segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeitura realiza quadrilha junina com as crianças do Trate






O Espaço de Tratamento às Crianças com Autismo, o Trate, promoveu na manhã desta sexta-feira (14), uma festa de integração social e interação junto à comunidade para os pacientes do centro.

O evento tem como objetivo promover a cultura junina para os integrantes portadores de autismo, levando os festejos como ponto central.

De acordo com a diretora do Trate, Ana Paula Rios, atualmente o espaço cuida de cerca de 60 crianças recebem o atendimento diário dos profissionais da instituição.

Segundo a diretora, crianças autistas apresentam os seguintes sintomas: atraso no desenvolvimento infantil e na comunicação, interação social, o não uso da imaginação, a apresentação de ecolalia – repetição do que se é dito -, movimentação estereotipada – balançar com as mãos, pés, girar e pular -, dificuldade de interação com outras crianças da mesma idade, além de evitar o contato visual.

Caso a criança apresente os sinais de autismo, o recomendado é procurar um neuropediatra ou um psiquiatra infantil para que o diagnóstico seja realizado. Esse serviço é disponibilizado gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde.

O evento teve a atração musical do cantor Galdêncio do Acordeom e seu trio de forró pé-de-serra, animando a quadrilha junina do Espaço Trate.

O Espaço Trate funciona de segunda até sexta-feira com serviços de reabilitação e reintegração social, auxiliado pelos profissionais da terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, assistência social, psicologia e psiquiatria infantil.



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Nenhum comentário: