam para prestigiar o evento” relatou a diretora do Trate.

As crianças estavam acompanhadas dos pais e familiares e todos participaram das brincadeiras proporcionando  um momento muito divertido e especial. Ana Paula Rios disse que a família é um elemento muito importante no processo de educação das crianças autistas. “Os pais precisam entender o comportamento de um autista e aprender a lidar com determinadas situações para proporcionar à criança um convívio mais integrado e feliz “ concluiu a diretora do Trate.



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Nenhum comentário: