segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aprender a Dizer NÃO

 



A disciplina é a segunda coisa mais importante que você ensina ao seu filho. O amor é a primeira.

O significado original da palavra disciplina é ensinar, não castigar. E o objetivo deste ensinamento é o autocontrole, ajudar seu filho para que saiba e aprenda "Até aqui cheguei. E posso me conter".

Como transmitir este ensino aos seus filhos? Fazendo com que ele saiba, em palavras ou ações, "Cada vez que você fizer isso tenho que impedir, até que você seja capaz de se controlar".

O Castigo Físico NÃO é a Resposta
 
Quando falo de ações não me refiro ao castigo físico. Já não é aceitável aplicá-lo. É uma falta de respeito. Uma criança não costuma aprender quando é atacada fisicamente. E se alguma coisa aprende disso é somente guardar o que sente e esconder sua raiva. Ao tratá-la assim o mais comum é que a criança responda e manifeste sua raiva mais pra frente.

Vivemos em uma sociedade violenta. Quando ensinamos a nossos filhos que a violência é o meio para resolver desentendimentos estamos fomentando a violência como uma forma de vida. É isso o que queremos? Além disso, podemos evitar o castigo físico somente se somos mais velhos e mais inteligentes que o nosso filho.

Estabelecer Limite

Encarar o tema da disciplina não é fácil para os pais. É difícil estabelecer limites quando os pais trabalham e estão o dia todo fora de casa. Muitas mães que podem ficar em casa sentem que devem usar suas próprias palavras em vez de estabelecer e manter limites firmes. Talvez elas também queiram evitar confrontos por estabelecer limites. Isto é particularmente difícil quando os pais estão estressados. Quando você se sente fora de controle, percebe a irritação que sente com o filho, e isso dá medo. Como discipliná-los nestes casos? Alguns conselhos.

 Ajuda decidir com antecipação o que pode ser negociado e o que não. Por exemplo, a segurança não é negociável. Depois que isso ficar claro é fácil estabelecer regras claras, saber o que fazer se não são respeitadas, e ser firme e consistente.

 Quando se trata de assuntos negociáveis, é melhor deixar a disciplina para as coisas importantes. Repetir constantemente "NÃO" faz com que as crianças não levem em consideração. É mais divertido ver como a mamãe fica mal e sofrer as consequências.

 Ã‰ preciso manter a calma, mas ser firme. Se for possível, seja coerente. Se não, não insista sobre este tema.

 Quando uma criança perde o controle e precisa de disciplina, o melhor é romper o círculo e não perder o controle, dê um tempo ou deixe a criança sozinha em penitência.

 Uma vez quebrado o círculo, volte a se aproximar dela com calma. Explique por que você decidiu fazer o que fez. Repita "até que possa se controlar". Dê ideias de como conseguir.

 Depois, balanceie o negativo com algo positivo: "Que bom que já passou, agora podemos estar juntos outra vez. Não gosto de estar irritada com você".

O mais importante é que você se lembre que todas as suas ações são um exemplo para o seu filho de como manter o controle. É uma grande responsabilidade.





Nenhum comentário: