segunda-feira, 30 de julho de 2012

Arapiraca participa de Seminário Internacional da Atenção Básica




O município de Arapiraca foi convidado para participar da sexta edição do Seminário Internacional de Atenção Básica, que está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 29 de julho a 1º de agosto deste ano.

Com a participação de 18 países, o evento tem o objetivo de oportunizar o debate entre gestores, administradores de sistema e serviços de saúde, pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, além de representantes de agências de cooperação internacional, sobre temas e propostas que possam contribuir para produção de novas tecnologias para gestão, além de permitir compartilhar experiências de boas práticas na organização do cuidado nos Sistemas de Saúde, focado na Ampliação e Melhoria da Qualidade da Atenção Básica / Primária à Saúde.

A atenção básica de Arapiraca foi convidada pelo Ministério da Saúde para a participar desta troca de experiências com todos os países com forma de expor as experiências exitosas do município, representado pela coordenadora da Atenção Básica de Arapiraca Aruska Kelly Magalhães, e a coordenadora de Saúde Bucal, Liliane Alves.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 22 anos: A luta por direitos continua



Ao comemorar os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que entrou em vigor em 13 de julho de 1990, convidamos você a uma avaliação de todas as conquistas e dos desafios que ainda virão.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 22 anos nesta sexta-feira, 13 de julho. Considerado internacionalmente como uma das legislações mais avançadas de proteção social à infância e adolescência, o grande mérito do ECA é estabelecer regras para que a criança e o adolescente sejam respeitadas como cidadãos sujeitos de direitos e a eles seja dada prioridade absoluta, principalmente na elaboração e implementação de politicas públicas.

Muitas conquistas foram alcançadas nesses anos, como a redução da mortalidade infantil e dos casos de desnutrição, o crescimento do número de crianças com registro civil e a ampliação do acesso de crianças e adolescentes ao Ensino Fundamental.

No entanto, ainda falta muito para assegurar direitos iguais a toda população infanto-juvenil. Em 2010 morreram no Brasil 46.355 crianças de 0 a 5 anos, isto é, 127 crianças por dia. E o mais preocupante: 31.133 ocorreram por causas evitáveis. De mais de 11 milhões de crianças entre 0 a 3 anos, apenas 18,4% frequentam creches e 4,3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham.

E os desafios são ainda maiores quando se trata do alcance às populações mais excluídas. Ao olhar apenas o resultado geral dos avanços, corre-se o grave risco de desviar a atenção do problema e, assim, condenar as populações menos favorecidas a conviver eternamente sem acesso às políticas sociais de educação, saúde e assistência.

Na publicação Análise da Situação dos Direitos das Crianças do Semiárido, lançada pelo Programa Criança com Todos os Seus Direitos, a Fundação Abrinq – Save the Children analisa os dados sobre a primeira infância em 37 municípios do semiárido brasileiro (35 em Pernambuco e 2 na Bahia). O estudo revela que as pesquisas requerem uma leitura cada vez mais cuidadosa, sobretudo quando se impõe a tarefa de analisar realidades específicas e bastante regionalizadas, que podem esconder diferenças importantes.

Ou seja, se na análise quantitativa mais generalizada o Brasil tem atingido suas metas, a análise deste recorte específico do Semiárido mostra que as dificuldades são maiores e que as crianças continuam tendo seus direitos negados.

A Fundação Abrinq – Save the Children celebra os 22 anos do ECA e reitera a necessidade de se divulgar os avanços e desafios deste modelo de legislação, mas que ainda precisa ser compreendida para que seja efetivamente implementada e torne possível a construção de uma realidade mais digna e mais justa para as crianças e adolescentes do país.

Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq

 *Fontes: Datasus/2010, IBGE 2010, Pnad/IBGE 2009

terça-feira, 24 de julho de 2012

Seja Prefeito(a) Amigo(a) da Criança!

O Programa Prefeito Amigo da Criança lança a Plataforma Eleitoral da Gestão 2013-2016
Sr(a). Candidato(a), faça o download do Termo de Adesão e assuma o compromisso com a criança e o adolescente durante sua gestão.
Mas o que é ser Prefeito Amigo da Criança? Está escrito na Constituição Federal: “é dever do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.”
Em 1996, a Fundação Abrinq – Save the Children criou o Programa Prefeito Amigo da Criança, que a cada eleição convida os candidatos a colocarem a criança e o adolescente como prioridade do governo municipal.
Desde a primeira edição, referente a gestão 1997-2000, o Programa já mobilizou 6 mil prefeitos a implementarem ações em favor da infância e adolescência de modo articulado e integrado, com participação social e transparência. Uma prova de que é possível construir uma realidade mais digna e mais justa para as crianças e adolescentes do país.
Para ser amigo da criança, o primeiro passo é o(a) candidato(a) a prefeito(a) assinar o Termo de Adesão, elaborado pela Fundação Abrinq – Save the Children, assim ele se compromete em priorizar, em sua gestão, o bom atendimento às necessidades da população infanto-juvenil, o que significa investir em saúde, educação, cultura, esporte, lazer e assitência social, além de fortalecer e trabalhar em parceria com os demais atores que integram o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
O Termo de Adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança já está disponível para download, clique aqui. Depois de assinado deve enviado para a Fundação Abrinq: Av. Santo Amaro, 1.386 – 1º andar – Vila Nova Conceição – CEP 04506-001 – São Paulo – SP.
Conheça o vídeo da campanha e convide seus candidatos a aderirem à 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança:




segunda-feira, 23 de julho de 2012

UNICEF lança campanha para salvar 45 milhões de crianças



Salvar a vida de 45 milhões de crianças até 2035, com tratamentos para doenças curáveis como a pneumonia, paludismo ou diarreia, é o desafio de uma campanha lançada hoje pela UNICEF, em parceria com 80 governos.

Promovida pela ONU com os governos dos Estados Unidos e Índia, a campanha "Call to Action", lançada num fórum de alto nível em Washington, envolve também parceiros do sector privado, sociedade civil e organizações religiosas e é um "renovar da promessa para as crianças de todo o mundo", afirma o director da UNICEF.

"Temos as ferramentas, os tratamentos e a tecnologia para salvar milhões de vidas cada ano e não há desculpa para não as usarmos", afirmou Anthony Lake, director da agência da ONU para as Crianças (UNICEF), antes do lançamento da iniciativa.

Para Lake, atingir o objetivo implica um foco nas doenças que mais contribuem para a mortalidade infantil - diarreia, pneumonia e paludismo - aumentando a disponibilidade de tratamentos de baixo custo nos países mais afectados.

Nos últimos 40 anos, a mortalidade infantil caiu mais de 50 por cento, graças a novas vacinas, melhores cuidados de saúde e investimento na Educação, de acordo com dados da ONU.

Em 2010, 57 crianças em cada mil morreram antes de completarem cinco anos, a maioria vítimas de doenças curáveis, situando-se na África e Sul da Ásia as regiões mais problemáticas.

O objetivo da campanha "Call To Action" é reduzir este total para quase um terço - 20 fatalidades em 1.000 até 2035, o que significaria salvar a vida de 45 milhões de crianças durante esse período.

A estratégia passa por aumentar os recursos nos 24 países responsáveis por 80 por cento das mortes, com enfoque nas populações mais afectadas e nas doenças que levam a mais fatalidades.

A campanha tem ainda uma componente de educação de mulheres e crianças e medir os resultados de maneira mais eficaz.

Para o director da agência norte-americana para o Desenvolvimento (USAID), a tarefa está ao alcance da comunidade internacional.

"O desenvolvimento pode ser repleto de problemas que temos poucas formas de resolver. Ajudar uma criança a alcançar o seu quinto aniversário não é um deles", afirmou Rajiv Shah.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arapiraca terá evento sobre direitos de pessoas com deficiência


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Assistência Social, está apoiando a realização da Conferência Regional dos Direitos de Portadores com Deficiência.

O evento ocorrerá nesta sexta-feira (20), a partir das oito horas, no auditório do Centro de Referência Integrado em Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA).

Organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, dos Direitos Humanos e da Cidadania, a conferência regional contará com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, na construção de políticas públicas voltadas para a pessoa com algum tipo de deficiência.

Educadores participam de capacitação em saúde na escola


A Prefeitura de Arapiraca, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, promove mais uma curso de qualificação para educadores acerca de doenças sexualmente transmissíveis.

A capacitação ocorrerá na manhã desta quarta-feira (18), e faz parte do programa Escolas Promotoras de Saúde.

As atividades serão realizadas no auditório do Centro de Referência Integrado em Saúde (CRIA), sob a coordenação municipal DST/Aids e Área Técnica de Promoção da Saúde (Programa Saúde na Escola).

A capacitação tem como objetivo socializar informações acerca doenças sexualmente transmissíveis e discutir o uso de preservativos masculinos e femininos entre os adolescentes, possibilitando uma prática educativa baseada no diálogo e na construção de um projeto pedagógico preventivo de DST/Aids.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4543

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Criada mais uma horta escolar


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, implantou mais uma horta escolar.

Esta semana, alunos, professores e servidores realizaram o plantio de mudas nas dependências externas da Escola Tibúrcio Valeriano, no Alto do Cruzeiro.

Participaram do evento, a coordenadora do projeto, Maria Valdira Monteiro; Secretária Municipal de Educação, Ana Valéria; coordenador do Meio Ambiente, Thyres Hamilton Leão; coordenadora em Nutrição, Danielle Lira; bióloga Maryane Vieira, da Secretaria de Meio Ambiente, bem como a diretora da unidade de ensino, professora Nadja Barbosa, e as educadoras Dayana Monique Rodrigues e Joana d'Arc Julião Amorim, juntamente com alunos do 6º ao 9º anos.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rede Municipal de Ensino tem Frota Ampliada



Mais três comunidades rurais estão sendo beneficiadas com a ampliação da frota de veículos para o transporte de alunos na rede municipal de ensino, na gestão do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).

Esta semana, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregou mais dois ônibus escolares por meio de convênio com o Ministério da Educação (MEC).


Os coletivos foram repassados para as escolas Enéas Benedito, no Povoado Cangandu, e Laury Capistrano, na Vila São José, além da Escola João Lúcio, na Vila Aparecida.



Ana Valéria e o diretor de Transportes da Secretaria de Educação, Carlos Oliveira entregaram as chaves dos ônibus aos diretores das escolas, professores Jair Fernandes, Solândia Oliveira e Gilvan Inácio.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Escola Walter Bezerra recebe ações da Feira de Saúde


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última quarta-feira, 04, na Escola Walter Bezerra, no Bairro São Luiz, mais uma edição da Feira da Saúde. O evento é promovido pela área técnica da Promoção da Saúde e Programa Saúde na Escola.

Os serviços são coordenados pelos profissionais e servidores que trabalham no programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos incluem a realização de palestras acerca da sexualidade, uso de drogas, alimentação saudável, medicina alternativa, testes de hipertensão arterial, glaucoma, diabetes, entre outras doenças.  

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/