sexta-feira, 11 de março de 2011

AGENDA 21 e o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico


Entre os meses de janeiro-fevereiro/2011, um grupo interdisciplinar de técnicos e Secretários Municipais da SEMASA, SMS, SEMAS, SEDUH, SEMED, SELIP, SEMOV e SEPLAN estiveram participando das 5 oficinas preparatórias para construção coletiva do Termo de Referência do Plano Participativo Municipal de Saneamento Básico Sustentável, servindo também para capacitação dos participantes, visando alinhar o conhecimento de todos.

O município de Arapiraca foi contemplado com recursos do PAC2 (Programa de Aceleração de Crescimento 2), e elaborará o seu plano para um horizonte de até 20 anos. Este será mais um processo que fortalecerá a participação social, cidadania e a democracia em prol da qualidade de vida, buscando um meio ambiente saudável. O plano deve atender a todo o município, urbano e rural, visando otimizar os 4 serviços básicos do saneamento, infra-estruturas e instalações operacionais : abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A última oficina encerrou-se com a apresentação de dados técnicos com a finalidade de conseguir recursos para Gestão dos Resíduos Sólidos para a Região Pólo de Arapiraca, atendendo 22 municípios, realizada pelos técnicos municipais da SEINFRA (Secretaria de Infra Estrutura) do Governo do Estado de Alagoas.


Dados de: Simone Romão
Assessora Técnica da Agenda 21

Nenhum comentário: