quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Programa ensina mães fabricar material educativo para filhos



A dona-de-casa Maria dos Anjos Silva, 38 anos, tem um filho que requer cuidados especiais e resolveu participar, nesta quarta-feira (18), das oficinas que ensinam a confecção de jogos e brinquedos educativos no Centro de Orientação de Educação Especializado (COEE).






Localizado no bairro Baixão, o espaço é mantido pela Prefeitura de Arapiraca e trabalha com a orientação especializada a professores, familiares e alunos com algum tipo de dificuldade no aprendizado em sala de aula.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, foi adotado um modelo especial do Programa Mães Leitoras, iniciado na gestão do prefeito Luciano Barbosa e que agora ganha apoio total da administração da prefeita Célia Rocha (PTB).

Se antes, as mães aprendiam a confeccionar livros em tecido para estimular a leitura dos filhos, dessa vez as mães arapiraquenses estão aprendendo o ofício de criar os próprios jogos e material educativo para seus filhos.

O trabalho conta com o apoio da direção do COEE, que tem à frente a professora Gil Araújo, e de psicólogas, psicopedagogas, fonoaudiólogas e assistentes sociais.
 
As oficinas estão sendo ministradas pelas arte-educadoras Maria Cristina (Tininha) e Fabiana Salsa.

O programa com as oficinas prossegue este semana e a ideia é levar para outros centros especializados e espaços públicos mantidos pela prefeitura.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Relação dos Aprovados na Prova Escrita do Conselho Tutelar

RELAÇÃO DOS APROVADOS NA PROVA ESCRITA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PRÉ-CANDIDATOS A CONSELHEIRO TUTELAR DE ARAPIRACA - 2013.  

NOME
1- Adriano Leão
2- Alberto de Oliveira Nascimento
3- Elizama Machado de Lira Oliveira
4 - Fabiana Maria da Costa
5 - Gilvanete Lucio de Oliveira
6 - Iara Cordeiro dos Santos  
7 – Joelma Araujo da Silva
8 - Kleverton Tenorio da Silva
9 - Lázaro da Silva Lopes
10 – Luana Priscila Marques da Silva
11 - Margarete Barbosa de Oliveira Silva
12 - Maria Gloridaiane de Oliveira Teles
13 - Marivaldo Vitorio Mota
14 - Patricia Daniela Ribeiro
15 - Rafael Cardoso de Oliveira
16 – Sheillany Morgana Deodato da Silva
17 - Thiago de Melo Lima Pereira
18 - Thiago Pereira do Nascimento
19 - Valdenia Nunes da Silva Sales
20 - Zilma Alves Correa
21 - Zeilton Oliveira da Silva

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Curso preparatório para pré-candidatos a Conselheiro Tutelar




O curso preparatório está ocorrendo desde Quarta-Feira (11/09) no Centro de Formação dos Professores de Arapiraca, das 8:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h e se encerrará no dia 13/09.

A presença de todos os candidatos é obrigatória.

Conteúdos:

Contextualização Histórica da Política da Criança e do Adolescente;
Sistema de Garantia dos Direitos;
Introdução ao ECA – Conceitos, Princípios e Direitos;
Atribuições do Conselho Tutelar;
Atribuições do CMDCA;
Medidas de Proteção;
Ato Infracional;
Crimes e contravenções contra os direitos da criança e do adolescente;
Sistema de informação para crianças e adolescente;
SIPIA;
Representações, requisições, relatórios, Estudo de casos, fichas de encaminhamento;
Redes de atenção à criança;
Programas protetivos;
Entidades de atendimento - retaguarda;
Avaliação de conhecimentos.

Edital 3/2013 - Avaliação de Recurso CT

EDITAL Nº 03/2013

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deArapiraca (AL) – CMDCAno uso de suas atribuições legais e de acordo com os artigos. 132e 139 da Lei Federal  8.069/90 (ECAe da Lei Municipal  2.741/11, torna público o Edital que apresenta o resultado da análise dos recursos apresentados pelos pré-candidatos a Conselheiro Tutelar de Arapiraca que tiveram suas pré-candidaturas indeferidas na primeira avaliação de que tratou o Edital Nº 02/2013. Segue abaixo a deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de acordo com o Parecer da Comissão do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar desta municipalidade.


NOME
SITUAÇÃO
1- Adriano Leão
DEFERIDO
2 - Jimmy Gonçalves da Silva
DEFERIDO
3 - Kleverton Tenorio da Silva
DEFERIDO
4 - Patricia Daniela Ribeiro
DEFERIDO
5 - Rafael Cardoso de Oliveira
DEFERIDO




 Arapiraca (AL), 09 de setembro de 2013.


Rosana Cleide Queiroz Ferreira

Presidente - CMDCA

Município faz Oficina de Humanização na Saúde com servidores

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Arapiraca realizou uma Oficina de Humanização para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), bairro de Santa Edwiges.

O encontro ocorreu no auditório do local, onde houve um primeiro momento de explanação do projeto de “Qualidade de Vida no Trabalho”, trabalho elaborado durante janeiro de 2011 ao mesmo mês deste ano.

Participaram da mesa de abertura o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa; a secretária de Governo Municipal, Cícera Pinheiro; o secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos (SEMARH), Luiz Geraldo Rodrigues; a coordenadora de Humanização da SMS, Maísa Carvalho; e a psicóloga Clélia Lúcia Lúcio de Lima.

Segundo Ubiratan Pedrosa, a prefeita Célia Rocha (PTB) sempre primou pelo servidor público e seu bem-estar.

Para tanto, a psicóloga Clélia Lima ficou responsável pelo “Qualidade de Vida no Trabalho” feito no CRIA, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


O projeto já foi levado a eventos nacionais, como o Congresso de Análise Transacional e o Congresso de Qualidade de Vida em Porto Alegre, sendo elogiado e exaltado em todos.

“Trabalhamos, oferecendo aos servidores de Saúde da Prefeitura de Arapiraca, ferramentas que possibilitem integração de seus membros, visando um crescimento pessoal e espírito de equipe com qualidade de trabalho”, diz a psicóloga.

Para ela, é o despertar do equilíbrio emocional em cada funcionário que lhes proporcionará o bem-estar, a satisfação pessoal e profissional, a promover então um maior autoconhecimento para a integração efetiva aos objetivos da instituição.

Nos dois anos do projeto, Clélia Lima revelou que 1.038 servidores  de Saúde já participaram de encontros de humanização, sempre com um resultado bastante positivo em melhor atendimento ao público e nos inter-relacionamentos, conforme levantamentos.

Na etapa final do encontro no auditório, houve ainda uma prática de humanização com os secretários, diretores de unidades e servidores. De acordo com a coordenadora Maísa Carvalho, o projeto psicológico irá percorrer as unidades e centros de Saúde nos próximos três anos.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Seminário Prefeito Amigo da Criança

 

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Seminário Regional “Prioridade Absoluta: Um Município para Crianças e Adolescentes” chegou ao Nordeste. A capacitação, promovida em Recife, teve como objetivos a capacitação dos prefeitos já comprometidos com o Programa Prefeito Amigo da Criança e o estímulo aos gestores que ainda não haviam assinado o termo de adesão do Programa.

Estiveram presentes na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), sede do encontro, mais de 250 pessoas, sendo Arapiraca representada por Maria Adjinã (Articuladora Municipal da Fundação Abrinq e Selo UNINCEF), Gineide Castro (Coordenadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância - AGAPI) e Sandra Márcia (Sub-Secretrária de Saúde).

No primeiro dia, o ex-prefeito de Picuí (PB) e presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), Rubens Germano Costa, conversou com os participantes sobre a relevância do planejamento de políticas públicas voltadas a infância e adolescência. Segundo Germano “Quem pensa na criança, pensa no futuro de seus munícipes”, declarou.

Durante o encontro, prefeitos foram convidados a assumir o compromisso de garantir e defender os direitos das crianças e dos adolescentes de suas cidades, por meio da adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança.

Já no dia 22, foram realizadas duas palestras, com o objetivo de apoiar tecnicamente o desenvolvimento do Programa nos municípios: “Plano Municipal para a Infância e Adolescência” foi apresentada por Maria Luiza Faraone Silveira e “Orçamento Criança e Adolescente”, ministrada por Wieland Silberschneider.

Em Recife, o Seminário foi promovido em parceria com a Associação Alagoana de Municípios (AMA), Associação dos Municípios do Maciço do Burité (AMAB), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE), Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Piauiense de Municípios (APPM) e com apoio da Prefeitura de Recife e Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).