quinta-feira, 17 de julho de 2014


Reunião do Comitê Amigo da Criança


Na manhã do dia 16 de Julho reuniram-se no Auditório do Memorial da Mulher o Comitê Amigo da Criança com o intuito de debater sobre os preparativos da realização do I Fórum Comunitário que será realizado no dia 30 do corrido ano.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto Mães Leitoras / AGAPI





A primeira formação do projeto mães leitoras em parceria com o AGAPI foi realizada na comunidade do 1º Centro no dia 08 de Julho do corrente ano, no período da manhã, nas instalações da Igreja Guaribas na referida localidade com as seguintes Facilitadoras:

  1. Fabiana Silva Nascimento Salsa (Arte e Educadora)
  2. Iraci Cavalcante (Assistente Social)
  3. Maria Cristina Lima (Tininha) – Contadora de história
  4. Polliana Vasconcelos (Professora)

Estavam presentes 11 gestantes atendidas pela UBS do 1° Centro. Na oportunidade houve a apresentação do Programa AGAPI, por Iraci Cavalcante e a apresentação do projeto mães leitoras, por  Maria Cristina.



Confecção dos Livros de Pano




Fundação Maria Cecília Souto Vidigal conhece ações do Agapi


Os projetos de atendimento e apoio a gestantes e crianças, desenvolvidos pelo Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), estão sendo acompanhados, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (3), pela gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Ely Harasawa.

Acompanhada da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, que representou a prefeita Célia Rocha (PTB), a diretora da fundação paulista conheceu de perto as ações que estão sendo realizadas em escolas, creches, bibliotecas, unidades de saúde e espaços de esporte e lazer em Arapiraca.

Com a experiência de 50 anos dedicados às questões voltadas para a primeira infância no Estado de São Paulo, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é uma referência para todo o Brasil.

Ely Harasawa chegou nesta quarta-feira (2), na cidade, onde na tarde de ontem manteve um encontro com a prefeita Célia Rocha, secretárias e secretários municipais, bem como gestores e técnicos do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).



No segundo dia de visita, Ely Harasawa concedeu entrevistas nas emissoras de rádio, visitou equipamentos públicos, como o Espaço Nascer, que está humanizando e qualificando cada vez mais o atendimento às gestantes e crianças até seis anos de idade, bem como visita a unidades de saúde, creches, Escola Municipal de Circo, as bibliotecas digitais Arapiraquinhas.

A gerente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal elogiou muito os espaços físicos das unidades, o compromisso dos gestores e servidores municipaisa e o material utilizado no trabalho com as gestantes, mães e crianças.

Pioneirismo

Implantado no início da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com a coordenação das professoras Cícera Pinheiro, Gineide Castro e o apoio das secretarias de Planejamento, Governo, Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e de Políticas para a Mulher, bem como Conselho Tutelar e da Criança, o Agapi mostra que é possível integrar todas as áreas de atendimento às crianças e, também, a gestantes e mães em fase de amamentação e no período de desenvolvimento de meninas e meninos.

Ainda como parte das ações do Agapi, os gestores receberam capacitação e também foram selecionados, por meio de estudos técnicos, dez bairros e comunidades que apresentam maior índice de vulnerabilidade social, para realização de oficinas e trabalhos de apoio às famílias.

Ainda nesta quinta-feira, está prevista uma visita da comitiva à comunidade quilombola de Pau d’Arco, na zona rural do município.