quarta-feira, 12 de março de 2014

Arapiraca sedia capacitação do Unicef para 29 municípios do semiárido


O município de Arapiraca sediou, na terça (11), capacitação do Unicef para 29 municípios da região do semiárido alagoano.  O evento realizado no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA),  das 08h às 13h, apresentou para gestores, técnicos municipais, articuladores do Selo Unicef, adolescentes, conselheiros de direitos e convidados o programa de  formação e metodologia do Selo Unicef  Município Aprovado edição 2013-2016.

A consultora do Unicef, Conceição Cardoso, falou sobre os objetivos que norteiam  a certificação dos municípios citando a proteção integral, universalização de direitos, melhoria da vida na infância e adolescência, além da redução das desigualdades sociais.  Conceição também destacou a importância da contribuição que cada município dá para o Brasil alcançar os ODM (Objetivos do Milênio) e apresentou as novidades na edição 2013-2016, reforçando que as alterações realizadas foram feitas visando respeitar as agendas locais de cada município.

Um dos temas abordados com ênfase foi a importância da formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Conceição Cardoso reforçou que se faz necessário colocar para  os adolescentes temas que os conscientize sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos. A consultora do Unicef também elogiou a participação expressiva de adolescentes no evento realizado em Arapiraca.
  

Conceição comunicou aos participantes que este foi o primeiro evento de uma série de dez capacitações que integram o programa de formação do Selo Unicef 2013-2016. “Teremos trinta meses de trabalho da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência  de cada município do semiárido alagoano até março de 2016, quando será realizada a última capacitação para o Fórum Comunitário. Em julho deste mesmo ano haverá a cerimônia de certificação dos municípios. A novidade trazida para esta edição é a realização de uma avaliação da caminhada que acontecerá após a entrega da certificação, assim poderemos ver com os municípios pactuados quais os pontos positivos e negativos que influenciaram na conquista ou não da certificação”, finalizou a consultora do Unicef.

Mais Informações: http://www.arapiraca.al.gov.br/ e http://minutoarapiraca.com.br/


Acolhimento com a Palhaça Biboca

Credenciamento


Formação da Mesa

Auditório Lotado

Maria Adjinã (Articuladora da Selo UNICEF), Conceição Cardoso (Representante do UNICEF) e Cicera Pinheiro (Secretária de Planejamento)



 Grande Participação dos Adolescentes


Mais Informações: http://www.arapiraca.al.gov.br/ e http://minutoarapiraca.com.br/

Texto de Lourdes Rizzatto

Nenhum comentário: