terça-feira, 26 de março de 2013

Alunos da Rede Municipal se encantam com a Escola de Circo




A atenção das crianças se voltou a magia e aos encantamentos transmitidos pelos artistas circenses durante apresentações na manhã desta segunda-feira (25), na Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha, no Bairro Santa Edwiges.
 
De acordo com o diretor da Escola de Circo, Nelsinho Silveira, o projeto visa melhorar a auto estima, proporcionando alegria, equilíbrio, concentração e respeito, uma vez que o projeto buscaretirar as crianças das ruas, impedindo que elas adentrem ao mundo das drogas, do trabalho e abuso infantil.

“A nossa intenção não é transformar a criança em um artista, e sim fazer com que ela possa se tornar uma pessoa melhor junto a sociedade. Aqui nós iremos fazer com que elas se divirtam e aprendam uma arte”, afirmou Silveira.

O diretor informou ainda que é esperada procura de cerca de 350 crianças, além da proposta de levar o projeto da Escola de Circo para toda a comunidade arapiraquense.

A partir do início do mês de abril estarão abertas às matrículas para os alunos da Rede Municipal que se interessarem em fazer parte da Escola de Circo. As aulas são realizadas nos períodos da manhã e tarde, de terça à sexta-feira.

Trabalho Infantil


Cidade terá Plano Municipal Sobre Drogas




Com a coordenação das secretarias de Governo, Assistência Social, Saúde, Educação, Políticas Públicas Para as Mulheres e de Cultura, o município de Arapiraca inicia a instalação do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Na tarde desta segunda-feira (18), educadores, assistentes sociais, especialistas médicos, gestores públicos, entre outros representantes da sociedade de Arapiraca, participaram da segunda edição do Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas.

O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), e contou com a presença do consultor pernambucano Acácio de Carvalho.

Com uma população de 220 mil moradores, o município apresenta, depois de Maceió, uma das mais altas taxas de homicídios do País, com o índice anual de 100 mortes para cada 100 mil habitantes.

Por conta disso, representantes dos diversos segmentos da sociedade local estão participando, desde setembro do ano passado, de seminário e oficinas de debates acerca da questão.

No seminário ocorrido nesta segunda-feira, o consultor Acácio de Carvalho apresentou a síntese do trabalho das oficinas como minuta de projeto para para a consolidação da Rede Municipal de Combate às Drogas.

Ainda durante o evento, o especialista revelou as experiências bem-sucedidas no estado de Pernambuco.



A secretária de Governo, Cícera Pinheiro, disse que o plano municipal conta com o apoio irrestrito da prefeita Célia Rocha (PTB).

Cícera também revelou que a meta inicial é reestruturar o Conselho e o Comitê de Políticas Sobre Drogas.

No encerramento das atividades, os participantes das oficinas e do seminário receberam certificados dos organizadores do evento.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fórum Alagoano de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto




O Fórum, realizado na manhã desta sexta-feira (22), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), no bairro do Farol, reuniu cerca de 300 pessoas, entre juízes, promotores de justiça, conselheiros tutelares e representantes de órgãos ligados à proteção dos direitos da criança e adolescente.

Arapiraca foi representada pela Secretaria de Planejamento, Educação, Saúde, Assistência Social e Procuradoria do Município.

 
O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Alcides Gusmão da Silva abriu o fórum e ressaltou a importância do Poder Judiciário atuar no sentido do cumprimento efetivo dos direitos assegurados a crianças e adolescentes.
     
Entre os componentes da mesa de trabalhos estavam o procurador-geral da justiça, Sérgio Jucá, o desembargador Fernando Tourinho, reconhecido por sua atuação na 1ª Vara Criminal da Capital - Infância e Juventude, além da juíza auxiliar da CGJ-AL Fátima Pirauá, do juiz Fábio Bittencourt, do secretário da Paz, Jardel Aderico e do superintendente dos direitos da criança e adolescente, Cláudio Soriano.
     
Durante o fórum foram ministradas as palestras: Lei nº 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Fernando Tourinho); Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei (Fátima Pirauá); Breves considerações sobre o art. 122, inciso III da Lei nº 8.069/90 (Sérgio Jucá); Análise diagnóstica do relatório do Programa Justiça ao Jovem do CNJ: Panorama Nordeste (Cláudio Soriano); Municipalização do Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto (Karina Albuquerque - Sepaz); Os programas de execução de medidas socioeducativas e o SUAS (Marluce Pereira - SEADES); Experiências Exitosas - Promotores (a) de Justiça (Alexandra Beurlen - Maceió), Rogério Paranhos (Palmeira dos Índios), e Ygor Vieira juiz de União dos Palmares).
     
Em sua palestra, Fátima Pirauá mencionou a ausência do cadastro nacional de adolescentes em conflito com a lei em diversos municípios. Estando Arapiraca com o cadastro atualizado. 
     
O procurador Sérgio Jucá falou sobre o artigo 122, inciso III da Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ele destacou que a medida de internação poderá ser aplicada quando houver descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.
     
Fernando Tourinho destacou ser necessário que a sociedade alagoana dê atenção maior para os adolescentes, inclusive os que passam por medidas socioeducativas. "Eles precisam de mais possibilidades para viver em sociedade. As medidas socieducativas são fundamentais, pois monitoram atentamente os adolescentes, oferecendo melhores condições", disse.
     
Segundo o promotor Rogério Paranhos os Centros Especializados de Assistência Social (Creas) são responsáveis por acompanhar os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. "Psicólogos e assistentes sociais fazem esse trabalho, verificando, por exemplo, se os jovens estão cumprindo horário na escola. Um dos problemas enfrentados no interior é a dificuldade para que os atos infracionais cheguem ao conhecimento das autoridades. A maioria deles é fruto do tráfico de drogas", destacou.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Reunião Técnica de Alinhamento da Política Municipal para a Infância e a Adolescência






Na manhã do dia 20, na sala de reunião da Secretaria de Planejamento houve uma Reunião Técnica de Alinhamento da Política Municipal para a Infância e a Adolescência de Arapiraca, contando com a participação do Dr. Claudio Soriano> Superintendente da Criança e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Alagoas - CEDCA; Jane Santos > Coordenadora do UNICEF para os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Ana Valeria - Secretária de Educação, Cícera Pinheiro - Secretária de Governo, Maria Edina - Secretária de Planejamento, Tânia Maria - Secretária de Cultura e representantes das Secretarias de Planejamento, Assistência Social, Saúde e da Mulher.



Na oportunidade foram abordados os temas: Agenda Política e Técnica em defesa dos direitos da criança e do adolescente e o Plano Municipal das Políticas de Atenção as Crianças e Adolescentes - Abordagem Intersetorial e Interdisciplinar.

Enfatizando a importância da Garantia dos Direitos da Criança a partir do útero, citando as "Janelas da Oportunidade" que é uma metodologia da neurociência para gerar avanços para o processo ensino aprendizagem. Como pôde ser visto durante a implementação da Semana 100% Mamãe e Bebê de Arapiraca em diversas atividades, podendo destacar o encontro com 120 Gestantes, onde houve a construção de livros de Pano pelo Projeto Mães Leitoras e orientações de como Contar Histórias. Trazendo a base da neurociência para o desenvolvimento infantil.


  

Dr. Claudio Soriano entregando um kit contendo materiais para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância e Fortalecimento da Rede Estadual da Primeira Infância à Secretária de Governo Professora Cícera Pinheiro, que na oportunidade estava representando a Prefeita Célia Rocha.



Professora Ana Valéria (Secretária de Educação)


Jane Andrade, representante do UNICEF, apresentou o Almanaque da Família Brasileira, que é um livro da Editora Globo e imagens de Ziraldo, que conta uma história em quadrinhos de uma criança de 0 a 6 anos e fala sobre os direitos,  a importância do apoio da família e da comunidade e sobre os cuidados necessários para que as crianças cresçam saudáveis e felizes. Como também frisou a importância dos profissionais das Saúde, Assistência e Educação utilizarem o Kit Família Fortalecida.



Texto de Polliana Vasconcelos


 
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Avanços e Desafios

 

 
Livro Avanços e Desafios, lançado no mês de dezembro/2012 na entrega do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012) em Maceió.

Arapiraca tem destaque em várias páginas, a exemplo da atuação do Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno-Infantil que é referência, como também a iniciativa do atendimento noturno para grávidas que trabalham em dois turnos ou mora fora da área de cobertura do Programa de Saúde da Família – PSF, contribuindo assim, para redução da mortalidade infantil.


terça-feira, 12 de março de 2013

Prefeitura realizará mobilização de saúde nas escolas



Durante toda a semana, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá intesificar as ações de mobilização a saúde escolar.


O projeto tem como premissa a prevenção à obesidade e saúde ocular, além da promoção ao combate ao álcool, tabaco, crack e outras drogas.


Na ocasião serão ofertados aos alunos serviços de avaliação antropométrica (peso e altura) e nutricional, além da sondagem da realização do teste do olhinho e a triagem da acuidade visual através da escala Snellen do Projeto Olhar Brasil.

 
Palestras educativas voltadas à alimentação saudável, saúde bucal, práticas corporais e atividade física, acidentes de trânsito, cultura da paz, desenvolvimento sustentável, doenças sexualmente transmissíveis e formação de grupos de discussão de saúde mental, serão ofertadas a todo o alunado, como forma de prevenção de doenças e promoção à saúde.


 
O secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, informou que o evento se reveste da maior importância pela junção de esforços de profissionais da saúde e da educação, e pelo bem-estar e melhoria de vida dos alunos arapiraquenses.


 

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

segunda-feira, 11 de março de 2013

Criança e Internet: Que cuidados devemos ter



Sabemos que a Internet é uma grande fonte de entretenimento e conhecimento, atualmente, indispensável na vida das pessoas. Porém, também existem riscos que às crianças como a pedofilia, altamente preocupante; a pornografia e os crimes virtuais. As crianças não são como os adultos, que no geral sabem as consequências das atitudes. Elas são inocentes e em muitas vezes não sabem distinguir o certo do errado.
Dicas simples, que poderão fazer muita diferença na vida de uma criança ou adolescente:

1. Jamais colocar informações pessoais em sites de relacionamento

Não permita que seu filho coloque número de telefone, endereço da casa ou escola ou qualquer outro tipo de informação que possa ser encontrado.

2. Não use o site de relacionamento para expor a sua agenda


Instrua seu filho a não colocar informações em site como Orkut e MSN de lugares onde estarão, com dia e hora. Muitos costumam colocar no MSN frases do tipo: “Amanhã natação no ginásio, espero vocês às 14 horas!”. Aparentemente uma frase simples, mas em uma mente maldosa pode oferecer muitas informações.

3. Nunca fale com estranhos


Não falar com estranhos é um dos primeiros ensinamentos que os pais dão aos seus filhos na vida. Ensine à eles que na Internet não é diferente. A suposta proteção que acham que possuem por estarem atrás de uma tela não é real, então, deixe isso bem claro para as crianças. Explique que as pessoas podem se passar por pessoas que não são, que um adulto pode dizer que tem a sua idade, mas na realidade não é o acontece.

4. Não mostre suas fotos e sua imagem


As crianças devem ser proibidas de enviar fotos ou ligar a webcan para pessoas estranhas, mesmo que elas considerem um amigo virtual. Como foi citado acima, muitos adultos se fazem passar por crianças para coletar informações da sua vítima. Não permita também que seus filhos coloquem fotos inapropriadas em sites de relacionamento, como poses que não combinam com a sua idade. Roupas curtas e de banho devem também ser evitas. Existem pessoas que encontram essas fotos e as divulgam em sites de pedofilia ou mesmo prostituição infantil.

5. Acompanhe as amizades de seus filhos


O principal de tudo é sempre ter contato com seus filhos. Uma boa conversa, explicando e esclarecendo tudo à eles é o melhor método de segurança na Internet e na vida. Dê confiança à eles, instrua a sempre contar o que acontece na Internet, com quem conversou, o que conversou, enfim, mostre-se preocupada e sempre converse muito.

6. Estimule seu filho a navegar em sites seguros e divertidos para a sua idade


Existem vários sites que são bem interessantes para as crianças. Assim elas esquecem um pouco que na Internet só existe sites de relacionamento e MSN.



quinta-feira, 7 de março de 2013


Juntos, Meliá Hotels International e UNICEF estão fazendo mais pelas crianças. Desde setembro de 2011, a parceria “Aliança”, que já é sucesso no exterior, chegou ao Brasil trazendo a oportunidade de levar para mais pessoas a mensagem de proteção para crianças e adolescentes.

Há um ano e meio, os hóspedes de 12 unidades da rede Meliá Hotels International estão tendo a oportunidade de colaborar diretamente com os programas do UNICEF por meio de uma doação de R$ 1 descontada em sua fatura de hospedagem.

Em outubro de 2012, por ocasião do Dia da Criança, a rede Meliá Hotels International intensificou a campanha com a iniciativa É fácil sonhar. A ideia era aproximar ainda mais as pessoas da causa e mostrar que, durante o pernoite, o hóspede garantiria não apenas uma boa noite de sono, como também ajudaria a realizar os sonhos de centenas de crianças. Para isso, um folder em forma de viseira para dormir, distribuído para todos os apartamentos dos hotéis participantes, convidava o hóspede a participar da ação. Além disso, no período de outubro a dezembro, a iniciativa presenteou com uma viseira de verdade os hóspedes e colaboradores que fizeram uma doação adicional de R$ 10.

Graças ao esforço de seus funcionários e colaboradores, a rede Meliá Hotels International conseguiu um bom resultado com a campanha. Em 2012, a parceria resultou em quase R$ 62 mil em doações da rede, seus hóspedes e colaboradores.

Os recursos arrecadados foram destinados a apoiar as principais iniciativas do UNICEF no Brasil com foco nas regiões mais vulneráveis do Semiárido, Amazônia e comunidades populares dos centros urbanos. Nessas localidades, o UNICEF atua intensamente para reduzir a mortalidade infantil, evitar a transmissão vertical do HIV de gestantes para seus bebês, garantir o direito ao registro civil, reduzir o abandono escolar e a distorção idade-série e priorizar a educação de qualidade para todos.

Dia da Mulher

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.  Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

E é por essa razão que Arapiraca comemora essa semana, Marcada pelo Dia 8 de Março  - Dia da Mulher - com Palestras; Apresentações de Coral; Apresentação de Vídeos; Peça Teatral; Serviços ofertados como oftalmológico e clínico geral, maquiagens, penteados, emissão de documentos e muito mais.

Finalizando a semana ocorrerá o Show de Margarete Menezes, no Parque Ceci Cunha. 

Cronograma Integral da Semana: http://www.arapiraca.al.gov.br/semanadamulher/