terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto sustentável de Arapiraca é destaque em reportagem


Uma instituição de ensino de Arapiraca ganhou notoriedade em âmbito nacional por suas práticas exemplares, durante reportagem exibida no programa Globo Rural, na Rede Globo, na edição deste domingo (8).

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o projeto “Farmácia Viva” está transformando o dia a dia de alunos da Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felizberto da Silva, na comunidade da Gruta d’Água, zona rural da cidade.

Na matéria, foi evidenciado o fator sustentável do projeto. No início deste mês de setembro, a instituição municipal recebeu uma certificação nacional da Fundação Banco do Brasil pelo feito que vem sendo mantido desde o ano de 2007, quando o ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB) deu início ao “Saúde que vem da terra”, investida que deu origem ao hoje “Famárcia Viva”.

A ação educativa, desenvolvida junto a alunos da educação infantil ao 5º ano e crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visa o cultivo de plantas medicinais para a produção de remédios caseiros.



De acordo com a diretora do grupo escolar, Ednalva Pinheiro, a escola que atualmente conta com 185 alunos de toda a comunidade, destacou-se em outras oportunidades como modelo pela revista Nova Escola, Gestão Escolar, prêmio Finep e prêmio Banco do Brasil, pelos quesitos excelência, incentivo a conservação e preservação ambiental e plantação de hortaliça sem uso de agrotóxico – direcionando o alimento diretamente para a merenda.

Crescimento consciente

A prefeita Célia Rocha tem como uma de suas principais pautas o crescimento de uma Arapiraca sustentável. Para tanto, haverá o lançamento de uma cartilha de sustentabilidade durante o 3º Encontro de Avaliação da Agenda 21.
O evento acontecerá no dia 3 de outubro deste ano e terá ainda o encaminhamento do programa “Cidade Sustentável”, um trabalho que está sendo elaborado pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) e de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan).

Nenhum comentário: