quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Ninar



O Ninar é um Projeto de extensão vinculado ao PIBIP - Ação (Pró Reitoria da Universidade Federal de Alagoas). Começou a ser desenvolvido no mês de Maio de 2011 e trabalha a Musicoterapia como instrumento para o fornecimento do vínculo mãe-bebê, enquanto terapia alternativa no cuidado humanizado de saúde, em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI-neonal).

As atividades do Projeto acontecem semanalmente, durante os sábados. As mães que estão com seus bebês internados em UCI Neonatal participam de capacitações em Musicoterapia, são incentivadas e acompanhadas a aplicar a música através do canto em suas visitas ao bebê como forma de estabelecer contato e dispensar cuidados.

A Música

O nascimento, quando acompanhado de problemas durante o parto, gera uma sensação de falha materna  e o contato com o bebê torna-se mais difícil devido às condições apresentadas pela hospitalização. Dessa forma, permance nas mães, após a separação precoce do filho, uma sensação corporal e emocional de vazio, podendo prejudicar a relação afetiva do binômio.

Dentre as estratégias de (re)aproximação entre eles, existe o uso da Música. Sabe-se que a música é capaz de trazer bem-estar quando aplicada como terapia, mas para que isso seja possível é preciso que quem a conduz, assim como quem a recebe, acredite. Dessa forma, a abordagem a essas mães está organizada de forma a sensibilizar, apoiar e assegurá-las quanto às consequências benéficas que a música é capaz de possibilitar.


Nenhum comentário: