domingo, 21 de agosto de 2011

Comitês, Selo Unicef e Fundação Abrinq realizam reunião


Os comitês, Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq, realizaram reunião na terça-feira(16) para apresentação das ações desenvolvidas no município em prol da melhoria de vida das crianças e adolescentes do município.

As representantes da Secretaria de Educação apresentaram alguns dos trabalhos exitosos que garantem a aprendizagem desde a pré-escola, ensino fundamental. As professoras Fátima Oliveira e Emília Sales informaram sobre o trabalho direcionado ao envolvimento das famílias dos alunos com a escola. Segundo, ambas o esclarecimento da importância da participação dos pais no processo escolar dos filhos, além da participação em projetos extra classe está criando um nova forma de relação entre o sistema educacional da rede municipal e as famílias dos alunos.

A representante da Secretaria de Saúde Aruska Magalhães falou sobre a melhoria dos índices da saúde no município, principalmente, no que se refere ao intenso trabalho realizado pelo Comitê de Combate a Mortalidade Materno Infantil. Aruska também destacou a atuação dos agentes de saúde junto as comunidades. “ São os agentes de Saúde que levantam as informações necessárias para abastecermos nossos bancos de dados e a partir daí termos uma visão real de como está cada comunidade. Os sistemas de dados como SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e SIOPS, Sistema de Informações Sobre Receitas e Despesas com Saúde Pública, permitem a secretaria ter uma melhor produção de indicadores e avaliação das ações realizadas”, concluiu

O represente da Seplan, Silvestre Rizzatto, apresentou o cronograma financeiro do projeto “Cidade Amiga da Criança” e a representante da Secretaria de Cultura, Dayane Telles, destacou as ações voltadas as crianças em idade escolar que estão sendo desenvolvidas no Centro de Apoio as Escolas em Tempo Integral, na praça Luiz Pereira Lima. “Estamos realizando o Cine Inverno, com apresentação de filmes e documentários para os alunos da rede municipal, mas nossa intenção é ampliar esta participação para a rede estadual e particular”. Informou

“Outro projeto que será realizado a partir de setembro, na tenda cultural da praça Luiz Pereira Lima é o "Sarau de Retalhos” que contará com a apresentação de poesias escritas pelos alunos da rede municipal, mas também estamos abertos para inscrições de alunos tanto da rede estadual, quanto da rede particular, basta realizar inscrição na Casa da Cultura em horário comercial até o dia 20 de setembro. O evento que será realizado no dia 24/09, também contará com apresentações circenses”, finalizou Dayane Teles.

Articuladora do Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq no município, Adjinã Martins, também apresentou guia para ação passo a passo do plano municipal para infância e adolescência e finalizou a reunião dando esclarecimentos gerais sobre o VI Ciclo de Capacitações da edição 2009/2012 do Selo Unicerf Município Aprovado, que será realizado no auditório do CRIA, a partir das 08h, na próxima terça-feira (23).



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3614

Nenhum comentário: