quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente começa com palestras e cartilha lançada


A pauta da vez em qualquer cidade do Brasil é a sustentabilidade. E, em Arapiraca, ela é tratada como um dos pilares que levarão a cidade ao efetivo desenvolvimento econômico, social e cultural.

Foi isto o que foi levantado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu no auditório Dona Bezinha, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca, bairro Alto do Cruzeiro.

Na solenidade, participaram da mesa de abertura os secretários Municipais de Governo, José Lopes; de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Barbosa; e de Economia e Finanças, Edina Pereira; o coordenador da Agenda 21 de Arapiraca, José Matias Irmão; o coordenador do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca, professor Rafael Rust Neves; a professora da Uneal, Maria Helena; a palestrante professora Josineide Gomes; e a palestrante Lenice Moraes, diretora do Instituto Lagoa Viva.

“Há três pilares que devemos atentar para os próximos anos: sustentabilidade, educação ambiental e desenvolvimento urbano. Tendo em vista estes pontos, acontecerá nesta quarta-feira [dia 4] o 'I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Vamos Cuidar de Arapiraca'. É compromisso da prefeita Célia Rocha investir nisso, já que estamos diagnosticando a execução de um plano de esgotamento sanitário para Arapiraca”, diz o secretário Ivens Barbosa. O evento está marcado para as 19h, também no auditório da Uneal.

Houve ainda, no encontro desta terça, palestras sobre o pacto de adesão para municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com a professora Lenice Moraes. Ela apresentou alguns tópicos para mudar o mundo, com melhorias na saúde materna, combate à Aids, sustentabilidade, progresso na educação básica e paridade dos gêneros.

Após a palestra, por sua vez, teve o lançamento da cartilha “Educando Para A Sustentabilidade”. “O material abrange o que queremos para a nossa Arapiraca, a cidade do futuro. Nós, da Agenda 21 e da Prefeitura, temos como princípios promover a sustentabilidade e desenvolvimento com responsabilidade compartilhada”, ressalta o coordenador José Matias Irmão.

Ocorreu, ao final, o painel “Arapiraca Sustentável” fazendo uma mostra de projetos socioambientais de Arapiraca. Do lado de fora do auditório, estavam expostos produtos de projetos ambientais das escolas de Ensino Fundamental Laury Capristano, da Vila São José, e de Tempo Integral Benjamim Felizberto da Silva, nesta último, engajados no projeto Saúde Que Vem da Terra, onde os alunos plantam e fazem todo procedimento de confecção de pomadas, sabonetes, velas, repelentes e até balas de gengibre.
Haverá também dentro da programação da Semana do Meio Ambiente várias ações de arborização, caminhadas, curso de cuidados com fogueiras neste São João e o I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, na Uneal. A Semana de Meio Ambiente conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e de Saúde e da empresa Limpel.


Programação do restante da Semana do Meio Ambiente:

04/06 - Arborização e caminhada no conjunto habitacional Brisa do Lago, a partir das 7h30, e I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, no auditório da Uneal, às 19h;

05/06 - Continuidade do I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, no auditório da Uneal, a partir das 8h; e

06/06 - Evento sobre cuidados com fogos e fogueiras, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), no Largo Dom Fernando Gomes, às 8h, e arborização em volta do Ginásio Municipal João Paulo II, no Bosque das Arapiracas, a partir das 17h.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Nenhum comentário: