quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar são prorrogadas



Pelas atribuições instituídas pela Lei Municipal n° 2.741/11, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) prorrogou o prazo de inscrições para os pré-candidatos a Conselheiros Tutelares da comarca de Arapiraca.

As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (30), de acordo com o que foi deliberado em reunião extraordinária, através do parecer da Comissão de Escolha do Conselho Tutelar, atendendo com isso as suas recomendações.

A análise dos documentos de inscrição serão realizados durante os dias 2 e 3 de setembro, e só poderão ser feitas pessoalmente ou por procurador devidamente constituído mediante procuração pública, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizado na Rua Guanabara, 120, no Centro de Arapiraca, das 9h às 12h e das 14h as 17h.

A eleição será realizada no dia 23 de outubro, das 8h às 17h, no Centro de Formação de Professores de Arapiraca, situado na Rua São José, 415, no Alto do Cruzeiro.

Calendário Oficial (AQUI)
Resolução (AQUI)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Alunos arapiraquenses aprendem sobre a Vigilância Sanitária

Na manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma campanha de conscientização e noções básicas sobre a Vigilância Sanitária (VISA) para crianças da rede pública e privada de ensino do município.

As ações foram iniciadas na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros.

De acordo com a coordenadora da VISA, Walkíria Bastos, a intenção do projeto é fazer das crianças multiplicadoras das noções básicas aprendidas durante as palestras ministradas pelos profissionais atuantes. 


 

Através da interpretação teatral do grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação), a criançada pode observar os ensinamentos do “Super VISA”, combatendo as forças malignas da água impropria, das substâncias tóxicas e do lixo.


 

Na oportunidade, o farmacêutico e bioquímico da Vigilância Sanitária (Visa) Saulo José Sales, mostrou aos jovens os malefícios ocasionados pela ingestão de álcool, tabaco, medicamentos sem prescrição médica, anabolizantes, e outras drogas.

Foram distribuídas cartilhas do projeto “Quem aVISA, amigo é!”, camisetas da Vigilância Sanitárias, e outros brindes.


As ações contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, e do núcleo da Promoção da Saúde.

Oficina de Sensibilização Obstétrica Neonatal

Durante esta terça-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca sediou a edição Estadual da Oficina de Boas Práticas Obstétricas e Neonatal, com o tema voltado a “Essência do cuidado na atenção obstétrica e neonatal”, objetivando o debate de alternativas e qualificação.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), e contou com a presença de médicos e enfermeiros dos municípios da 2ª Macrorregião de Alagoas.

 

Foram debatidos os seguintes temas: Ambiência como espaço social e de cuidado em saúde para proteção e promoção do nascimento saudável; Acolhendo o acolhedor como instrumento inicial do processo de mudanças; Acolhimento com classificação de riscos dispositivos e o fluxo das redes assistenciais, garantindo a equidade; Boas práticas, humanizando a assistência; Presença do acompanhante como condutor de bem-estar físico e emocional, e a Responsabilização profissional.

O objetivo principal da oficina foi o de sensibilizar os participantes na busca de um olhar focado a assistência, enfatizando suas mudanças de atitude.

A coordenadora Estadual do Rede Cegonha, Syrlene Medeiros Patriota, informou que a oficina promove debates entre profissionais, fazendo reavaliações com propostas de melhorias na qualidade assistencial qualificada e humanizada para as mamães e bebês.

Foram utilizadas problemáticas reflexivas nas novas formas de interagir, pensar e agir, adotando o seguinte esquema: ação/reflexão/ação.

Os participantes foram divididos em grupos de atuação, os quais foram designados a estudos de casos fictícios, averiguando as causas, e quais as medidas que cada município tomaria para resolver a situação.

Centro de Orientação Educacional Especializado - COEE



Oferecer orientação profissional especializada aos alunos com dificuldades no aprendizado e, também, formação continuada para os educadores e apoio psicológico aos familiares.

Com esse trabalho pioneiro em Alagoas, o Centro de Orientação Educacional Especializado (COEE) de Arapiraca já atendeu, de janeiro até agosto deste ano, 54.250 mães e seus filhos menores de idades que estudam em estabelecimentos da rede municipal de ensino.

Iniciado no ano de 2000, ainda na primeira gestão da prefeita Célia Rocha, os serviços de orientação psicossocial e educacional tiveram início na Escola Hugo Lima, com a professora Girl Araújo e um grupo de educadores.

Com o passar dos anos, as atividades receberam apoio e, na gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Lei Municipal nº 2543/2007, foi oficializada a criação do Centro de Orientação Educacional Especializado (COEE).




Mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, o espaço funciona em prédio localizado no bairro Baixão.

Para cuidar das crianças com dificuldades no aprendizado e seus familiares, o COEE conta com uma equipe formada por oito especialistas, sendo duas psicopedagogas, duas psicólogas, duas assistentes sociais e duas fonoaudiólogas, além de pessoal de apoio.

De acordo com a diretora do Centro de Orientação Educacional Especializado, Girl Araújo - que é pedagoga com especialização em Educação Especial pela UFCE e Docência Superior pelo Iesc- o espaço possui salas para atendimento familiar e 15 salas com recursos multifuncionais para avaliação psicopedagógica, estimulação essencial, reabilitação, atendimento educacional, preparação e inserção no mercado de trabalho e apoio especializado a alunos integrados no sistema regular de ensino.

   

Girl Araújo destaca o apoio da prefeitura ao COEE no atendimento a 58 escolas, 24 centros de educação infantil, além de ser referência para 34 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

A diretora revela que os profissionais especializados fazem 350 atendimentos por dia, com o apoio das outras duas coordenadoras Cida Aquino e Carla Régia.
O público-alvo são jovens entre 4 e 16 anos de idade. Os professores da rede pública municipal também recebem apoio da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, para o atendimento e formação continuada na área da Educação Especial.

Como extensão das atividades, a direção do COEE vai realizar formação continuada, na próxima sexta-feira (23), nas escolas de tempo integral Professor Benildo Medeiros, no bairro Primavera, e Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vigilância Sanitária realizará campanha nas Escolas

A prefeita Célia Rocha (PTB) tem se mostrado preocupada com a qualidade alimentícia e de vida dos cidadãos arapiraquenses.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará realizando no próximo dia 20 de agosto, terça-feira, uma campanha educativa intitulada “Quem aVISA amigo é”, destacando a importância da Vigilância Sanitária (VISA) na vida da população.

 

O evento acontecerá na Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, nas imediações do bairro Primavera.

Com o foco voltado aos jovens alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública e privada arapiraquense, com o objetivo de torná-los multiplicadores do conhecimento adquirido durante as palestras ministradas.

Na oportunidade, o grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) apresentará a peça teatral “O sonho que tornou real”, a qual informará de uma forma educativa e irreverente noções da Vigilância Sanitária, auxiliada pela entrega das cartilhas “Quem aVISA amigo é”.

As ações contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, e do núcleo da Promoção da Saúde.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Município vai Fortalecer Rede de Proteção Social


Fortalecer a rede de proteção social  é uma das metas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Este foi o principal tema discutido numa reunião realizada entre a prefeita Célia Rocha (PTB), o CMDCA, as secretárias municipais de governo, Cícera Pinheiro, de planejamento  Edina Pereira, a sub-secretária de asssistência social, Anadja Almeida, técnicos e  representantes de entidades ligadas à criança e ao adolescente.

De acordo com Rosana Queiroz, presidente do CMDCA, uma das primeiras ações para o fortalecimento da rede de proteção é discutir o papel do conselho  na sociedade. “ Já realizamos oficinas de capacitação com técnicos de várias secretárias e com entidades que trabalham prestando assistência à criança e ao adolescente”, afirmou  Queiroz.



Entre as metas do CMDCA , também está a estruturação e organização de uma  delegacia de proteção à criança e ao adolescente e  a criação de uma casa para tratamento de dependentes químicos. 

A prefeita Célia Rocha determinou que fossem tomadas as medidas necessárias para atender as demandas do CMDCA . “  Já existe um projeto em andamento de criação de uma comunidade terapêutica para adolescentes  que tem todo o apoio do município. Também vamos averiguar junto a Secretaria de Defesa Social a possibilidade de implantação da delegacia,” finalizou a prefeita. 




Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Arapiraca lança projeto pioneiro de educação no campo

Cerca de 350 alunos de cinco localidades rurais de Arapiraca irão participar, na manhã desta sexta-feira (16), a partir das nove horas, na antiga sede do Projeto Amanhã, na comunidade de Batingas, da aula inaugural do Centro de Educação no Campo.

A iniciativa é pioneira em todo o Estado de Alagoas e faz parte da inauguração do quinto Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral no município de Arapiraca.

Atualmente, a rede de ensino conta com dez escolas em tempo integral que atendem 5.100 alunos, com jornadas de nove horas, cinco refeições, aulas de reforço, balé, artes circenses, aulas de astronomia, ginástica, música, dança e cursos profissionalizantes para os pais das crianças.

 

 
O centro de educação no campo receberá o nome do vereador Adalberto Saturnino (PMDB), veterano parlamentar e morador da região.

Com o apoio da administração da prefeita Célia Rocha (PTB), o centro de educação no campo atenderá, inicialmente, 350 jovens matriculados nas escolas Benjamim Felisberto (Gruta d'Água) José Pereira Lúcio (Bananeiras), Luís Alberto de Melo (Pau d'Arco), Pedro Arestides (Alazão) e Lourenço de Almeida (Bálsamo).

As atividades irão contar com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), de Pernambuco.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, no espaço os jovens filhos de camponeses terão aulas teóricas no turno normal e no outro período, com aulas práticas acerca do plantio de mudas frutíferas, leguminosas, folhosas, raízes nativas, bem como a produção de alimentos e os cuidados com o meio ambiente.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Prefeita Célia apoia projeto Bombeiro Mirim






Na manhã desta terça-feira (13), a prefeita Célia Rocha (PTB) visitou as instalações do 7° Grupamento de Bombeiros Militar de Arapiraca, onde foi recebida pelo comandante, tenente-coronel Filho, oficiais e soldados.

Na ocasião, a prefeita acompanhou o trabalho desenvolvido em parceria com a instituição, com o projeto Bombeiro Mirim, que dá aulas de cidadania e lições de primeiros-socorros para 45 crianças que vivem no Conjunto Brisa do Lago e bairros Manoel Teles e Cacimbas.

Bastante emocionada, a prefeita Célia Rocha elogiou a parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Arapiraca.

Os jovens bombeiros mirim cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca, e ainda fizeram uma simulação de primeiros-socorros.



Um dos alunos aproveitou o momento para entregar à prefeita Célia Rocha um quadro produzido pelo grupo.

"São projetos dessa natureza que nos enche de orgulho e dá a certeza de que é possível resgatar a cidadania e fazermos uma sociedade cada vez melhor", afirmou Célia.

A visita também contou com a presença do capitão Leopardi e dos sargentos Ilson, Carlos e Júnior.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Conselho Tutelar






O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapiraca (CMDCA) abriu na última segunda-feira, 12, as inscrições para o Conselho Tutelar de Arapiraca.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de cinco membros titulares e cinco suplentes. Eles exercerão suas atividades numa jornada de trabalho de 40 horas semanais, de segunda-feira a sexta-feira, com plantões noturnos, sábados, domingos e feriados.

As inscrições prosseguirão até a próxima sexta-feira, 16, e só poderão ser feitas pessoalmente ou por procurador devidamente constituído mediante procuração pública, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizado na Rua Guanabara, 120, no Centro de Arapiraca, das 9h às 12h e das 14h as 17h.
 
O valor do vencimento bruto do Conselheiro Tutelar é de R$ 2.078,00 (dois mil e setenta e oito reais).


Baixe o Edital e o Cronograma:


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Projeto Brincar





Profissionais da Educação de Arapiraca fazem parte do Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen e CENPEC. 

Nos dias 08 e 09 de agosto foi realizada mais uma etapa da formação para o Grupo Gestor e Grupo Escola objetivando refletir sobre: As ações gestoras que promovem o faz de conta; A importância da formação lúdica do educador; A mediação de leitura para criança pequena; O olhar do educador para a imaginação infantil.

Durante a tarde do dia 09 foi promovido Brincadeiras com a Comunidade, na Pça Luiz Pereira Lima, uma tarde muito divertida onde adultos e crianças participaram de diversas atividades lúdicas e culturais apresentadas.

Os municípios de Alagoas que fazem parte do projeto são: Arapiraca, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Igaci, Viçosa, Junqueiro, Maceió, Pão de Açúcar, Quebrangulo, Taquarana, Teotônio Vilela e União dos Palmares.