quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Governo orientará prefeitos a implementar programa da ONU




Repetindo prática lançada pela administração Luiz Inácio Lula da Silva, o governo Dilma Rousseff planeja realizar no início de 2013 um grande evento para recepcionar os prefeitos que acabam de ser eleitos e tomarão posse em janeiro. Desta vez, entretanto, também farão uma demanda aos gestores municipais: o Palácio do Planalto quer mobilizar os novos prefeitos para que o país acelere a implementação e busque reduzir as disparidades regionais na execução dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

São oito os Objetivos do Milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome, universalizar a educação primária, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. A instituição dessas metas resultou de um compromisso firmado por 189 países, em setembro de 2000, para combater a extrema pobreza e outros problemas sociais e ambientais do mundo.

Dez anos depois, a comunidade internacional renovou o pacto para acelerar a implementação dessas metas, as quais deverão ser atingidas até 2015. Ou seja, num período próximo à campanha para a reeleição de Dilma.

Do ponto de vista político, o governo demonstrará aos prefeitos que a execução dessas metas poderá garantir às suas administrações selos de excelência capazes de lhes render dividendos políticos futuramente. "São metas muito claras e fáceis de serem acompanhadas pela população", explicou a articuladora política do Executivo.


Nenhum comentário: