quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente começa com palestras e cartilha lançada


A pauta da vez em qualquer cidade do Brasil é a sustentabilidade. E, em Arapiraca, ela é tratada como um dos pilares que levarão a cidade ao efetivo desenvolvimento econômico, social e cultural.

Foi isto o que foi levantado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu no auditório Dona Bezinha, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca, bairro Alto do Cruzeiro.

Na solenidade, participaram da mesa de abertura os secretários Municipais de Governo, José Lopes; de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Barbosa; e de Economia e Finanças, Edina Pereira; o coordenador da Agenda 21 de Arapiraca, José Matias Irmão; o coordenador do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca, professor Rafael Rust Neves; a professora da Uneal, Maria Helena; a palestrante professora Josineide Gomes; e a palestrante Lenice Moraes, diretora do Instituto Lagoa Viva.

“Há três pilares que devemos atentar para os próximos anos: sustentabilidade, educação ambiental e desenvolvimento urbano. Tendo em vista estes pontos, acontecerá nesta quarta-feira [dia 4] o 'I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Vamos Cuidar de Arapiraca'. É compromisso da prefeita Célia Rocha investir nisso, já que estamos diagnosticando a execução de um plano de esgotamento sanitário para Arapiraca”, diz o secretário Ivens Barbosa. O evento está marcado para as 19h, também no auditório da Uneal.

Houve ainda, no encontro desta terça, palestras sobre o pacto de adesão para municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com a professora Lenice Moraes. Ela apresentou alguns tópicos para mudar o mundo, com melhorias na saúde materna, combate à Aids, sustentabilidade, progresso na educação básica e paridade dos gêneros.

Após a palestra, por sua vez, teve o lançamento da cartilha “Educando Para A Sustentabilidade”. “O material abrange o que queremos para a nossa Arapiraca, a cidade do futuro. Nós, da Agenda 21 e da Prefeitura, temos como princípios promover a sustentabilidade e desenvolvimento com responsabilidade compartilhada”, ressalta o coordenador José Matias Irmão.

Ocorreu, ao final, o painel “Arapiraca Sustentável” fazendo uma mostra de projetos socioambientais de Arapiraca. Do lado de fora do auditório, estavam expostos produtos de projetos ambientais das escolas de Ensino Fundamental Laury Capristano, da Vila São José, e de Tempo Integral Benjamim Felizberto da Silva, nesta último, engajados no projeto Saúde Que Vem da Terra, onde os alunos plantam e fazem todo procedimento de confecção de pomadas, sabonetes, velas, repelentes e até balas de gengibre.
Haverá também dentro da programação da Semana do Meio Ambiente várias ações de arborização, caminhadas, curso de cuidados com fogueiras neste São João e o I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, na Uneal. A Semana de Meio Ambiente conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e de Saúde e da empresa Limpel.


Programação do restante da Semana do Meio Ambiente:

04/06 - Arborização e caminhada no conjunto habitacional Brisa do Lago, a partir das 7h30, e I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, no auditório da Uneal, às 19h;

05/06 - Continuidade do I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Vamos Cuidar de Arapiraca, no auditório da Uneal, a partir das 8h; e

06/06 - Evento sobre cuidados com fogos e fogueiras, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), no Largo Dom Fernando Gomes, às 8h, e arborização em volta do Ginásio Municipal João Paulo II, no Bosque das Arapiracas, a partir das 17h.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Agapi promove capacitação em desenvolvimento Infantil


A prefeitura de Arapiraca, por meio da secretaria municipal de Planejamento, fez a apresentação das ações já realizadas pelo Programa Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância, e apresentou o cronograma das atividades que serão realizadas nas próximas etapas.

Durante a reunião, a secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, explicou que há três meses o Agapi, vem desenvolvendo a primeira etapa do projeto, que é a formação de técnicos para a implantação do programa. “ Apresentamos toda a estrutura do Ágapi às equipes das Unidades Básicas de Sáude, professores, diretores e coordenadores de creches e os profissionais dos CRAS” informou a secretária.

Cícera Pinheiro disse que essa primeira etapa da capacitação, foi executada para cerca de quatrocentos técnicos,  que vão atuar nas dez comunidades que apresentam risco de vulnerabilidade social. Essas famílias foram escolhidas para a implantação e execução do programa. “Estamos trabalhando sem pressa, com muito cuidado e responsabilidade. O Agapi é um programa que vai trazer resultados futuros na formação neurológica e comportamental das crianças",  afirmou Pinheiro.


A prefeita Célia Rocha (PTB), que idealizou o programa quando ainda exercia o cargo de deputada federal e participava da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, disse que a execução dessa programa é uma das prioridades da sua gestão. “O Agapi é um programa gigantesco, que abrange os cuidados não somente com as gestantes e os bebês , mas com todos aqueles que fazem parte do núcleo familiar” afirmou a prefeita.

Gineide Castro, coordenadora do programa Agapi, informou que além da apresentação do programa, o primeiro ciclo de formação abordou temas como a rede Humaniza Sus e a Clínica Ampliada. Nessa segunda fase que iniciou no último dia 21/05, o tema abordado será puericultura ampliada.  O  processo de formação e implantação do Agapi vai abordar oito temáticas.


A equipe intersetorial do Agapi, também realizou diversas reuniões para discutir outras ações que podem ser inseridas no cronograma como a participação da rede Amamenta Alimenta, Programa de Saúde Bucal, Mães Leitoras, Grupos de Famílias Gestantes, entre outros.

A reunião para a apresentação das ações do Agapi, teve a participação da secretária e subsecretária municipais de Políticas para a Mulher, Hyseth Santos e Betty Jane, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, representantes das outras secretarias ligadas ao programa, como Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, representante do Selo Unicef, Polliana Vasconcelos, além dos presidentes dos Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tiago Pereira e Rosana Queiroz, respectivamente.