terça-feira, 30 de julho de 2013

IDH de Arapiraca cresce 80,7%




Estudo publicado nesta segunda-feira (29), no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013 mostra que o IDH de Arapiraca cresceu 80,7% nas últimas duas décadas.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Estado de Alagoas continua liderando os piores indicadores, com índice de 0,63.

Já o Distrito Federal é apontado como o melhor na qualidade do desenvolvimento humano, com 0,82 na escala que vai até 1,0.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.

Para a prefeita Célia Rocha (PTB), o estudo mostra que as políticas públicas adotadas no município estão no caminho certo.

“Avançamos na melhoria da qualidade de vida do nosso povo, mas é preciso continuar investindo em novas ações, nas áreas de saúde, educação, assistência às famílias e infraestrutura urbana, para que possamos elevar ainda mais esses indicadores, garantindo uma vida mais digna para os cidadãos e cidadãs de Arapiraca”, completou Célia.


Nenhum comentário: