quarta-feira, 24 de outubro de 2012

I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança




Entre os dias 21 de outubro a 26 de outubro acontece a I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança. A iniciativa é uma realização da prefeitura Municipal de Arcoverde e do Governo de Pernambuco (Secretarias de Saúde e da Criança e da Juventude).

A população em geral (adultos e crianças), os gestores e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social e as instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos poderão participar das atividades, que foram pensadas tendo como eixo central o direito ao cuidado integral a todas e a cada criança, a cada gestante e às suas famílias.

Para tal, uma especial rede de parceiros governamentais e não governamentais foi mobilizada visando desenvolver uma série de ações, que acontecerão simultaneamente, em formatos de conferências, palestras, troca de experiências, mesas redondas, oficinas, atividades lúdicas, assistenciais, educativas, artísticas e culturais.

A Semana do Bebê em Arcoverde inclui uma variedade de ações. As gestantes poderão aprender exercícios físicos na piscina, que contribuem para preparar o corpo para a gravidez, além de participar de um café da manhã com orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável durante a gestação. Haverá palestras sobre aleitamento materno, campanha de conscientização para controle da dengue, aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, entre outras, além de saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, etc.

Entre as ações lúdicas, as crianças poderão levar seus brinquedos – bonecos e bonecas - para “passar por uma consulta médica” no Hospital dos Brinquedos. Ao chegarem ao hospital, a garotada levará seus brinquedos para serem “atendidos” por funcionários voluntários da Sanofi, que irão brincar com as crianças e estimular a importância do cuidar. No final da “consulta”, a criança ganha uma “receita médica” recomendando gotas de carinho e atenção diariamente, que deve ser colocada em prática nos momentos de brincadeira. 


Mais informações
Carolina Rezende: Telefone: 61 3035 1963
Alexandre Amorim: E-mail: aamorim@unicef.org Telefone: 61 3035 1947
Lucas Cardim: E-mail: lucascardim@gmail.com Telefone: 87276689

Nenhum comentário: