quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Projeto estimula resgate das brincadeiras de criança




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Promoção da Saúde, está executando o projeto “Resgatando Brincadeiras de Criança com Ênfase na Cultura de Paz”.

Profissionais estão pintando aviões (amarelinhas) e trilha do trânsito (educativa) nas escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca.

As pinturas são mais um recurso para resgatar as brincadeiras infantis, que foram esquecidas, e, dessa forma, melhorar a relação interpessoal, prevenindo a violência, estimulando a prática de atividades físicas e combatendo o sedentarismo”, explicou a assistente social Fátima Ramalho.

As escolas Benjamim Felisberto (Gruta d'Água), Caic (creche e escola), José Pereira Lúcio (Bananeiras), João Lúcio da Silva (Vila Aparecida), José Pereira Sobrinho (Baixa do Capim), Dom Constantino Lüers (Mangabeiras), Marieta Rodrigues Peixoto (Baixa da Onça) Professor Lúcio Alberto de Melo (Pau d'Arco), Lourenço de Almeida (Bálsamo), Jaime de Altavila (Baixão), Manoel Humberto (Batingas), Guimarães Passos (Povoado Fernandes), Cônego Epitácio Rodrigues (Vila São Francisco), Anna Bernardes Silveira (Serra dos Ferreiras) já tiveram suas pinturas concluídas.

O psicopedagogo Damião Lima enfatiza que, o brincar na vida da criança, ajuda no desenvolvimento social, psíquico e físico, estimulando o aluno na aprendizagem.
“Através da brincadeira, o aluno forma conceitos, relaciona ideias e estabelece relações lógicas, desenvolvendo também a expressão oral e corporal, reforçando habilidades sociais e reduzindo a agressividade, bem como a construção de seu próprio conhecimento”, salientou.

O grupo IEC, sob a coordenação do psicopedagogo Damião Lima e Ricardo Leão, assistente social, idealizador da trilha do trânsito, são responsáveis pelas atividades.


Nenhum comentário: