quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prefeitura implanta 13ª horta escolar



A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, juntamente com o Corpo de Bombeiros, implantou, nesta segunda-feira (27), a décima terceira horta escolar da rede municipal de ensino.

Nessa etapa do projeto ocorreu a participação dos bombeiros mirins, sob a coordenação da tenente Graziela.



O projeto Horta Escolar tem como coordenadores as professoras Maria Valdira Monteiro de Lima, Thyeres Hamilton Leão Barbosa, Yjoancira Rosa, da Secretaria de Saúde, e Maryane Vieira, representante da Secretaria de Meio Ambiente.

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Arapiraca sedia Encontro de Grêmios Estudantis

Com o objetivo de incentivar apoiar e orientar ainda mais os alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação promoverá, no próximo dia 31 deste mês de agosto, o Encontrão dos Grêmios Estudantis.



O evento contará com a presença de 273 jovens de 27 estabelecimentos de ensino. O encontro terá como tema: Juventude Fazendo História”, e ocorrerá no Centro de Apoio as Escolas em Tempo Integral I, no período das oito às 16 horas.

“A Secretaria Municipal de Educação entende que a gestão participativa caracteriza-se por uma força de atuação consciente pela qual os membros da escola reconhecem e assumem seu poder de influenciar na determinação da dinâmica dessa unidade escolar, de sua cultura e de seus resultados”, explica a secretária Ana Valéria Peixoto.

E diante da importância dessa atuação coletiva e, por compreender a grandeza do mecanismo de participação da gestão democrática, a Secretaria de Educação adotou e incentivou a implantação e implementação dos Grêmios Estudantis nas 27 escolas da rede.

Os alunos trabalham em parceria com a equipe diretiva, contribuindo para o aprimoramento do processo educacional e atuando com finalidades educacionais, na elaboração e promoção de debates, apresentações teatrais, festivais de músicas, torneios esportivos, materiais de imprensa e outros eventos.

“É participando do Grêmio Estudantil e consciente do seu papel transformador, que os estudantes irão, de fato, e verdadeiramente discutir, opinar e participar da construção desta nova escola, se transformando em cidadãos críticos e participativos. Consequentemente contribuindo com a construção de uma nova sociedade”, completou.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Arapiraca será referência no programa Rede Cegonha



Gestores e técnicos de saúde estiveram reunidos, nesta terça-feira (21), no anexo da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, para definir as estratégias de atendimento dos serviços de média complexidade no atendimento a gestantes inscritas no programa Rede Cegonha.



Inicialmente, o grupo condutor de Rede Cegonha Estadual realizou uma previa discussão com a gestão municipal de saúde para avaliar e acompanhar a execução do plano e quais as estratégias propostas.

No turno da tarde, o grupo realizou visita às instalações das maternidades, e conheceu o Grupo Condutor de Rede Cegonha municipal.

A Rede Cegonha tem como objetivo fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e saúde da criança com foco na atenção ao parto e ao nascimento e no desenvolvimento infantil de zero aos 24 meses; organizar uma Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e reduzir a mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade, entre outros benefícios.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Educadores das Arapiraquinhas terão curso de teatro


Por meio de parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, Secretaria de Educação e Cultura e Turismo, e Associação Teatral de Alagoas (Ata), através do projeto Novas Estradas da Ata, monitores, regentes e educadores das Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairro) e escolas da rede municipal de ensino, bem como a comunidade em geral, irão participar, a partir da próxima sexta-feira (24), de curso de preparação teatral.



O projeto Novas Estradas da Ata, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), teve seu inicio no último dia 17 deste mês, no auditório da Casa da Cultura, com a presença da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, do secretário de Cultura e Turismo, João José Marques, o Joãozinho Braúna, e, na ocasião foi apresentada parte da equipe de professores-doutores da Ufal e artistas que irão ministrar os cursos voltados para as equipes que atuam nas bibliotecas públicas, escolares, creches e escolas em tempo integral do município.

Trazido para Arapiraca pela bibliotecária Wilma Nóbrega, o principal objetivo do projeto é tornar o atendimento aos usuários e estudantes nas unidades mais dinâmico, com a teatrealização da leitura.

“A iniciativa trará maiores e melhores resultados, através do aprendizado de novas metodologias, uma vez que toda equipe esteja motivando o público a ler mais, enxergar e utilizar os acervos das bibliotecas com mais desenvoltura”, explica o coordenador do projeto, Marcos Antônio.

Cada curso tem a carga horária de 115 horas. Além da leitura e dramatização de textos, haverá aulas de expressão corporal, entre outras atividades.

|Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4634


Luciano é homenageado no Canaã


Na noite de terça-feira (14), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) foi homenageado por moradores, professores e estudantes na comunidade do Canaã, por conta da passagem de seu aniversário, ocorrido na segunda-feira (13).

O ponto alto da noite foi a apresentação da " História de Vida" do gestor municipal, em versos recitados por 17 alunas da Escola Fernando Collor de Mello.

Versos e fotos proporcionaram um retorno emocionante à cidade de Palmeira dos Índios, onde Luciano Barbosa nasceu. A primeira casa, o bairro, o colégio onde estudou, a primeira comunhão, as brincadeiras relembraram a infãncia. A adolescência e a juventude, o universitário e seu engajamento político, o profissional e sua trajetória como homem público também foram apresentadas destacando o comprometimento do jovem e do cidadão Luciano Barbosa. 


No encerramento da homenagem o prefeito, visivelmente comovido, frisou que a educação é ponto de partida para uma sociedade mais igualitária e revelou estar surpreso e feliz com o carinho demonstrados por todos e destacou que o maior presente é poder sentir e comprovar o respeito que os arapiraquenses demonstram pelo seu trabalho a frente da prefeitura de Arapiraca.


http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4614

Luciano Barbosa



O Comitê Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq parabeniza o Prefeito Luciano Barbosa por seu trabalho, atenção e dedicação voltado as crianças e adolescentes do município de Arapiraca.





quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ideb de Arapiraca continua subindo

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Portal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgou o mais novo quadro da avaliação dos municípios brasileiros.

De acordo com os dados, o município de Arapiraca, no ensino da 4ª série, mostra uma evolução e um crescimento desde o ano de 2005.


O levantamento revela que o índice subiu de 3.0 para 4.1 em 2011. Ainda de acordo com o portal do Ministério da Educação, Arapiraca alcançou a meta estipulada para o ano de 2013, ou seja, com dois anos de antecedência, já que a avaliação tem como base o ano de 2011.

As unidades que apresentaram o resultado mais positivo foram as Escolas de Ensino Fundamental Carlos Alberto de Melo, no bairro Santa Edwiges, com 5.1, e Professora Maria das Neves, no bairro São Luiz, com índice de 5.9.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, comemora os resultados divulgados pelo MEC. “Tudo isso mostra que estamos no caminho certo, graças ao apoio do prefeito Luciano Barbosa, que tem apoiado as ações, projetos e iniciativas voltadas para o fortalecimento do ensino de qualidade em Arapiraca, a exemplo da implantação das escolas em tempo integral”, afirma Ana Valéria.



Escola Municipal Pedro Suruagy realiza Feira de Saúde


A Secretaria de Saúde de Arapiraca, através da área técnica de Promoção da Saúde (4º Centro de Saúde/ NASF), em parceria com Secretaria de Educação e Assistência Social realizou “Feira de Saúde” nesta terça-feira(14), das 08h às 12h, na Escola Municipal Pedro Suruagy, no bairro Itapuã.

Os alunos do ensino fundamental participaram de um “Carrocel de Informações” que contou com orientações sobre saúde bucal, além de palestras abordando alimentação saudável, meio ambiente (destino responsável do Lixo), álcool, tabagismo e outras drogas, gênero/sexualidade/gravidez na adolescência.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou vacinas de hepatite, DT, triplice viral. Os alunos participaram de palestras sobre prevenção da dengue e na sequencia tiveram o “cineminha da dengue “. Um técnico da Promoção da Saúde responsável pela prevenção de acidentes e violência no trânsito ministrou palestra e atividades lúdicas com as crianças.

 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Moradores da Primavera ganham quarta Arapiraquinha




O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, irão entregar, na manhã de segunda-feira (13), aos moradores do bairro Primavera e adjacências, a quarta Arapiraquinha, que tem o nome do professor Erasmo Soares de Araújo.

A solenidade está prevista para as dez horas, com apresentação do Coral Sinfônico da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, sob a regência da professora Ana Maria.

A programação também inclui contação de estórias, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica Municipal Músico Ari de Queirós, e entrega de uma placa e um livro de pano, produzido no projeto Mães Leitoras Construindo a Leitura Para as Crianças.

O Projeto das Arapiraquinhas é uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

As bibliotecas públicas digitais são construídas com recursos próprios e visam estimular a leitura e promover o acesso aos bens culturais e informacionais e gerar oportunidades de conhecimento para todos.

Atraindo significativo número de usuários de todas as faixas etárias, as bibliotecas contam com um espaço multicultural que disponibilizam o acesso à informação através do seu acervo composto por livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, jogos, acervo braille e acesso à internet.

Pela relevância dos serviços oferecidos , o Programa Arapiraquinha: bibliotecas públicas recebeu durante o XXIV CBBD – Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado pela FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, juntamente a AAPB – Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia em Alagoas, o Prêmio Biblioteca Modelo, sendo contemplada com mobiliários da BICCATECA- Programa para informatização dos acervos e serviços da empresa Contempory.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora-geral do projeto, todas as ações visam cumprir o Manifesto da Unesco para as bibliotecas públicas, com programas de estímulo à leitura e a promoção de atividades lúdicas e educativas.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Projeto estimula resgate das brincadeiras de criança




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Promoção da Saúde, está executando o projeto “Resgatando Brincadeiras de Criança com Ênfase na Cultura de Paz”.

Profissionais estão pintando aviões (amarelinhas) e trilha do trânsito (educativa) nas escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca.

As pinturas são mais um recurso para resgatar as brincadeiras infantis, que foram esquecidas, e, dessa forma, melhorar a relação interpessoal, prevenindo a violência, estimulando a prática de atividades físicas e combatendo o sedentarismo”, explicou a assistente social Fátima Ramalho.

As escolas Benjamim Felisberto (Gruta d'Água), Caic (creche e escola), José Pereira Lúcio (Bananeiras), João Lúcio da Silva (Vila Aparecida), José Pereira Sobrinho (Baixa do Capim), Dom Constantino Lüers (Mangabeiras), Marieta Rodrigues Peixoto (Baixa da Onça) Professor Lúcio Alberto de Melo (Pau d'Arco), Lourenço de Almeida (Bálsamo), Jaime de Altavila (Baixão), Manoel Humberto (Batingas), Guimarães Passos (Povoado Fernandes), Cônego Epitácio Rodrigues (Vila São Francisco), Anna Bernardes Silveira (Serra dos Ferreiras) já tiveram suas pinturas concluídas.

O psicopedagogo Damião Lima enfatiza que, o brincar na vida da criança, ajuda no desenvolvimento social, psíquico e físico, estimulando o aluno na aprendizagem.
“Através da brincadeira, o aluno forma conceitos, relaciona ideias e estabelece relações lógicas, desenvolvendo também a expressão oral e corporal, reforçando habilidades sociais e reduzindo a agressividade, bem como a construção de seu próprio conhecimento”, salientou.

O grupo IEC, sob a coordenação do psicopedagogo Damião Lima e Ricardo Leão, assistente social, idealizador da trilha do trânsito, são responsáveis pelas atividades.


Profissionais da Educação participam de formação e planejamento

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Educação e Departamento Pedagógico, inicia, nesta terça-feira (7), Curso de Formação Continuada para os professores e recreadores dos estabelecimentos de ensino no município.



A capacitação será realizada até quarta (8), no Centro Municipal de Formação, no bairro Alto do Cruzeiro, sob a coordenação da diretora do Departamento Pedagógico, Maria Gorete, tendo como facilitadoras as professoras Gilvaneide Amorim, Katia Silene Carvalho e Patrícia Leandro.

Nos dois dias, os profissionais debaterão temas voltados para o planejamento, metodologia de ensino e avaliação.

“O investimento na Educação Infantil é a garantia de sucesso durante todo o processo de formação e educação de cidadãos e cidadãs”, afirmou a secretária Ana Valéria Peixoto, destacando o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e equipe.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Prefeitura promove Semana da Saúde e da Amamentação



A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Área Técnica de Promoção da Saúde, realizou, na manhã deste domingo (5), uma série de atividades para celebrar o Dia Nacional da Saúde.



A programação de abertura ocorreu às nove horas, no Ginásio Poliesportivo João Paulo II, com passeio ciclístico que registrou a participação de 100 esportistas, com apoio da Associação Magrelas Bike.




A secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, acompanhou de perto da realização das atividades, incluindo mutirão de prevenção de doenças, combate à obesidade, orientações acerca da alimentação saudável, saúde bucal, DST/Aids, prevenção da dengue, atividades de cultura de paz, distribuição de material educativo, recreações e brincadeiras de crianças.


Outro ponto alto do evento foi marcado com a Feira de Animais. Sob o acompanhamento do Centro de Controle de Zoonozes e Associação Humanística de Proteção dos Animais de Arapiraca (AHPAR), o público teve a oportunidade de receber um cão ou gato.





Semana da Amamentação



As atividades começaram dia 1º deste mês de agosto, em Maceió, com abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno na Maternidade Santa Mônica, incluindo exposição de banners das experiências exitosas em saúde no município de Arapiraca, pelos profissionais do BLH Ivete França Lima.

Na quinta-feira (2) ocorreu o lançamento do projeto-piloto: Capacitando os ACS em Aleitamento Materno – USF Canaã e Capim. Na sexta-feira foram realizadas palestras e panfletagem nas Maternidades Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Hospital Regional de Arapiraca e Hospital Afra Barbosa.

Emoção marca entrega da décima escola em tempo integral

 

Alegria e emoção tomaram conta, nesta sexta-feira (3), no bairro Planalto, durante a solenidade de inauguração da décima escola em tempo integral da rede municipal de ensino de Arapiraca.



O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram, a Escola de Tempo Integral Professor Mário César Fontes, que foi construída com recursos próprios e vai atender mais de 800 alunos do bairro e adjacências.




Na abertura do evento, a Banda de Fanfarra Mário César Fontes, da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda fez apresentação ao público, juntamente com alunos dos coros Crianças Iguais e Flores das Paineiras, das escolas municipais Crispiniano Ferreira de Brito e José Ursulino Malaquias cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca, e músicas para as autoridades e público.



Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa lembrou das dificuldades para a implantação, no ano de 2007, da primeira escola de tempo integral no município.

“Hoje, estamos inaugurando a décima escola aqui no bairro Planalto. Esse é um momento especial. Quero agradecer o apoio de todos e a confiança da comunidade. Esta escola tem o nome de um homem que dignificou a Educação. É importante colocar bons exemplos para a sociedade, e o professor Mário César representa tudo isso. Gostaria que os educadores desta escola sigam o exemplo dele, a fim de que possamos avançar ainda mais”, completou o prefeito.


Com investimentos próprios da municipalidade, a nova escola em tempo integral tem 24 salas de aula, refeitório, cozinha, banheiros, escovódromo, pátio coberto, sala de administração, auditório para 50 pessoas, entre outros departamentos.

O modelo de ensino das escolas em tempo integral de Arapiraca é referência nacional desde o ano de 2007, com a adoção da primeira unidade.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Escola de Arapiraca leva experiências para outros estados



A Escola Municipal Benjamin Felisberto, localizada na comunidade de Gruta d'Água, na zona rural de Arapiraca, está levando suas experiências de sucesso para outros municípios da Região Nordeste.

Nos dias 30 e 31 deste mês de julho, a diretora da escola, professora Ednalva Pinheiro, enviou representantes da unidade de ensino para um curso de formação, no Campo da Sementeira, na cidade de Glória do Goitá, no interior de Pernambuco.


Arapiraca foi representada pela professora Áurea Stela, o agente administrativo Francisco da Silva, a assistente educacional Maria Thaís e a aluna do 5º ano Keytiane.

A diretora Ednalva Pinheiro destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) na manutenção do projeto de tecnologia para a educação que a unidade de ensino é referência em todo o Brasil.

A gestora e idealizadora do projeto assinou o termo de responsabilidade, para dar continuidade aos roteiros pedagógicos do Selo Unicef em sala de aula.

Educadores e alunos irão participar de capacitações e encontros de intercâmbio como Escola de Referência.

O título foi dado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), por meio do projeto Municípios e Adolescentes Mobilizados Para a Garantia de Direitos no Semiárido Alagoano e Pernambucano.

A instituição formulou o convite para a escola participar da oficina de planejamento e implantação dos Núcleos Territoriais de Educação Para a Convivência com o Semiárido.

Ednalva Pinheiro lembrou que o prefeito Luciano Barbosa assinou o Termo de Cooperação Técnica colocando a Escola Municipal Benjamin Felisberto à disposição do projeto financiado pelo Unicef.

Durante seis meses, 40% dos alunos com idade entre seis e 14 anos serão acompanhados pelos educadores para verificação dos índices de desempenho e desenvolvimento pessoal, escolar, físico e ambiental.




Rede municipal recebe décima escola em tempo integral


O prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, irão entregar, na manhã desta sexta-feira (3), aos moradores do bairro Planalto e adjacências, a décima escola em tempo integral.

A unidade de ensino tem o nome do ex-secretário de Educação, o saudoso professor Mário César Fontes.

A solenidade está marcada para começar às dez horas. A nova unidade de ensino está construída em uma área com 3.200 metros quadrados, sendo mais de 2.100 metros quadrados de área construída.

Com investimentos próprios da municipalidade, a nova escola em tempo integral terá 15 salas de aula, refeitório, cozinha, banheiros, escovódromo, pátio coberto, sala de administração, entre outros departamentos.

O modelo de ensino das escolas em tempo integral de Arapiraca é referência nacional desde o ano de 2007, com a adoção da primeira unidade.

Atualmente, o município conta com dez escolas para o atendimento a mais seis mil alunos do Ensino Fundamental, na área urbana e na zona rural do município.

O projeto pedagógico inclui, pela manhã, atividades curriculares e, no período da tarde, jornadas ampliadas de reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de capoeira, dança, música e aulas de artesanato, culinária e reciclagem com as mães, além de aulas de informática, inglês e a inclusão da disciplina Filosofia na grade curricular e alimentação cinco vezes ao dia.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012





Na quarta-feira, 1º de agosto, às 14h, com o apoio da Fundação Abrinq – Save the Children, a Casa Angela, organização conveniada ao Programa Nossas Crianças, realizará a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012.

O leite humano é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida e é especialmente importante nos casos de prematuridade e baixo peso. 

Ele supre as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê, possuindo mais de 200 constituintes que garantem o crescimento adequado e o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso da criança. Além de favorecer o vínculo afetivo mãe-bebê, ao complementar a ação do sistema imunológico a amamentação protege o recém-nascido contra infecções respiratórias e intestinais.

Segundo o Ministério da Saúde, a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por si só, reduziria em até 13% a mortalidade infantil. A amamentação é fundamental também para a saúde da mãe, uma vez que contribui na prevenção de hemorragias , anemia, câncer de mama e depressão pós-parto.

 Fonte: http://www.fundabrinq.org.br/

Escola promove formação e avalia PPP




A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação e direção da Escola de Tempo Integral Dom Constantino Lüers, na comunidade de Mangabeiras, iniciou, nesta segunda-feira (30), curso de formação com clínica pedagógica educacional, por meio de temáticas acerca de motivação educacional, ética no trabalho e relação interpessoal, bem como contextualização na Educação.

Para esta terça-feira (31), a partir das 8h30, será avaliado o Projeto Político Pedagógico (PPP), com a participação de educadores e integrantes da equipe técnica do estabelecimento de ensino.