quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lançamento do Livro: A Redução da Mortalidade Infantil em Alagoas

 
No próximo dia 20, às 10 horas, no Palácio República dos Palmares,será realizado o lançamento do livro Avanços e Desafios – A Redução da Mortalidade Infantil em Alagoas, de Inácio França.

Com uma série de exemplos e dados, o livro mostra a importante redução da mortalidade infantil em Alagoas.

No ano 2000, Alagoas tinha a mais alta taxa de mortalidade infantil entre todos os estados do Brasil: 58,4 óbitos para cada grupo de mil crianças nascidas vivas. Esse número era mais que o dobro da média nacional, de 27,4, segundo os Indicadores de Dados Básicos para a Saúde (IDB), publicados pelo Ministério da Saúde e pela Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).

Durante a última década a melhoria obtida por Alagoas na taxa de mortalidade infantil foi muito significativa. De acordo com o IDB, o índice chegou a 41,1 óbitos para cada mil nascidos vivos em 2007 e caiu para 21,5 no ano seguinte – o que significa uma queda de 48,3%. Em números absolutos, 1.238 mortes de crianças foram evitadas em um ano. Em 2009, a taxa diminuiu um pouco mais: 20,05 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Na publicação, são relatados os desafios para o futuro e as ações por trás dos progressos nessa área. O livro traz ainda levantamentos mais recentes sobre a temática e um panorama da situação atual feito por especialistas da área.

Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/diario-oficial/do-234-12122012 

Nenhum comentário: