quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal conhece ações do Agapi


Os projetos de atendimento e apoio a gestantes e crianças, desenvolvidos pelo Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), estão sendo acompanhados, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (3), pela gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Ely Harasawa.

Acompanhada da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, que representou a prefeita Célia Rocha (PTB), a diretora da fundação paulista conheceu de perto as ações que estão sendo realizadas em escolas, creches, bibliotecas, unidades de saúde e espaços de esporte e lazer em Arapiraca.

Com a experiência de 50 anos dedicados às questões voltadas para a primeira infância no Estado de São Paulo, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é uma referência para todo o Brasil.

Ely Harasawa chegou nesta quarta-feira (2), na cidade, onde na tarde de ontem manteve um encontro com a prefeita Célia Rocha, secretárias e secretários municipais, bem como gestores e técnicos do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).



No segundo dia de visita, Ely Harasawa concedeu entrevistas nas emissoras de rádio, visitou equipamentos públicos, como o Espaço Nascer, que está humanizando e qualificando cada vez mais o atendimento às gestantes e crianças até seis anos de idade, bem como visita a unidades de saúde, creches, Escola Municipal de Circo, as bibliotecas digitais Arapiraquinhas.

A gerente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal elogiou muito os espaços físicos das unidades, o compromisso dos gestores e servidores municipaisa e o material utilizado no trabalho com as gestantes, mães e crianças.

Pioneirismo

Implantado no início da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com a coordenação das professoras Cícera Pinheiro, Gineide Castro e o apoio das secretarias de Planejamento, Governo, Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e de Políticas para a Mulher, bem como Conselho Tutelar e da Criança, o Agapi mostra que é possível integrar todas as áreas de atendimento às crianças e, também, a gestantes e mães em fase de amamentação e no período de desenvolvimento de meninas e meninos.

Ainda como parte das ações do Agapi, os gestores receberam capacitação e também foram selecionados, por meio de estudos técnicos, dez bairros e comunidades que apresentam maior índice de vulnerabilidade social, para realização de oficinas e trabalhos de apoio às famílias.

Ainda nesta quinta-feira, está prevista uma visita da comitiva à comunidade quilombola de Pau d’Arco, na zona rural do município.

Nenhum comentário: