sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto educativo-ambiental ganha Prêmio Victor Valla


As narrativas e relatos do projeto “Promovendo Educação e Saúde Através das Plantas Medicinais", desenvolvido por professores e alunos da Escola Municipal Benjamin Felisberto, na comunidade de Gruta d'Água, na zona rural de Arapiraca, foi o vencedor do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, promovido pelo Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

O processo de avaliação dos trabalhos ocorreu entre os dias 27 e 28 de março, no Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (MS), em Brasília.

A comissão julgadora examinou os projetos apresentados nas seguintes categorias: Textos Artísticos; Produção Audiovisual; Narrativas, Relatos e Pesquisas e Sistematizações.

Após a análise dos trabalhos, mais uma vez o município de Arapiraca, com o projeto da Escola Benjamin Felisberto, é avaliado com destaque em nível nacional.

De autoria da diretora Ednalva Pinheiro dos Santos Oliveira, com a participação de alunos e servidores, o projeto “Promovendo Educação e Saúde Através das Plantas Medicinais” obteve a nota 104, conquistando o primeiro lugar em sua categoria.

A segunda colocação ficou com a cidade de Pirenópolis, em Goiás, seguida em terceiro do projeto Chalé da Cultura, da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Aprendizagem e Tradição

Edinalva Pinheiro mobiliza professores, alunos e moradores da comunidade para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.

A iniciativa está revolucionando o aprendizado de centenas de alunos, que também participam da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde, tendo total apoio da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).
O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.
Além disso, a farmácia comunitária proporciona aos jovens a oportunidade de qualificação profissional. Edinalva Pinheiro afirma que o gerenciamento da farmácia e a manipulação dos medicamentos está sendo feita com a supervisão e apoio do sanitarista Saulo Sales.
O empreendimento conta com a produção de cerca de 20 remédios fitoterápicos, incluindo xaropes, pomadas, geléias, balas, tônicos, sabonetes, tinturas produzidos com a manipulação das ervas medicinais.

Nenhum comentário: