segunda-feira, 14 de abril de 2014



Concedido pela a Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer boas práticas voltadas a primeira infância (0 a 6 anos), gestantes e parturientes, possibilitando a visibilidade a iniciativas exitosas, desenvolvidas no Brasil.

O Prêmio Criança é bienal e podem participar organizações sociais e empresas de todo o país, que apresentem iniciativas com foco de atuação nas áreas de educação, saúde e proteção.

O processo de análise é baseado nos Princípios Norteadores que são indicativos do que a Fundação Abrinq considera um atendimento de qualidade para a primeira infância, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Em dezoito edições, 68 iniciativas de diversas partes do país foram premiadas, quatro a cada edição.

Desde 2008, profissionais que tenham se destacado em ações voltadas às crianças pequenas, gestantes e parturientes também são homenageados no Prêmio Criança.

A premiação acontece em São Paulo, em evento público, onde são conhecidos os finalistas, vencedores e homenageado, que recebem uma estatueta pelo seu reconhecimento, além da divulgação na mídia nos meses seguintes.

Inscrições até 17 de Abril.




Ministério da Saúde exibe vídeo destacando projeto de Arapiraca


O Projeto Saúde Que Vem da Terra - Farmácia Viva - implantado há cinco anos, na Escola Municipal Benjamin Felisberto, na comunidade rural de Gruta d'Água, na zona rural de Arapiraca, ganhou mais uma vez destaque nacional, com a exibição de reportagem do programa “Saúde na Estrada", do Ministério da Saúde (Fiocruz).

Idealizado na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o projeto de educação ambiental e de saúde está recebendo apoio da gestão da prefeita Célia Rocha, com a conquista, no ano passado, do Certificado da Fundação Banco do Brasil.

Durante a reportagem de mais de 20 minutos, exibida para todo o Brasil, é mostrada a horta escolar onde alunos e professores, cultivam 30 espécies de plantas medicinais com o apoio de técnicos e especialistas das secretarias municipais de Agricultura e de Saúde.

Na horta escolar, os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental aprendem técnicas de plantio de ervas medicinais e a produção de 20 remédios caseiros em uma área que equivale a um terço do tamanho de um campo de futebol.


Ainda na reportagem, exibida pela equipe de repórteres e jornalistas do Ministério da Saúde e da Fiocruz, são entrevistados alunos, pais de alunos, a coordeandora do projeto, a professora Ednalva Pinheiro, a diretora da escola, Maria Rejane da Trindade, e a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.


A produção de remédios caseiros, como xaropes, pomadas, chás e sabonetes, é utilizada para tratamento de coceiras, dores de barriga, verminoses, frieiras (pés rachados), entre outros males que afetam as crianças e moradores da comunidade rural.


Todos esses produtos são distribuídos na rede municipal, e também algumas plantas e hortaliças são usados no cardápio da merenda escolas no estabelecimento de ensino.

Veja a reportagem acessando o link: http://www.youtube.com/


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Programa Saúde na Escola Realiza Capacitação


A prefeitura de Arapiraca por meio do Programa Saúde na Escola, está realizando o curso de Promoção da Segurança e da Cultura de Paz entre escolares e estudantes em situação de risco e vulnerabilidade aos acidentes e violência. O curso acontece nesta quinta (10) e sexta (11), no IIº Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, localizado na Praça Luis Pereira Lima.

Na programação do curso que é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, estão sendo discutidos os Fundamentos para a Promoção da Segurança e Cultura de Paz, Estudo de Caso sobre as Notificações de Violência na Escola, Epidemiologia e Planejamento Estratégico.

As palestras estão sendo ministradas pela médica Mércia Lamenha, Michelle Gama, especialista em vigilância em saúde, Maria Betânia, especialista em educação. Os técnicos também vão participar de uma Oficina sobre Suporte Básico de Vida, ministrada pela professora Maria Auxiliadora.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola em Arapiraca, Liliana Alves, o curso faz parte do processo de implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violências nas Escolas (CIPAVES).

Liliana Alves informou ainda que para a implantação da Cipaves, foram escolhidos inicialmente profissionais da Escola Municipal Cleonice Almeida e da Escola Estadual Profª Isaura Antonio de Lisboa. “Vamos capacitação esses técnicos para que juntos eles possam elaborar projetos que possam minimizar a violência que hoje é bastante presente no ambiente escolar” pontuou a coordenadora.



quinta-feira, 10 de abril de 2014

Município anuncia reforma e construção de salas em escola

Entendendo a necessidade de atender os anseios da comunidade do bairro Boa Vista, a prefeita Célia Rocha (PTB) determinou a reforma e a construção de salas e refeitório na Escola de Ensino Fundamental Vereador João Saturnino de Almeida.

Na tarde desta quarta-feira (9), os secretários Municipais de Educação, Ana Valéria Peixoto, e de Obras e Viação (Semov), Moyses Montenegro, estiveram na instituição e garantiram a efetivação da obra, chegando a assinar termo de responsabilidade.

"É compromisso da prefeita Célia iniciar essas obras já no próximo dia 22 de abril, construindo quatro salas – sendo uma delas um laboratório para aulas de informática – e um refeitório, além de garantir reforma e manutenção do resto da escola", pontua a secretária Ana Valéria.


Segundo o diretor da instituição, Isamel Nunes, há mais de 800 alunos matriculados da pré-escola ao 9º ano no local, que funciona os três horários, que já utilizam 11 salas.

"Este é um dos mais antigos núcleos de ensino de nossa cidade, tendo ele 47 anos de história. Nós, gestores, e também os pais dos estudantes ficamos muito contentes com o comprometimento da prefeita Célia em proporcionar melhor qualidade de vida e ensino para todos", pontua o diretor.

Lousa Digital

Com os esforços da prefeita Célia Rocha, no mês passado, a Escola de Ensino Fundamental Vereador João Saturnino de Almeida foi uma das 15 instituições contempladas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com uma lousa digital, através do Sistema de Gestão Tecnológica (Sigetec), do Governo Federal.

Compreendendo que a tecnologia está fundamentada no futuro dos estudantes, as lousas digitais servirão como suporte para o desenvolvimento de aulas interativas, as quais os professores e alunos poderão usufruir de um material didático em touch screen para apresentação de slides e atividades online.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Agapi Conclui o Primeiro Ciclo de Capacitações


Profissionais da área de educação e saúde que trabalham na comunidade do Pau D'arco,  participaram na manhã desta terça(08), da oficina temática do programa Agapi (Arapiraca Garante a Primeira Infância). A oficina que foi realizada na Unidade Básica de Saúde da comunidade rural, encerrou o primeiro ciclo de capacitação do programa.

As oficinas temáticas  iniciaram no final do mês passado e tiveram como temas principais, a apresentação da proposta pedagógica do Agapi, a rede Humaniza SUS e a Clínica Ampliada.

O programa Agapi está vinculado a secretaria municipal de Planejamento, de acordo com a titular da pasta, Cícera Pinheiro, o objetivo do programa é direcionar ações específicas de saúde para gestantes e crianças até os seis anos  de idade. "Nessa primeira fase estamos capacitando os profissionais que vão trabalhar diretamente com o nosso público alvo, por isso é importante que eles conheçam a metodologia do programa bem como as políticas de humanização que vamos implementar" afirmou a secretária. 



Gineide Castro, coordenadora do Agapi, informou que durante as oficinas os participantes discutiram o tema Clínica Ampliada, que é o processo de aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. 'É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário" pontuou a coordenadora.   

Ainda segundo a coordenadora do Agapi, esse primeiro momento foi muito importante pela troca de informação entre a equipe multidisciplinar do programa  e os técnicos que lidam diariamente com o usuário da rede municipal de saúde. " Apresentamos as temáticas iniciais do Agapi e recebemos informações importantes que podem ser incluídas para avançar no processo de implantação do programa" afirmou a coordenadora.

O segundo ciclo de oficinas do Agapi deve iniciar durante esse mês e vai abordar o tema Puericultura, que é a assistência de forma integrada à criança, acompanhando o processo de crescimento e desenvolvimento, garantindo um atendimento de qualidade. Atualmente a Puericultura também está sendo chamada de Pediatria Preventiva.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Agapi segue com oficinas temáticas


A prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, está na fase final do primeiro ciclo de palestras  temáticas que fazem parte  da formação para a implantação do Agapi (Arapiraca Garante a Primeira Infância).


Desde o dia 26 do mês passado estão sendo realizadas capacitações nas dez comunidades onde o programa será implantado. Nessa primeira fase,   estão sendo capacitados técnicos das áreas de educação e saúde que vão trabalhar diretamente com as gestantes e mamães de crianças com idade até 6 anos. 


Durante essa semana as oficinas aconteceram nas  comunidades Cohab Nova, Jardim das Paineiras, Canafístula, área de atuação do 3º Centro e as comunidades rurais do Pau D'arco e Canafístula. Na próxima segunda (7) será realizada no povoado Canaã,  a  última oficina desse primeiro ciclo do Agapi.

Segundo a Secretária Municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, esse primeiro momento é para a apresentação das diretrizes do programa aos técnicos. " São mais de 450 pessoas, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, diretores e coordenadores que  precisam compreender a estrutura do programa e como ele deve ser aplicado " afirmou Pinheiro.

 
Durante as palestras os profissionais discutem assuntos relacionados a pré-natal e puerpério ampliados, parto humanizado, plano de trabalho entre outros temas.
 
De acordo com a coordenadora do Agapi, Gineide Castro, após a finalização desse primeiro ciclo, a equipe de coordenação do programa vai analisar as ações dessa primeira fase, para depois iniciar o segundo ciclo de implantação do programa.  
AGAPI
O Agapi é um projeto idealizado pela prefeita Célia Rocha (PTB), quando ela exercia o mandato de deputada federal e integrava  a Frente Parlamentar pela Primeira Infância.
 
Durante esse período a prefeita  participou do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância,  ministrado por especialistas  brasileiros e professores da Universidade de Harvard.


Após o curso,  a prefeita Célia Rocha decidiu que iria implantar em Arapiraca um programa específico de desenvolvimento da primeira infância, foi assim que nasceu o Agapi.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Arapiraca comemora Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar uma série de atividades educativas e preventivas na celebração ao Dia Mundial da Saúde.

O Departamento de Vigilância em Saúde e a Área Técnica de Promoção da Saúde traçaram uma vasta programação para o próximo sábado (5), no Parque Ceci Cunha, Bosque das Arapiracas e Ginásio Municipal João Paulo II.



As ações começam a partir das oito horas, e contam com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, além das secretarias da Mulher, Educação, Esportes, Desenvolvimento Urbano, bem como o apoio do Sest/Senat, Senac, Sesc, Centro de Controle de Zoonoses, Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (Adefima), Programa Agapi, Tiro de Guerra, Arapiraca Rugby Club, Hemoar, entre outros parceiros.

Nos três espaços públicos serão desenvolvidas atividades como jogos, brincadeiras, feira de produtos orgânicos, passeios ciclísticos, oficina de artesanato, contação de histórias, campanha de doação de sangue, corte de cabelo, brinquedoteca, aulas de atividades físicas, realização de tipagem sanguínea, exposições, orientações, entre outras opções, estarão à disposição das pessoas.


Durante a programação serão sorteadas uma bicicleta e uma sanduicheira entre os participantes do evento.


O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população.


Arapiraca Sedia Encontro de Educação Ambiental



A Prefeitura de Arapiraca sediará na manhã desta quarta-feira (2), o encontro entre diretores e coordenadores das escolas municipais com o “Instituto Lagoa Viva”, Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, ligada à Braskem.






O evento acontecerá no anfiteatro do Planetário Municipal Casa da Ciência, e irá tratar de assuntos referentes a Formação Continuada em Educação Ambiental, oferecidas pela Braskem, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
 
Na oportunidade serão debatidas as diretrizes do projeto “Akatu”, além dos objetivos de desenvolvimento do milênio, que será trazido de Brasília pela secretária-adjunta Nacional de Articulação, Inalda Barros Beder, que vem a Arapiraca para reforçar a necessidade da aplicação do projeto nas instituições de ensino do município.

A secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, vê o evento como uma oportunidade para que sejam apresentadas propostas de melhorias no âmbito ambiental para os diretores responsáveis das escolas arapiraquenses.

“Assuntos importantes serão debatidos neste encontro. Os jovens arapiraquenses estão crescendo com uma noção a mais de proteção ao meio ambiente, e este é um ponto bastante relevante para nós, pois isto é um reflexo do que vem sido aplicado dentro da sala de aula”, destacou a secretária.