terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GRUPO DE TÉCNICOS DA PREFEITURA DE ARAPIRACA VISITAM A ONG MOVIMENTO PRÓ-DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Nesta última sexta-feira (14/01/2011) um grupo de técnicos municipais de atuação em diversas Secretarias, Jane Meire dos Santos Souza (Sec. de Educação), Polliana Pedrosa Machado (Sec. de Meio Ambiente e Saneamento), Maria Adjinã M. Silva (Sec. de Planejamento), Simone Raquel L. Romão (Sec. de Planejamento/Agenda 21 Arapiraca) e José Elvio da Rocha (Sec. de Planejamento) formaram uma comitiva técnica para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela ONG - Organização Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário, em Palmeira dos Índios, e os projetos desenvolvido, com enfase no Projeto Fazer Valer os Direitos das Crianças e Adolescentes, que representou Alagoas na publicação EDUCAÇÃO COM QUALIDADE – Experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, lançado em 2010.


A Coordenadora do Projeto em Alagoas, Jeane Vieira da Silva, relatou que o Projeto Piloto contemplou 9 escolas e 1000 crianças, de 6 municípios da região do Semiárido alagoano - Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo e Taquarana, estes foram selecionados através de critérios, um deles foi o baixo índice no IDEB, o município de Arapiraca que faz parte da rede não foi contemplado devido o índice do IDEB ter sido alcançado.

Uma das prioridades do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é o direito de aprender de crianças e adolescentes, garantido em legislação nacional, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, e em documentos internacionais, como a Declaração Mundial de Educação para todos e o Marco de Ação de Dakar.” (SOLER, Educação de Qualidade, p. 5)

O Banco de Dados do Sistema monitoramento e avaliação disponibilizado pelo UNICEF é uma ferramenta que permite contribuir para sensibilizar e trazer melhorias para educação do município, onde é realizado um cadastrado iniciando com a infra-estrutura, toda equipe técnica da escola e o fluxo do aluno. Conforme explica Mônica Cristina B. De Barros, técnica responsável para alimentação do sistema.

O sistema é simples e prático, porém o desafio é fazer com que todos que atuam na educação contribuam de maneira efetiva. Pois embora se fale da importância de avaliação, ainda se vê o sentido da avaliação como algo punitivo, e não como ferramenta de gestão, ressalta a coordenadora do Projeto. Segundo Salete Barbosa de Oliveira, membro do Movimento, há entraves no processo, mas está sendo gratificante o resultado adquirido.


Na visão dos técnicos após conhecer o trabalho realizado pela ONG, observou-se uma grande oportunidade de compartilhar experiencias e ao mesmo tempo valorizar a integração da escola e organizações da sociedade civil na garantia do direito à educação de qualidade.

QUANDO SE HÁ UM COMPROMISSO COM A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO COM QUALIDADE É ALCANÇADA

Nenhum comentário: