segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Feira Cultura


A prefeita Célia Rocha (PTB) não tem medido esforços quando a questão está voltada a educação dos jovens arapiraquenses, inclusive quando o assunto envolve questões étnico-raciais.

Sob a orientação da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, os alunos de diversas escolas de Arapiraca realizaram nesta sexta-feira (22), na Praça Luís Pereira Lima, uma feira cultural proveniente de histórias e costumes de cidades e comunidades quilombolas alagoanas.

Com a responsabilidade de despertar o interesse dos transeuntes da região, os alunos chamavam a atenção pelos adornos advindos de cada localidade, brindando ao espectador um leque de conhecimentos submetidos através da cultura.




 

O evento chamou a atenção das pessoas, os mais curiosos fixavam seus olhares para cada detalhe exibido, desde os pequenos esboços do artesanato influenciado pela raiz africana, até a veste utilizada para designar a religiosidade e crença, que neste caso foi representada pelo candomblé, cristianismo e protestantismo.

“Que coisa bonita ver essas crianças ensinando a essas pessoas o valor da vida. Com esse estímulo eles aprenderão a respeitar as pessoas independentemente da sua cor e/ou condição social. Todos aqui estão de parabéns”, afirmou a senhora Maria Rita de Cássia, de 42 anos.

Diversas atividades foram exibidas nesta tarde, a exemplo da degustação de comidas típicas, apresentação de materiais artesanais, crenças e religiosidade, etc.
A secretária Ana Valéria Peixoto informou que esta é uma maneira de ir incluir no currículo escolar disciplinas inerentes a história do povo africano, refletindo a questão étnico social através da miscigenação do povo brasileiro, amparada pela Lei n°10.639/03-MEC.




“Ir mais adentro da nossa história e despertar o interesse aos costumes trazidos pelos nossos antepassados. Com esta finalidade buscamos nos tornar pessoas melhores, e com isso poder despertar nas pessoas um sentimento bom, sem preconceito”, destacou a secretária.

Neste sábado (23), a partir das 16h, será realizada apresentações artísticas, tais como: capoeira, guerreiro, pastoril, dança do coco, reisado, xaxado e o maculelê, além da participação da comunidade quilombola de Taquarana, a qual irá trazer o “puxado de rede”.



Nenhum comentário: