quarta-feira, 4 de junho de 2014

Agapi promove capacitação em desenvolvimento Infantil


A prefeitura de Arapiraca, por meio da secretaria municipal de Planejamento, fez a apresentação das ações já realizadas pelo Programa Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância, e apresentou o cronograma das atividades que serão realizadas nas próximas etapas.

Durante a reunião, a secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, explicou que há três meses o Agapi, vem desenvolvendo a primeira etapa do projeto, que é a formação de técnicos para a implantação do programa. “ Apresentamos toda a estrutura do Ágapi às equipes das Unidades Básicas de Sáude, professores, diretores e coordenadores de creches e os profissionais dos CRAS” informou a secretária.

Cícera Pinheiro disse que essa primeira etapa da capacitação, foi executada para cerca de quatrocentos técnicos,  que vão atuar nas dez comunidades que apresentam risco de vulnerabilidade social. Essas famílias foram escolhidas para a implantação e execução do programa. “Estamos trabalhando sem pressa, com muito cuidado e responsabilidade. O Agapi é um programa que vai trazer resultados futuros na formação neurológica e comportamental das crianças",  afirmou Pinheiro.


A prefeita Célia Rocha (PTB), que idealizou o programa quando ainda exercia o cargo de deputada federal e participava da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, disse que a execução dessa programa é uma das prioridades da sua gestão. “O Agapi é um programa gigantesco, que abrange os cuidados não somente com as gestantes e os bebês , mas com todos aqueles que fazem parte do núcleo familiar” afirmou a prefeita.

Gineide Castro, coordenadora do programa Agapi, informou que além da apresentação do programa, o primeiro ciclo de formação abordou temas como a rede Humaniza Sus e a Clínica Ampliada. Nessa segunda fase que iniciou no último dia 21/05, o tema abordado será puericultura ampliada.  O  processo de formação e implantação do Agapi vai abordar oito temáticas.


A equipe intersetorial do Agapi, também realizou diversas reuniões para discutir outras ações que podem ser inseridas no cronograma como a participação da rede Amamenta Alimenta, Programa de Saúde Bucal, Mães Leitoras, Grupos de Famílias Gestantes, entre outros.

A reunião para a apresentação das ações do Agapi, teve a participação da secretária e subsecretária municipais de Políticas para a Mulher, Hyseth Santos e Betty Jane, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, representantes das outras secretarias ligadas ao programa, como Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, representante do Selo Unicef, Polliana Vasconcelos, além dos presidentes dos Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tiago Pereira e Rosana Queiroz, respectivamente.

Nenhum comentário: