sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Maratoninha

 Divulgação

Crianças das cidades de Pilar, Atalaia, Viçosa, Igaci e Arapiraca estarão participando das maratoninhas do projeto Tri-crianças, que são corridas de atletismo de 200 e 400 metros os eventos são promovidos pela ONG o consolador “A cada dos amarelinhos” com patrocínio da Petrobrás. Em Arapiraca o evento vai acontecer no conjunto Brisa do Lago, no sábado, com início previsto para as 8 horas.


Conheça um pouco do Tri- Criança:


O Tri-Criança é um projeto idealizado pela Ong O Consolador. Ele visa promover esporte, educação e cidadania para a juventude alagoana; lançar oportunidades de futuro às famílias atendidas; e contribuir com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.


As atividades acontecem no período em que os alunos não estão em sala de aula. Todos os meses, nós planejamos as aulas com todos os educadores e aplicamos nos núcleos instalados nos municípios. Nós trabalhamos, principalmente, o triathlon: natação, ciclismo e atletismo, e no ano de 2013 houve a inserção do futsal. O projeto atende criança que estejam estudando, de família que estejam em vulnerabilidade social.


Fonte: http://cadaminuto.com.br/

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Feira Cultura


A prefeita Célia Rocha (PTB) não tem medido esforços quando a questão está voltada a educação dos jovens arapiraquenses, inclusive quando o assunto envolve questões étnico-raciais.

Sob a orientação da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, os alunos de diversas escolas de Arapiraca realizaram nesta sexta-feira (22), na Praça Luís Pereira Lima, uma feira cultural proveniente de histórias e costumes de cidades e comunidades quilombolas alagoanas.

Com a responsabilidade de despertar o interesse dos transeuntes da região, os alunos chamavam a atenção pelos adornos advindos de cada localidade, brindando ao espectador um leque de conhecimentos submetidos através da cultura.




 

O evento chamou a atenção das pessoas, os mais curiosos fixavam seus olhares para cada detalhe exibido, desde os pequenos esboços do artesanato influenciado pela raiz africana, até a veste utilizada para designar a religiosidade e crença, que neste caso foi representada pelo candomblé, cristianismo e protestantismo.

“Que coisa bonita ver essas crianças ensinando a essas pessoas o valor da vida. Com esse estímulo eles aprenderão a respeitar as pessoas independentemente da sua cor e/ou condição social. Todos aqui estão de parabéns”, afirmou a senhora Maria Rita de Cássia, de 42 anos.

Diversas atividades foram exibidas nesta tarde, a exemplo da degustação de comidas típicas, apresentação de materiais artesanais, crenças e religiosidade, etc.
A secretária Ana Valéria Peixoto informou que esta é uma maneira de ir incluir no currículo escolar disciplinas inerentes a história do povo africano, refletindo a questão étnico social através da miscigenação do povo brasileiro, amparada pela Lei n°10.639/03-MEC.




“Ir mais adentro da nossa história e despertar o interesse aos costumes trazidos pelos nossos antepassados. Com esta finalidade buscamos nos tornar pessoas melhores, e com isso poder despertar nas pessoas um sentimento bom, sem preconceito”, destacou a secretária.

Neste sábado (23), a partir das 16h, será realizada apresentações artísticas, tais como: capoeira, guerreiro, pastoril, dança do coco, reisado, xaxado e o maculelê, além da participação da comunidade quilombola de Taquarana, a qual irá trazer o “puxado de rede”.



I Exposição Quilombola

Disseminar a cultura étnico-racial para os alunos da Rede Municipal de Ensino foi um compromisso assumido pela atual gestão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arapiraca.


Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca apresenta a sua população, a I Exposição de Resgate a História Quilombola das Comunidades Alagoanas.

O evento acontecerá a partir das 15h, na Praça Luís Pereira Lima, no Centro da cidade.

Sob as orientações de seus professores, os alunos estarão tirando as dúvidas dos transeuntes da região, com assuntos inerentes ao dia da consciência negra, celebrado na última quarta-feira (20), com o propósito de trazer a tona histórias de cidades alagoanas que tiveram envolvimento no fim da escravatura.

De acordo com a secretária de educação, Ana Valéria Peixoto, o tema escolhido deseja resgatar e valorizar a história e a cultura de alguns municípios alagoanos, como também refletir a questão étnico social, com a miscigenação do povo brasileiro, amparada na Lei n°10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no Currículo Escolar do ensino fundamental e médio.

“Despertar em nossos alunos o interesse pela sua própria cultura, tornando-os cidadãos mais sensíveis e conscientes da importância de suas raízes para a preservação de sua história”, afirmou a secretária.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Arrecadação de souvenirs do Viva 2013 será destinada ao FIA




O festival Viva Arapiraca 2013 lançou nesta edição o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA Arapiraca), tendo um quiosque aberto ao lado do Botequim Nabaxa, no Lago da Perucaba.

No local, havia souvernirs do evento como camisas, squeezes (garrafinhas), cases de telefones celulares, mouse pads e canetas. Toda a arrecadação das vendas destes brindes será destinada ao FIA.

A instituição tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes no âmbito municipal.

A consolidação do fundo é uma das prioridades da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice Yale Fernandes (PMDB) e uma das metas de ação do secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.

O Viva Arapiraca conseguiu patrocínio para elaborar o quiosque. Doações podem ser feitas, já que este órgão técnico tem como principal fonte de recursos a dedução do Imposto de Renda. Autoridades como o deputado federal Renan Filho (PMDB) prestigiaram o espaço, ajudando ao fazer compra de lembrancinhas do Viva.

Os recursos arrecadados serão gastos com projetos de instituições cadastradas junto ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA).

Agora, o quiosque do FIA se transformará em um stand que ficará no Arapiraca Garden Shopping, no bairro de Santa Edwiges.



 Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br

Posse do Conselho Tutelar




Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Fórum da Comarca de Arapiraca, o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) deu posse aos novos conselheiros tutelares eleitos para o período de 2013/2015.

Cinco titulares e cinco suplentes foram eleitos no dia 25 de outubro deste ano.

Zeilton Oliveira, Joelma Araújo, Thiago Nascimento, Margarete Barbosa e Zilma Alves obtiveram o maior número de votos, ficando como suplentes os conselheiros Lázaro da Silva, Elizama Machado, Gilvanete Lúcio, Alberto de Oliveira e Kléverton Tenório.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

As pessoas eleitas são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas relacionados aos jovens.

Na cerimônia de posse também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosana Queiroz; secretário de Assistência Social, Daniel Rocha; secretária de Governo, Cícera Pinheiro; defensor público André Chalub; promotor da Infância e da Juventude, Alberto Tenório; vereador Ronald Rios, o Roninho (PROS); representante do Comitê do Selo Unicef de Arapiraca, Adjinã Martins, e a presidenta da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca), Cláudia Lane, entre outras autoridades e convidados.




Na abertura dos trabalhos, as alunas Kristeffany e Vanessa, da Escola Municipal João Batista, localizada no bairro Planalto, cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca.






O secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, por sua vez, afirmou que o governo municipal vem adotando políticas de assistência e apoio para as famílias em situação de vulnerabilidade social, citando como exemplo a implantação do Centro de POP (moradores de rua) e a garantia de mais recursos para a construção do oitavo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).





Representando a prefeita Célia Rocha, que está retornando de viagem a Brasília, o vice Yale Fernandes fez questão de enaltecer a satisfação e alegria em participar da solenidade de posse dos novos membros do conselho.

“A prefeita Célia enviou mensagem parabenizando todos vocês. Ela pediu para dizer que as pessoas nascem para cumprir uma missão, e cabe a vocês uma missão especial, que é zelar e defender os direitos da criança e do adolescente”, acrescentou Yale.