quinta-feira, 31 de maio de 2012

Luciano é reconhecido Prefeito Amigo da Criança Fundação Abrinq




O município de Arapiraca recebeu, nesta quarta-feira (29), informações da Fundação Abrinq sobre o prêmio de Prefeito Amigo da Criança, sendo Arapiraca contemplada na categoria Reconhecimento Pleno.

A premiação ocorre ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança, quando são reconhecidos os gestores municipais que investem em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

De acordo com o ofício da Fundação Abrinq, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) foi reconhecido dentre gestores de todo o Brasil. Foram avaliados 1.566 prefeitos que tiveram os nomes inscritos para a premiação.

Ainda de acordo com o documento, a entrega oficial do prêmio Prefeito Amigo da Criança ocorrerá em Brasília, no próximo dia 27 de junho, na Câmara dos Deputados.



Segundo a articuladora do Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq no município de Arapiraca, Adjinã Martins, o reconhecimento é fruto de um trabalho de toda equipe do prefeito Luciano Barbosa, com as ações e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Ela acrescentou que o Comitê Municipal conta com o apoio da Defensoria Pública, Comitê Materno-Infantil, Núcleo de Cultura Avançada e Universidade Luterana do Brasil, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Economia e Finanças e Universidade Federal de Alagoas.

A Fundação Abrinq é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.


Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Semana do Meio Ambiente tem concurso e plantio de mudas

 


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), inicia, nesta terça-feira (29), a quinta edição da Semana do Meio Ambiente.

A programação inclui concurso de cartazes com o tema: “Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Pratique essa ideia”.

Os trabalhos ficarão expostos para votação até o dia 1º de junho, no Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunhar.

Participam do concurso, alunos de várias escolas da rede municipal de ensino. O objetivo da produção dos cartazes é envolver a comunidade escolar na semana do meio ambiente e estimular os alunos a participarem das discussões ambientais.



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Reunião do Comitê Pró-Selo Unicef e CMDCA




Na tarde de Quarta-Feira, dia 30, ocorreu no Centro de Formação uma reunião do Comitê Pró-Selo Unicef e do CMDCA para debater as providências cumpridas e a serem cumpridas, a cerca do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef (Edição 2009-2012) que será realizado no Auditório do NCA - Núcleo de Cultura Avançada, no dia 27 de Junho. 

Projeto Ninar



O Ninar é um Projeto de extensão vinculado ao PIBIP - Ação (Pró Reitoria da Universidade Federal de Alagoas). Começou a ser desenvolvido no mês de Maio de 2011 e trabalha a Musicoterapia como instrumento para o fornecimento do vínculo mãe-bebê, enquanto terapia alternativa no cuidado humanizado de saúde, em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI-neonal).

As atividades do Projeto acontecem semanalmente, durante os sábados. As mães que estão com seus bebês internados em UCI Neonatal participam de capacitações em Musicoterapia, são incentivadas e acompanhadas a aplicar a música através do canto em suas visitas ao bebê como forma de estabelecer contato e dispensar cuidados.

A Música

O nascimento, quando acompanhado de problemas durante o parto, gera uma sensação de falha materna  e o contato com o bebê torna-se mais difícil devido às condições apresentadas pela hospitalização. Dessa forma, permance nas mães, após a separação precoce do filho, uma sensação corporal e emocional de vazio, podendo prejudicar a relação afetiva do binômio.

Dentre as estratégias de (re)aproximação entre eles, existe o uso da Música. Sabe-se que a música é capaz de trazer bem-estar quando aplicada como terapia, mas para que isso seja possível é preciso que quem a conduz, assim como quem a recebe, acredite. Dessa forma, a abordagem a essas mães está organizada de forma a sensibilizar, apoiar e assegurá-las quanto às consequências benéficas que a música é capaz de possibilitar.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Viva Arapiraca! Viva Mamãe e Bebê!


 


Na tarde do dia 18 de maio na Praça Luiz Pereira Lima, houve a finalização da Semana 100% Mamãe e Bebê com o Viva Arapiraca - Viva Mamãe e Bebê, onde foram desenvolvidas várias atividades simultaneamente, oportunizando a sociedade obter informações diversificadas.



* Explicações para as gestantes sobre seus Direitos e dos Direitos do seu Bebê.



* Apresentações de dança, com os grupos dos APMA'S - Agentes Protetores do Meio Ambiente  do Colégio Hugo José Camelo Lima - Arapiraca e da Escola Manoel Humberto - Batingas.






* Entrega da carteira de adolescente, explicando sua utilidade e devida importância.



* A participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, com dicas de saúde.



* Fisioterapeutas ensinaram as mães massagens para acalmar seus bebês.



* Entrega de preservativos para Adolescentes.



* Educadores do Projeto “Resgatando Brincadeiras de Criança, semeando a cultura Paz nas Escolas” estiveram presentes estimulando o desenvovimento das crianças e seus relacionamentos com brincadeiras com sacos e bambolês.




* Entrega de brindes.








sexta-feira, 18 de maio de 2012

Semana 100% Mamãe e Bebê




Na manhã de Quarta-Feira, dia 16, no Galpão do Tuta foi realizado um encontro com as gestantes das seguintes Unidades: 2º Centro, Bom Sucesso, Cohab  Nova, Jardim das Paineiras, Baixão e Zélia Barbosa.
Onde fez-se presente a Secretária da Saúde Sandra Márcia que enfatizou a importância da Semana 100% Mamãe e Bebê para prevenção da mortalidade materna e infantil e humanização na assistência ao binômio mãe e bebê.

Houve orientações sobre relaxamento e exercícios para as gestantes com o fisioterapeuta Murilo.


Em seguida a Coordenadora da Saúde da Criança Vilma Caetano de França relatou para as gestantes seus direitos e deveres:
NA MATERNIDADE  A CRIANÇA E A MÃE
       Receber a Caderneta de Saúde da Criança;
       O recém-nascido deve receber as vacinas BCG e Hepatite “B”;
       A puérpera deve receber uma mega dose de vitamina “A” e a vacina tríplice viral (se caso não completou o esquema de anti-tetânica durante o pré-natal deve receber as doses necessárias para  completar o esquema);
       O Registro Civil do bebê deve ser feito logo na maternidade (Hospital Regional e da Casa de Saúde e Maternidade Nossa senhora de Fátima)
A Unidade deve oferecer a VISITA DOMICILIAR
       Deverá ser realizada na primeira semana pós-parto, nos primeiros 07 (sete) dias de vida para avaliação das condições de saúde da mãe e do recém-nascido.
       A visita deverá ser realizada pelo ACS, Assistente Social, Odontólogo(a), auxiliar de enfermagem, Enfermeiro(a) ou Médico(a);
       Solicitar a Caderneta de Saúde caso a criança não a tenha recebido da maternidade.
       O TESTE DO PEZINHO DEVE SER REALIZADO NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA ( 3º AO 7º DIA DE VIDA).
       O Teste da Orelhinha pode ser realizado após 24 horas de vida.

A Coordenadora da Saúde da Mulher Pollyana Patrícia enfatizou que a gestante pode ser acompanhada na maternidade por qualquer pessoa que ela escolher, pois existe a  lei do acompanhante e também dos cuidados que a puérpera deve ter no pós-parto.




Livros de Pano




Durante a gravidez as mães podem incluir a leitura infantil na sua rotina, e ainda nos primeiros meses de vida os livros devem se fazer presentes, quando pode ser iniciada também a apresentação de figuras.
Os livros desempenham várias funções, que vão muito além de uma boa conversa.

Eles introduzem diferentes maneiras de comparar e aprender o mundo, já que os objetos reais são representados através de figuras, palavras e sinais, dando início a formas variadas de abstração.

Desde os primeiros meses é importante colocar livros de plástico ou tecido, no meio dos brinquedos dos bebês, para que comece a se familiarizar com estes. Os bebês tem uma capacidade muito grande de observar o mundo a sua volta.



"Quanto mais cedo a criança se familiariza com a leitura, mais chances têm de ser um adulto leitor. 
Os livros de pano são indicados especialmente para os bebês até os 10 anos de idade.
Os livros têm como objetivo passar valores, hábitos e conceitos aos pequenos sendo uma forma de incentivá-los a contar estórias. O conteúdo dos livros de tecido pode variar de acordo com a idade de criança" Fabiana Salsa.






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Parabéns Vilma !!!

 Polyana Patricia (Saúde da Mulher) e Vilma França (Saúde da Criança)




Os Membros do Comitê Pró-Selo Unicef e Abrinq, parabenizam a Enfermeira Vilma França, coordenadora da Saúde da Criança e integrante do Comitê, pela iniciativa de promover a Semana 100% Mamãe e Bebê, juntamente com Polyana Patricia, coordeandora da Saúde da Mulher.

O trabalho memorável conta com total apoio do Prefeito Luciano Barbosa, que tem valorizado sempre os trabalhos que venham contribuir para redução da mortalidade infantil no Municipio.

A Secretária de Saúde Enfermeira Sandra Márcia, juntamente com sua Equipe conseguiram integrar diversas parcerias, e com isto o sucesso é visivil através dos registros fotográficos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Semana 100% Mamãe e Bebê


Na terça-feira, dia 15 de junho, a equipe da Semana 100% Mamãe e Bebê estiveram no período da manhã no Hospital Nossa Senhora de Fátima e no período da tarde no Hospital Regional, onde foi Apresentado o “Projeto Ninar” que é um Projeto realizado por estudantes de enfermagem da UFAL que estimulam as mães com filhos na UCI a cantarem para os bebês e assim fortalecer o vinculo mamãe-bebê.

Ligado ao Programa de Iniciação Científica (PBIC), o Projeto Ninar tem como orientadora a professora Larissa Tenório Andrade Correia.

De acordo com a graduanda em Enfermagem, Aline Janielly Costa, as mães que vivenciam a internação de seu bebê após o parto e, em sua maioria, apresentam um alto grau de ansiedade, bem como algumas vezes mostram quadro de depressão, caracterizado pela quebra dos ideais tidos durante a gestação e pela impossibilidade de dispensar cuidados constantes ao filho recém-nascido.

Por sua vez, a aluna Marcela Farias adianta que o corpo comunica sentimentos através do conforto pela música, por outros sons, ou por ouvir alguém cantar, e por isso elas resolveram incentivar as mães com as tradicionais cantigas de ninar.

Profissionais da área saúde (enfermeiros, odontólogos, representantes do banco de leite) passaram pelas enfermarias dos Hospitais conversando com as mães e futuras mães sobre a importância do Aleitamento Materno Exclusivo até o 6º Mês, sobre a Doação de Leite Humano, a limpeza bucal dos bebês e retirando dúvidas.



Foram entregues brindes doados pelo Banco de Leite Humano a todas as mães presentes nos Hospitais.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Abertura da Semana 100% Mamãe Bebê





A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Criança e da Coordenação da Saúde da Mulher abriu oficialmente, às 09hh, nesta segunda-feira(14) a “Semana 100% Mamãe Bebê”, no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca – CRIA.

O evento contou com a presença da secretaria municipal de Saúde, Sandra Márcia da Costa, que representando o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) falou sobre a importância da mobilização intersetorial das secretarias, CMDCA, Conselho Tutelar, Unicef e rede hospitalar para maior sensibilização da sociedade sobre ampliação das ações de atenção a gestante e ao bebê.


O lançamento da Semana 100% Mamãe Bebê também contou com a presença da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lúcia de Fátima Queiroz, representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, representantes do projeto Mães Leitoras da Secretaria de Educação, PETI, ULBRA/NCA, PETI SAÚDE UFAL, Hospital e Maternidade Nª Srª de Fátima, Selo Unicef e Fundação Abrinq, diretores das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde e Uniodonto.

O evento aberto oficialmente com a benção do padre Luiz Raimundo Amaro, pároco da Igreja de São Pedro, aos profissionais da área de saúde, teve como atrações culturais a apresentação da aluna Cristefany Valentim, integrante do PETI do bairro Planalto que fez uma homenagem as mães cantando a música “Mãe, minha amiga” e a apresentação da profª. Tininha, coordenadora do projeto Mães Leitoras, contou a história “Adivinha o quanto eu te amo”. O evento foi encerrado pela coordenadora da Saúde da Criança, Vilma Caetano de França, com a presentação do projeto “Semana 100% Mamãe Bebê”

A “Semana 100% Mamãe Bebê” traz para os arapiraquenses, no período de 14 a 18 de maio, várias palestras, ações de saúde e sensibilização de gestantes e seus familiares, profissionais da área de saúde, atividades em Unidades Básicas de Saúde e hospitais parceiros para discutir o tema da saúde da gestante e de seu bebê de forma mais ampla.






sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dia das Mães




Como parte das celebrações do Dia das Mães, o UNICEF divulgará até domingo, por meio de seu site e das redes sociais, informações e dicas relacionadas ao direitos das gestantes, mães e seus bebês.

Você pode se unir a nós e ajudar a divulgar essas dicas e outras informações do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê até o próximo domingo, dia 13 de maio.


Vamos celebrar o Dia das Mães garantindo os direitos de cada uma delas!

Semana 100% Mamãe Bebê



Na próxima semana, do dia 14 ao dia 18 de maio, Arapiraca realizará a Semana 100% Mamãe Bebê.

A Semana Mamãe Bebê é voltada para a primeira infância, período compreendido desde o nascimento até os 6 anos de idade, onde os ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. 

Cronograma de Atividades: Semana Mamãe Bebê

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reunião do Comitê Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq

  


Quarta-feira, dia 09 de Maio, houve uma reunião do Comitê Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq realizada no Memorial da Mulher onde os integrantes debateram sobre o Planejamento do 2º Fórum Comunitário, que está previsto para o dia 27 de Junho no Auditório do NCA.

Texto: Polliana Vasconcelos

terça-feira, 8 de maio de 2012

Proibido fumar no carro com crianças



O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou  que o Governo vai avançar com a lei que proíbe os condutores de fumar no carro quando transportem crianças.

Paulo Macedo explicou no Parlamento que além da "restrição de fumar em ambientes fechados de modo mais abrangente, incluindo a proibição de fumar em veículos de transporte fechados quando transportem crianças", o Ministério vai ainda exigir a colocação de "advertências mais explícitas nas embalagens" de tabaco, escreve o Público.

Para o ministro, há um "impacto positivo" relativamente às recentes alterações legislativas na redução do consumo de tabaco, pelo que o Executivo vai continuar a apostar em medidas que sensibilizem a população para os perigos de fumar e de estar exposto ao fumo.

Fonte: http://www.portaldacrianca.com.pt/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inscrições abertas para a 13ª Edição do Prêmio Gestão Escolar



Estão abertas até 1° de junho as inscrições para a 13ª Edição do Prêmio Gestão Escolar, realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Todas as escolas públicas estaduais e municipais podem participar da premiação, que tem como objetivo estimular a melhoria do desempenho das escolas e o sucesso da aprendizagem dos alunos.  

As escolas participantes serão avaliadas em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços, e recursos. As que forem indicadas como “Destaque Estadual/Distrital” receberão um diploma e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Serão selecionadas também seis escolas como “Destaque Nacional”, que receberão um diploma e R$ 10.000,00 (dez mil reais). Dentre elas, será escolhida a instituição vencedora, que receberá o prêmio máximo de R$ 30.000,00 e o título de “Referência Brasil”.   

Os diretores premiados terão ainda a oportunidade de participar da viagem de intercâmbio para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até 1° de junho pelo site do CONSED (www.consed.org.br).

Para mais informações, acesse www.consed.org.br  e boa sorte!

Fonte: http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mães leitoras entregam livros para escola do Brisa do Lago


Referência em todo o País, o programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças concluiu, neste sábado (28), a segunda etapa das oficinas técnicas e práticas nas escolas de tempo integral de Arapiraca.

Iniciado em março do ano passado, na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, com a qualificação de 33 mães de alunos, o programa avançou para o bairro Jardim Esperança, mais precisamente na Escola de Tempo Integral Professora Claudecy Bispo.

As oficinas são realizadas com o apoio das monitoras Fabiana, Maria de Fátima, Maria Cristina (Tininha), que são coordenadas pela bibliotecária Wilma Nóbrega e ensinam as mães a produzir livros de pano para serem entregues aos filhos e às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa já implantou bebetecas nas Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairros) e creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de
idade.


Na tarde deste sábado, as mães dos alunos da Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo entregaram kits com livros de pano para a diretora da recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Professora Cleonice Barbosa, no Conjunto Residencial Brisa do Lago, localizado na comunidade de Olho d'Água dos Cazuzinhas.

A solenidade contou com a presença da secretária de Educação, Ana Valeria Peixoto; diretora e vice-diretora da Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, Nara Ribeiro e professora Roseane, bem como a diretora da Escola de Tempo Integral Cleonice Barbosa, professora Silvana.

Na abertura do evento, o público cantou os hinos do Brasil e de Arapiraca. Ainda na ocasião, as diretoras Nara e Roseane elogiaram a qualidade do programa e disseram estar encantadas com o trabalho e o jeito com o qual as mães aprenderam a confeccionar livros de panos.

“As mães também levaram cultura para suas casas, com o resgate dos laços familiares. Queremos ainda agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação. O ano de 2011 foi muito proveitoso para as nossas escolas, com a adoção de programas de incentivo à leitura e de valorização do ensino e do aprendizado”, afirmaram as gestoras.