terça-feira, 7 de maio de 2013

Abertura da Semana 100% Mamãe e Bebê





A secretária de Governo, Cícera Pinheiro, representando a prefeita Célia Rocha (PTB), iniciou na manhã desta segunda-feira (6), o programa de atenção materno-infantil “Semana 100% Mamãe e Bebê”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), no bairro Santa Edwiges.




O programa executado pela Secretaria de Saúde tem a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Políticas para Mulher, do Unicef, além do apoio do Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Saúde, Centros Hospitalares e Representantes do Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade.


Estiveram presentes no lançamento do programa, o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa; a vereadora Aurélia Fernandes (PMDB); o representante do Conselho Tutelar e de Saúde, José Barbosa; a representante do Conselho da Mulher, Verônica Vieira, e a representante municipal do Unicef, Maria Adijinã.


A representante da Secretaria de Planejamento e Articuladora do Unicef parabenizou a todos pelo trabalho que vem sendo desempenhado no Município, mostrando a importância de trabalhos desta natureza para a melhoria dos indicadores,  oportunizaram as conquistas dos Selos Meu Município me faz Crescer – Unicef, e Cidade Amiga da Criança – Fundação Abrinq.


Para entreter o público presente na reunião, o empresário e poeta Ronaldo Oliveira aproveitou o ensejo para declamar a poesia “O embrião falante”.



O objetivo do programa 100% Mamãe e Bebê é intensificar as ações junto a sociedade arapiraquense, através de ações educativas e de assistência na prevenção e combate à mortalidade materno-infantil.

O secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, destacou os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) nas questões específicas para os cuidados das crianças e gestantes, com tratamentos de qualidade e segurança.


Ainda em sua fala, o secretário salientou a importância da conscientização das gestantes na realização de partos normais, evidenciando que em Arapiraca, cerca de 60% da mulheres optam pelo parto cesariano.

“Nós temos de assumir o compromisso e mostrar os benefícios ocasionados pelo parto normal a toda sociedade arapiraquense. Temos de indicar alternativas cabíveis na qualidade e na segurança das mamães e dos bebês”, afirmou Ubiratan Pedrosa.


A vereadora Aurélia Fernandes muito emocionada explicou que levou a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para criação da Semana 100% Mamãe e Bebê em Arapiraca, que foi aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeita Célia Rocha, através da Lei nº 2.890/2013, tornando-se um marco para esta administração pública que tem a primeira infância em sua agenda de compromisso.

As coordenadoras de Atenção a Mulher e à Crianças, respectivamente Pollyana Patrícia Vasconcelos e Wilcéia de Almeida apresentaram os Avanços e Desafios na atenção a saúde da Mamãe e Bebê no município de Arapiraca.




Gineide Castro, coordenadora da Primeira Infância, apresentou a comissão técnica intersetorial do plano municipal da primeira infância e o trabalho desenvolvido sobre a elaboração para o plano. 



Mais Informações: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Nenhum comentário: