segunda-feira, 4 de agosto de 2014

I Fórum Comunitário do Selo Unicef


“O que se faz agora com as crianças é o que irão fazer depois com a sociedade”. Esta frase do sociólogo húngaro Karl Mannheim foi colocada em pauta durante o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro de Santa Edwiges, no dia 30 de Julho, e tratou da sistemática e busca estratégias para o efetivo desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

Estiveram na mesa de abertura a secretária Municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro; a articuladora municipal do Selo Unicef, Maria Adjinã; o presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Thiago Pereira; a vereadora Aurélia Fernandes; o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Alberto Saturnino; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cícero Galdino; o conselheiro municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Pastor Juraci Pedrosa; a técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Cida Bento; e a representante da Juventude, Suênia da Silva.

“A intenção da prefeita Célia Rocha é garantir todos os direitos para nossos pequenos arapiraquenses. Não à toa a atenção está voltada as ações como o programa Arapiraca Garante a Primeira Infância, o Agapi. Agora, temos o objetivo de criar o Plano Municipal da Primeira Infância, que será o primeiro de Alagoas. E esse fórum vai nos abrir muito às possibilidades”, diz a secretária Cícera Pinheiro.


Foram apresentados diagnósticos pela articuladora Maria Adjinã, o técnico Silvestre Rizzatto e a enfermeira Wilceia Melo, onde foi mostrado o cronograma do fórum, visando promover a proteção integral da criança e adolescente e sua melhoria de vida, a redução das desigualdades sociais, a universalização dos direitos e a contribuição para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais são: redução da pobreza; atingir o ensino básico; igualdade entre sexo e autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Com este primeiro fórum do Selo Unicef, onde são feitos planejamentos e identificadas ofertas de serviços e políticas públicas, a cidade de Arapiraca avança ainda mais para se consolidar como município aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a certificação "Eu e Meu Município Crescendo Juntos".



Foram apresentados dados sobre a taxa de mortalidade infantil sendo reduzida: em 2011, de 3.836 bebês nascidos, houve 65 óbitos, o que representa um percentual de 16,94% segundo o Ministério da Saúde, e em 2013, de 3.776 crianças, ocorreram 53 mortes, uma redução para 14,03%.

Houve ainda dinâmicas e debates entre os presentes do evento. Durante os trabalhos do encontro, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Peti), do bairro Bom Sucesso, mostraram que a arte e a música está tomando espaços no dia a dia dos nossos jovens, que têm acompanhamento nas Escolas de Tempo Integral.



Posteriormente, houve uma grande ciranda, ao som da música "Ciranda da Rosa Vermelha - de Elba Ramalho", havendo a descontração e integração entre os participantes do Fórum. Em seguida, foram formados 6 grupos, dando ênfase as desigualdades de Gênero, Raça e Etnia, Renda, Condição Pessoal, Território e Idade.

Cortejo dos Direitos - Jovens desfilam com cartazes alusivos ao Selo Unicef e a cada um dos fatores de desigualdade no acesso aos Direitos das Crianças e Adolescentes 



Ciranda


 Grupo 1 - Facilitadora Fabrícia Galindo


 
Grupo 2 - Facilitadora Maria Lucia

Grupo 3 - Facilitadoras Wilceia Melo e Lucy de Oliveira

 Grupo 4 - Facilitador Silvestre Rizzatto

Grupo 5 - Facilitador Pastor Juraci Pedrosa

Grupo 6 - Facilitadora Paula Rosimar


Esses grupos foram convidados a analisar se as propostas de trabalho são pertinentes ou recomendam outros caminhos para assegurar oportunidades iguais de acesso aos direitos para todas as crianças e adolescentes do município. Em seguida, deu-se R$ 100,00 em cédulas de brinquedo para que os participantes simulassem investimentos em ações prioritárias, havendo uma boa participação de crianças e adolescentes presentes.



Finalizou-se o Fórum Comunitário sistematizando as ações estratégicas, onde foram esplanadas todas as ações e os participantes puderam investir nas ações dos demais grupos.

Os membros da Comissão Intersetorial irão reunir-se para consolidar o Plano Municipal de Ação Integral de Crianças e Adolescentes.

Comissão Intersetorial


Fotos: Click Due (Fotógrafa Lourdes Rizzatto)
Acréscimos de Polliana Vasconcelos

Nenhum comentário: