quinta-feira, 28 de junho de 2012

Luciano recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança


O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, nesta quarta-feira(27), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Dos 1.554 municípios brasileiros que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança, somente 182 municípios (12%) receberam o Prêmio, e Arapiraca foi um destes, por cumprir as metas estabelecidas no programa, incluindo a ampliação do número de escolas de tempo integral, as Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairro), entre outras ações a favor das crianças e adolescentes.



Estiveram presentes à solenidade de entrega do prêmio, além do prefeito Luciano Barbosa, a secretária de Desenvolvimento Urbano e de Planejamento, Caroline Albuquerque Santos, e os representantes do Comitê Pró-Selo Fundação Abrinq de Arapiraca, Silvestre Rizzatto (Contador e Técnico da Secretaria de Planejamento), Maria Emília Batista Sales (diretora de Planejamento da Secretaria de Educação), Aruska Kelly Gondim Magalhães (coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde) e Danielle Patrícia Valeriano Gomes (Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

 
Avanços

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Atualmente, o Programa está em sua quarta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012. O “Programa” tem abrangência nacional e está presente em todas as regiões e Estados do país.

No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do Programa Prefeito Amigo da Criança constroem o diagnóstico da situação da infância, elencam as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuam metas a serem atingidas até 2011.
No último ano de gestão são reconhecidos os municípios que apresentaram evolução significativa nos indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão bem como cumpriram os prazos e critérios estabelecidas pelo Programa  e que complementam a consolidação e análise do cenário municipal no que diz respeito à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes nos Eixos Temáticos:

- Promovendo Vidas Saudáveis;
- Acesso a Educação de Qualidade;
- Proteção Contra Maus Tratos, Exploração e Violência;
- Orçamento Criança - OCA;
- Sistema de Garantia de Direitos – SGD;
- Boas Práticas.

2º Fórum Comunitário do Selo Unicef



Na quarta-feira, dia 27, ocorreu no auditório no NCA - Núcleo de Cultura Avançada o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado (Edição 2009 - 2012).

Durante o 2º Fórum Comunitário, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, quilombolas, indígenas, radialistas, artistas, promotores de Justiça, juízes, agentes comunitários de saúde, entre muitos outros) são informados sobre as principais atividades e resultados do Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo. O plano foi traçado em 2010, quando foi realizado o 1º Fórum Comunitário, e a comunidade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios.

Em cada município, o evento é acompanhado por um profissional contratado (Mediador) e capacitado pelo UNICEF, com o objetivo de reunir informações para o processo de avaliação do município. Na ocasião, também é visitado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar.



Recepção com a participação dos palhaços

Realização das Inscrições

Exposição da Escola em Tempo Integral Manoel João da Silva

Exposição das Plantas Medicinais do Projeto Promovendo Educação e Saúde -
Escola Benjamin Felisberto

Exposição de Saúde da Criança

Exposição do Projeto Ambiental ECOSOL (Ecológico e Sustentável) - Escola Laury Capristano

Execução do Hino Nacional e de Arapiraca - Coral Flores das Paineiras da Escola José Ursulino

Formação da Mesa

Participantes

Coral Vozes do Campo - Escola Enéas Benedito

Dança do Coco Peneruê - Escola Manoel João

Agentes Protetores do Meio Ambiente com o Xote Ecológico - Escola Otávio Lourenço

Apresentação dos Pérolas Negras - Escola Luiz Alberto de Melo 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escola Municipal é primeiro lugar em prêmio do MEC

A Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, no bairro Jardim Esperança, foi contemplada com o II Prêmio de Experiências Educacionais Inclusivas- a Escola Aprendendo com as Diferenças.

Nesta terça-feira, durante reunião do Comitê do Selo Unicef, a secretária municipal de Educação, Ana Valéria, contou sobre a premiação ao prefeito Luciano Barbosa, que agradeceu aos funcionários da escola e destacou os trabalhos realizados nas escolas de tempo integral.

“Parabenizo todos os professores, funcionários e estudantes da escola por mais essa conquista. A pouco tempo também fomos contemplados com o Prêmio Abrinq. São orgulhos para nossa cidade. A educação inclusiva já é uma realidade nas nossas escolas, principalmente para aqueles que apresentam algum tipo de especialidade”, enalteceu.

Das 500 escolas avaliadas no Brasil, a Claudecy Bispo ficou entre as dez principais e após uma visita da técnica de representante do Ministério da Educação, Karine Bonfante, no início de junho, apareceu entre as três primeiras, sendo escolhida posteriormente a melhor de todo país.

A iniciativa é do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, além da organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI.

Agora, dois representantes da Escola Claudecy Bispo participarão no início de julho do VII Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva Direito e Diversidade, que acontecerá em Brasília. Na ocasião será divulgada as ações das experiencias educacionais feitas na instituição arapiraquense.
Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4484

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Workshop em Alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil




Com o tema "Ações intersetoriais no combate ao trabalho infantil", a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), encerrou, nesta quarta-feira (20) o Workshop em Alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (lembrado no dia 12 de junho).

Na manhã desta quarta-feira, após a solenidade de lançamento da revista “Experiência Exitosas em Saúde de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) visitou os estandes e parabenizou as equipes e os organizadores do workshop.



Apresentação do Coral da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa.

Apresentação de Karatê da Escola Caique


Apresentação Xote Ecológico da Escola Dom Constantino.


Apresentação de Dança com Comunidade Quilombola.

 
Alunos do Pró-Jovem Adolescente fazendo malabarismo.

Workshop em Alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país.

No Brasil, a Constituição Federal proíbe o trabalho infanto-juvenil a todos os menores de 16 anos. Antes da idade determinada, somente é possível trabalhar legalmente na condição de aprendiz e a partir dos 14 anos.

Na terça-feira, 2ºdia do Workshop em Alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, houve a recepção no Hall do Centro Administrativo com Palhaços e Pernas-de-Pau.




Na Arapiraquinha, a Prof. Maria Cristina (Tininha) contava estórias com a ajuda das crianças e adolescentes.

Dança Carimbó, com a Escola Enéias.


Paródia dos APMA's (Agentes Protetores do Meio Ambiente) sobre o Trabalho Infantil.


Apresentação Coco Peneruê da Escola Manoel João.



Reunião com o Prefeito Luciano Barbosa



Na tarde de terça-feira, dia 19, o Comitê Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq, Comitê Pela Vida, CMDCA e Conselho Tutelar reuniram-se com o Prefeito Luciano Barbosa, onde debateram sobre o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef que será realizado no dia 27 de junho, no auditório do NCA.

Na oportunidade os presentes parabenizaram o Prefeito pelo Prêmio da Fundação Abrinq - Prefeito Amigo da Criança, que ele receberá em Brasília no mesmo dia do Fórum Comunitário.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Workshop em Alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil


 

 Nessa manhã, dia 18, iniciou-se a Programação do Workshop em Alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, no Hall de entrada do Centro Administrativo, que estenderar-se aos dias 19 e 20. Uma iniciativa do CEREST (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador).


Iniciou com a Solenidade de Abertura, seguido da Apresentação do Coral Flores das Paineiras, posteriormente da Apresentação do Balet Clássico - Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo e em seguida Apresentação do Carimbó da Escola Enéias.



CEREST

Resgatando Brincadeiras de Criança



Saúde da Criança


Selo Unicef

PETI


 Arapiraquinha



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Comunidade quilombola recebe projeto Leitura Viva


Os alunos da Escola de Tempo Integral Manoel João, localizada na comunidade remanscente quilombola de Carrasco, receberam, nesta quinta-feira (14), as ações do projeto Leitura Viva.

Lançado em abril, pela Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Educação, o projeto de estímulo à leitura já mobilizou crianças e professores de creches das comunidades de Cangandu, Bananeiras, Poção, Lagoa Cavada e Vila São Francisco.


Sob a coordenação da equipe de professoras e monitoras Maria Cristina (Tininha), Maria de Fátima, Fabiana e Rosângela, o projeto Leitura Viva inicialmente repassou conhecimentos para crianças com idade entre dois e cinco anos.

As educadoras e monitoras repassaram informações e conhecimentos acerca do manuseio de brinquedos lúdicos, além de ouvirem a contação de estórias e também contarem suas próprias estórias para os coleguinhas.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, o projeto está recebendo total apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).

Ela adiantou que o projeto, inicialmente, está sendo levado para as comunidades rurais e, em outra etapa, chegará às escolas e creches da área urbana de Arapiraca.


Representante do Ministério do Trabalho elogia escolas integrais


O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, José Gomes, elogiou a adoção das escolas de tempo integral, em Arapiraca, e a importância das ações educativas e de lazer para a redução dos índices de crianças fora da sala de aula e a consequente redução da exploração do trabalho de jovens.

A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (14), durante abertura do Seminário Regional de Combate ao Trabalho Infantil.

Gestores públicos, assistentes sociais e representantes do Ministério do Trabalho, profissionais de saúde, conselhos tutelares e de defesa das crianças e dos adolescentes de vários municípios alagoanos participaram do evento, no auditório do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA).


Na abertura das atividades, crianças que fazem parte da Banda de Música do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro Bonsucesso, em Arapiraca, tocaram os hinos do Brasil e de Arapiraca para o público presente.


De acordo com a superintendente de Assistência Social da Seades, Arabela Mendonça, o município de Arapiraca foi escolhido para sediar o primeiro seminário, em razão de ter alcançado a maior meta de redução no País, com 36,15% de diminuição de crianças e adolescentes exercendo atividades laborais.

“O objetivo é promover a troca de experiências com os gestores municipais e diversos segmentos da sociedade civil, por meio da interiorização da campanha para o fortalecimento das ações de enfrentamento, sobretudo na elaboração do Plano Estadual de Combate ao Trabalho Infantil até o início de suas atividades em dezembro deste ano”, acrescentou.