quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Município faz Oficina de Humanização na Saúde com servidores

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Arapiraca realizou uma Oficina de Humanização para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), bairro de Santa Edwiges.

O encontro ocorreu no auditório do local, onde houve um primeiro momento de explanação do projeto de “Qualidade de Vida no Trabalho”, trabalho elaborado durante janeiro de 2011 ao mesmo mês deste ano.

Participaram da mesa de abertura o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa; a secretária de Governo Municipal, Cícera Pinheiro; o secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos (SEMARH), Luiz Geraldo Rodrigues; a coordenadora de Humanização da SMS, Maísa Carvalho; e a psicóloga Clélia Lúcia Lúcio de Lima.

Segundo Ubiratan Pedrosa, a prefeita Célia Rocha (PTB) sempre primou pelo servidor público e seu bem-estar.

Para tanto, a psicóloga Clélia Lima ficou responsável pelo “Qualidade de Vida no Trabalho” feito no CRIA, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


O projeto já foi levado a eventos nacionais, como o Congresso de Análise Transacional e o Congresso de Qualidade de Vida em Porto Alegre, sendo elogiado e exaltado em todos.

“Trabalhamos, oferecendo aos servidores de Saúde da Prefeitura de Arapiraca, ferramentas que possibilitem integração de seus membros, visando um crescimento pessoal e espírito de equipe com qualidade de trabalho”, diz a psicóloga.

Para ela, é o despertar do equilíbrio emocional em cada funcionário que lhes proporcionará o bem-estar, a satisfação pessoal e profissional, a promover então um maior autoconhecimento para a integração efetiva aos objetivos da instituição.

Nos dois anos do projeto, Clélia Lima revelou que 1.038 servidores  de Saúde já participaram de encontros de humanização, sempre com um resultado bastante positivo em melhor atendimento ao público e nos inter-relacionamentos, conforme levantamentos.

Na etapa final do encontro no auditório, houve ainda uma prática de humanização com os secretários, diretores de unidades e servidores. De acordo com a coordenadora Maísa Carvalho, o projeto psicológico irá percorrer as unidades e centros de Saúde nos próximos três anos.


Nenhum comentário: