quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mais de 70 dentistas são Capacitados em Curso


 
Cerca de 70 profissionais odontólogos de Arapiraca e da 2ª Macro Região de Alagoas participaram do curso sobre os "Fundamentos Clínicos - Terapêuticos no Atendimento às Gestantes".

O curso foi uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CROAL).

De acordo com Erisvaldo Lopes, coordenador municipal da Saúde Bucal, o principal objetivo do curso  foi desmistificar o atendimento à gestante que é cercado de muitos mitos e dúvidas. "A tradição cultural é que as  gestantes não podem realizar atendimento odontológico, e isso não é verdade", pontuou Lopes.

Os palestrantes Marcílio Peixoto e Fernanda Peixoto,  mostraram através de dados científicos que a gestante pode  realizar o tratamento bucal. "O ideal é que o atendimento ocorra no segundo trimestre da gravidez. Nesta fase, a gestante encontra-se em um período de maior estabilidade gestacional, mas se a gestante está sentindo dor por qualquer ocorrência odontológica, há medicamentos indicados para essa fase da gestação", diz.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Pollyana Almeida, que também participou do curso, disse que  anualmente cerca de 900 gestantes realizam atendimento das  Unidades Básicas de Saúde.

"É muito importante quebrar esse tabu, pois muitas gestantes ficam mais estressadas porque sentem dor de dente e ficam com medo de ir ao consultório do dentista. Vamos planejar uma ação para que essas informações sobre o  tratamento odontológico durante a gestação sejam divulgadas nas UBS", informou Pollyana.

Liliane Alves, apoiadora da Saúde Bucal no município, disse que já estão programados outros dos cursos destinados à categoria nas áreas de Odontopediatria e Dentísticas. Segundo Liliane, os cursos devem acontecer no final de fevereiro e inicio de março.
 

Nenhum comentário: