quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Doméstica diz que programa de leitura mudou sua vida


Iniciado em março do ano passado, com a qualificação de donas-de-casa e mães de alunos de escolas da rede municipal de ensino, o programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças está mudando a vida de dezenas de mulheres em Arapiraca.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa é pioneira em todo o Nordeste e tem equipe formada pelas arte-educadoras Fabiana Salsa, Maria de Fátima Silva e Maria Cristina (Tininha), que também ensina as mães o ofício da contação de estórias.

“Esse programa mudou a minha vida”, relata a dona-de-casa Josefa Pereira dos Reis, 40, e mãe de dois filhos, sendo uma garota de 14 anos e um menino de dez anos, que é portador de necessidades especiais.
“Com esse programa, estou aprendendo uma profissão e meu filho melhorou muito no relacionamento em casa e com as outras pessoas. Estou muito feliz. Pretendo seguir adiante e produzir meu livros e tentar ganhar dinheiro e ajudar no sustento de minha família”, afirma emocionada a dona-de-casa, que tem uma renda mensal de apenas R$ 300,00.

O Programa Mães Leitoras ensina as mulheres e donas-de-casa a produzir livros de pano para serem entregues aos filhos e às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa já implantou bebetecas nas Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairros) e creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.

A ideia do grupo é expor para a sociedade de Arapiraca os trabalhos das mães leitoras, no fim deste mês de dezembro, no hall principal do Centro Administrativo Municipal.

Nenhum comentário: