quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Arapiraquinha registra mais de 6 mil acessos


Inaugurada há dois meses, a primeira Arapiraquinha, a Biblioteca Pública Professora Neuza Gomes da Silva, já registra mais de seis mil acessos, com o atendimento a jovens e adultos que buscam um espaço adequado com salas de leitura e acesso à Internet.

A biblioteca está localizada no bairro Jardim Esperança e foi construída com recursos da própria municipalidade, que também contemplou os moradores do bairro e adjacências com a entrega da Praça Antônio Oliveira da Silva, onde foi instalada uma quadra de esportes, parque infantil e jardins.

De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega de Lima, a maior parte dos usuários da Arapiraquinha é formada por crianças e alunos de escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Ela adiantou que a Biblioteca Pública Professora Neuza Gomes da Silva é um espaço público de estímulo à leitura com três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Manoel André, a jovem Tatiane Pereira da Silva, 12, é uma frequentadora assídua da Arapiraquinha, desde o primeiro dia de seu funcionamento. “Venho aqui quase todos os dias, e gosto muito de ler livros e pesquisar assuntos na Internet para os trabalhos escolares”, revela.

O estudante Lucas Pimentel Soares, 13, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, também é um usuário dos serviços ofertados na Arapiraquinha.

“Já li muitos livros e também faço pesquisas no computador. Meus professores disseram que melhorei muito na escola”, declara o jovem.

Além de estimular a leitura com as crianças, a Arapiraquinha também garante oportunidades de emprego para outros jovens, que atuam como monitores na primeira biblioteca pública de bairro do município.


“Gosto muito de trabalhar aqui, uma vez que estou ampliando os meus conhecimentos e aprendendo junto com as crianças”, destaca Paulo Sérgio Barbosa da Silva, 19.

Segundo a bibliotecária Wilma Nóbrega, a idéia do prefeito Luciano Barbosa é estender o projeto das Arapiraquinhas para outros bairros da cidade.

“A primeira biblioteca de bairro já funciona nos finais de semana e feriados, e nossa intenção é implantar um balcão para ouvir as sugestões dos moradores e ampliar a oferta de serviços, a fim de que possamos estimular ainda mais a leitura e o aprendizado dos nossos jovens”, completou ela.

Nenhum comentário: