quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Centro de Orientação Educacional Especializado - COEE



Oferecer orientação profissional especializada aos alunos com dificuldades no aprendizado e, também, formação continuada para os educadores e apoio psicológico aos familiares.

Com esse trabalho pioneiro em Alagoas, o Centro de Orientação Educacional Especializado (COEE) de Arapiraca já atendeu, de janeiro até agosto deste ano, 54.250 mães e seus filhos menores de idades que estudam em estabelecimentos da rede municipal de ensino.

Iniciado no ano de 2000, ainda na primeira gestão da prefeita Célia Rocha, os serviços de orientação psicossocial e educacional tiveram início na Escola Hugo Lima, com a professora Girl Araújo e um grupo de educadores.

Com o passar dos anos, as atividades receberam apoio e, na gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Lei Municipal nº 2543/2007, foi oficializada a criação do Centro de Orientação Educacional Especializado (COEE).




Mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, o espaço funciona em prédio localizado no bairro Baixão.

Para cuidar das crianças com dificuldades no aprendizado e seus familiares, o COEE conta com uma equipe formada por oito especialistas, sendo duas psicopedagogas, duas psicólogas, duas assistentes sociais e duas fonoaudiólogas, além de pessoal de apoio.

De acordo com a diretora do Centro de Orientação Educacional Especializado, Girl Araújo - que é pedagoga com especialização em Educação Especial pela UFCE e Docência Superior pelo Iesc- o espaço possui salas para atendimento familiar e 15 salas com recursos multifuncionais para avaliação psicopedagógica, estimulação essencial, reabilitação, atendimento educacional, preparação e inserção no mercado de trabalho e apoio especializado a alunos integrados no sistema regular de ensino.

   

Girl Araújo destaca o apoio da prefeitura ao COEE no atendimento a 58 escolas, 24 centros de educação infantil, além de ser referência para 34 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

A diretora revela que os profissionais especializados fazem 350 atendimentos por dia, com o apoio das outras duas coordenadoras Cida Aquino e Carla Régia.
O público-alvo são jovens entre 4 e 16 anos de idade. Os professores da rede pública municipal também recebem apoio da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, para o atendimento e formação continuada na área da Educação Especial.

Como extensão das atividades, a direção do COEE vai realizar formação continuada, na próxima sexta-feira (23), nas escolas de tempo integral Professor Benildo Medeiros, no bairro Primavera, e Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança.


Nenhum comentário: