quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oficina de Sensibilização Obstétrica Neonatal

Durante esta terça-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca sediou a edição Estadual da Oficina de Boas Práticas Obstétricas e Neonatal, com o tema voltado a “Essência do cuidado na atenção obstétrica e neonatal”, objetivando o debate de alternativas e qualificação.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), e contou com a presença de médicos e enfermeiros dos municípios da 2ª Macrorregião de Alagoas.

 

Foram debatidos os seguintes temas: Ambiência como espaço social e de cuidado em saúde para proteção e promoção do nascimento saudável; Acolhendo o acolhedor como instrumento inicial do processo de mudanças; Acolhimento com classificação de riscos dispositivos e o fluxo das redes assistenciais, garantindo a equidade; Boas práticas, humanizando a assistência; Presença do acompanhante como condutor de bem-estar físico e emocional, e a Responsabilização profissional.

O objetivo principal da oficina foi o de sensibilizar os participantes na busca de um olhar focado a assistência, enfatizando suas mudanças de atitude.

A coordenadora Estadual do Rede Cegonha, Syrlene Medeiros Patriota, informou que a oficina promove debates entre profissionais, fazendo reavaliações com propostas de melhorias na qualidade assistencial qualificada e humanizada para as mamães e bebês.

Foram utilizadas problemáticas reflexivas nas novas formas de interagir, pensar e agir, adotando o seguinte esquema: ação/reflexão/ação.

Os participantes foram divididos em grupos de atuação, os quais foram designados a estudos de casos fictícios, averiguando as causas, e quais as medidas que cada município tomaria para resolver a situação.

Nenhum comentário: