

A representante da Agenda 21 destacou o projeto piloto voltado a construção da Agenda 21 Escolar. “ Iniciaremos em algumas 'Escolas em Tempo Integral' o trabalho com os alunos estimulando-os a levantar informações sobre a unidade escolar e a comunidade em que vivem, para a partir deste diagnóstico elaborar uma agenda que reflita o anseio e as necessidades de cada escola” explicou Cristina, da Agenda 21.
O tema, “Educação Contextualizada”, foi amplamente apresentado pela articuladora Adjnã Martins. Durante a explanação foi dado destaque a questionamentos focando como o semiárido é apresentado na escola, aos princípios da educação contextualizada e a intersetorialidade e transdisciplinaridade na construção do conhecimento. O grupo também conheceu pesquisa a ser feita junto as escolas para identificação de temas a serem trabalhados tanto dentro da unidade educacional, quanto junto a comunidade em que a escola está inserida.
A Escola de Pais do Brasil (E.P.B.) é um movimento particular, voluntário, gratuito, que está aberto a pais e educadores de qualquer raça, condição social, credo político, religioso ou nível intelectual. Cuja missão é ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos
A Escola de Pais do Brasil – Seccional de Arapiraca está realizando CÍRCULOS DE DEBATES, reunindo casais que fazem parte do Encontro de Casais com Cristo - ECC, pais e profissionais, promovendo o enriquecimento da convivência entre pais e filhos, estimulando a troca de experiências.
Os encontros iniciaram no dia 15 de março e se estenderão até 03 de maio, às terças- feiras, das 19:30hs às 21hs, na ESCOLA PREMIUM II .
Temário:
01 | Educação no mundo atual |
02 | Amor e Segurança – alicerce de um desenvolvimento sadio |
03 | Mãe, esposa e mulher – sua atualidade |
04 | O pai e o exercício da paternidade |
05 | A maturidade dos pais na vivência familiar |
06 | Ação educativa na infância e na meninice e pré-adolescência |
07 | Dificuldades para se educar |
08 | Ação educativa na adolescência |
09 | Sexualidade humana. |
10 | Como marco o mundo com minha presença |
E está sendo realizado pelo Casal Presidente da Escola de Pais do Brasil, Seccional de Arapiraca Estela Celina Barbosa de Araújo Silva e Lourenço Olímpio da Silva, com o apoio da Articuladora Municipal do Selo Unicef e Fundação Abrinq e voluntária da Escola de Pais, Maria Adjinã Martins Silva e de Polliana Silva Vasconcelos, da Secretaria de Planejamento.
A escola municipal Walter Bezerra de Lima, no bairro São Luiz I, é um exemplo de dedicação ao combate da evasão escolar. Em 2010, o índice de evasão escolar foi de 0%, ou seja não aconteceu, e o de reprovação ficou apenas nos 2.05%.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria, parabenizaram a escola pelo desempenho. “As escolas de Arapiraca estão de parabéns. Estamos conquistando cada vez mais vitórias e uma delas é terminar com a evasão escolar. Nossa cidade está ficando com a cara do nosso povo”, falou Barbosa.
O objetivo do projeto é promover educação integral de jovens por meio de hortas escolares, pesquisas e atividades sobre as questões ambientais, estimular o trabalho pedagógico dinâmico e integrar os profissionais da escola por meio da educação ambiental. Ele foi desenvolvido a partir da cooperação técnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e a organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
“Começamos o projeto no ano passado e agora estamos fortalecendo nas escolas onde já existe e implantando em outras dezesseis, totalizando 21 escolas. Essa reunião serviu para que pudéssemos apresentar e mostrar as secretarias responsáveis quais as ações que estamos realizando e quais serão realizadas para transformarmos o projeto é um dos mais eficazes do país”, disse a coordenadora Maria Valquíria.
Leia Mais: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3210
O carnaval é uma festa comemorada em todo o país. São dias de muita alegria e agitação e, diante disso, é preciso tomar certos cuidados.
Normalmente muitas pessoas que pulam carnaval não fazem nenhuma atividade física durante o decorrer do ano e o organismo não é preparado para um ritmo mais acelerado. Essas pessoas precisam de mais cuidados, pois o exagero na hora da folia pode causar problemas.
A época do carnaval está na estação mais quente do ano, o verão, isso deve ser fonte de algumas preocupações como:
- Aplicar protetor solar no corpo para previnir queimaduras, insolação e câncer de pele;
- Ingerir bastante líquido para não desidratar o corpo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarréia entre outros;
- Tomar cuidado com máscaras ou outros acessórios que podem dificultar a respiração, pois pode trazer fadiga;
- Ficar atento a penas e plumas, pois podem provocar alergia respiratória;
- A maquiagem deve ser usada com moderação, pois pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos entre outros.
O importante é hidratar bem o corpo, ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e fazer uma boa alimentação à base de massas para produzir energia; cereais para prevenir a prisão de ventre; saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas, que ajudam na digestão e repõem vitaminas e outros. Evite alimentos gordurosos que diminuem o processo de digestão.
Antes de cair na folia, faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações mais graves.
http://www.brasilescola.com/carnaval/cuidados-com-o-corpo-durante-o-carnaval.htm