sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto educativo-ambiental ganha Prêmio Victor Valla


As narrativas e relatos do projeto “Promovendo Educação e Saúde Através das Plantas Medicinais", desenvolvido por professores e alunos da Escola Municipal Benjamin Felisberto, na comunidade de Gruta d'Água, na zona rural de Arapiraca, foi o vencedor do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, promovido pelo Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

O processo de avaliação dos trabalhos ocorreu entre os dias 27 e 28 de março, no Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (MS), em Brasília.

A comissão julgadora examinou os projetos apresentados nas seguintes categorias: Textos Artísticos; Produção Audiovisual; Narrativas, Relatos e Pesquisas e Sistematizações.

Após a análise dos trabalhos, mais uma vez o município de Arapiraca, com o projeto da Escola Benjamin Felisberto, é avaliado com destaque em nível nacional.

De autoria da diretora Ednalva Pinheiro dos Santos Oliveira, com a participação de alunos e servidores, o projeto “Promovendo Educação e Saúde Através das Plantas Medicinais” obteve a nota 104, conquistando o primeiro lugar em sua categoria.

A segunda colocação ficou com a cidade de Pirenópolis, em Goiás, seguida em terceiro do projeto Chalé da Cultura, da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Aprendizagem e Tradição

Edinalva Pinheiro mobiliza professores, alunos e moradores da comunidade para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.

A iniciativa está revolucionando o aprendizado de centenas de alunos, que também participam da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde, tendo total apoio da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).
O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.
Além disso, a farmácia comunitária proporciona aos jovens a oportunidade de qualificação profissional. Edinalva Pinheiro afirma que o gerenciamento da farmácia e a manipulação dos medicamentos está sendo feita com a supervisão e apoio do sanitarista Saulo Sales.
O empreendimento conta com a produção de cerca de 20 remédios fitoterápicos, incluindo xaropes, pomadas, geléias, balas, tônicos, sabonetes, tinturas produzidos com a manipulação das ervas medicinais.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Adolescentes em Conflito com a Lei



Adolescentes de 15 a 17 anos com famílias desestruturadas, defasagem escolar e envolvidos com drogas que cometeram, principalmente, infrações contra o patrimônio público como furto e roubo. Esse foi o quadro revelado no estudo lançado no dia 10 de abril, em Brasília (DF), pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. A pesquisa Panorama Nacional – A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação, feita com base nos dados do programa Justiça ao Jovem, buscou traçar o perfil dos 17,5 mil jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas no Brasil e analisar o atendimento prestado pelas 320 unidades de internação existentes em território nacional. “A Justiça ao Jovem é uma adaptação da preocupação do mutirão carcerário à situação das crianças e adolescentes, que nunca havia sido pesquisada”, afirmou o ministro Peluso.

O estudo foi realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ com base nos dados colhidos pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF). Entre julho de 2010 e outubro de 2011, a equipe do programa percorreu todos os estabelecimentos de internação do país, entrevistou 1.898 adolescentes e coletou dados de 14.613 processos judiciais de execução de medidas socioeducativas de restrição de liberdade em tramitação nos 26 estados e no Distrito Federal.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do CNJ, e um dos coordenadores do Justiça ao Jovem, Reinaldo Cintra, a pesquisa servirá de base para a formulação de políticas públicas, tanto no Executivo quanto no Judiciário, que garantam a proteção de crianças e adolescentes no país, assim como a ressocialização daqueles que cometeram algum tipo de infração. “Pela primeira vez temos números sobre a qualidade de vida do interno, a forma com ele enxerga a medida que está sendo aplicada, como o Estado trata esses adolescentes e  como o Judiciário luta para acompanhá-los”, destacou o juiz.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

8ª Capacitação do Selo Unicef




Arapiraca sediou na quarta-feira(18), a 8ª Capacitação Selo Unicef 2012 – Metodologia do II Fórum Comunitário. O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrada – CRIA e contou com  a participação de representantes dos Comitês Pró-Selo Unicef e jovens de 19 municípios da região agreste e sertão de Alagoas.

A articuladora do Selo Unicef em Arapiraca, Adjinã Martins, recepcionou os convidados e em nome do prefeito Luciano Barbosa(PMDB) falou sobre a importância de políticas públicas voltadas a construção e consolidação de redes de proteção para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A primeira parte do evento contou com  a exposição e debate: Metodologia para o II Fórum Comunitário, ministrado por Maria Conceição Cardoso, coordenadora de monitoramento e avaliação do Unicef.  A realização de dois Fóruns Comunitários em todos os municípios brasileiros é prevista no Guia Metodológico de Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, dentro do eixo de Participação Social.

O primeiro Fórum realizado em Arapiraca efetuou um  diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município e com base nas problemáticas identificadas foi elaborado um plano de ação. O segundo Fórum Comunitário, está previsto para ocorrer no primeiro semestre deste ano e avaliará a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo Unicef e à concretização dos temas do Eixo de Participação Social.

A segunda parte da capacitação do Selo Unicef contou com a  palestra de Inaldo Marques, coordenador de educação para convivência do semiárido da ONG Serviço de Tecnologia Alternativo – Serta.



O tema abordado na segunda palestra, Adolescência: Competência para a vida – Trilhando caminhos de cidadania, foi apresentado de forma dinâmica com participação ativa dos jovens e representantes dos comitês Pró-Selo Unicef dos municípios de Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Taquarana, Teotônio Vilela, Estrela de Alagoas, Piranhas, Igaci, Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia, Poço das Trincheiras, Monteirópolis, Olho D´Água das Flores, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Maravilha, Feira Grande, Junqueiro e da anfitriã Arapiraca.


Segundo a avaliação dos participantes do evento as orientações fornecidas por Maria Conceição Cardoso coordenadora de monitoramento e avaliação do Unicef foi de fundamental importância para a condução dos trabalhos do II Fórum Comunitário que será realizado, em Arapiraca, em junho deste ano.


Inaldo (Serta), Maria Adjinã (Articuladora) e Maria Conceição (Coordenadora - Unicef)


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sancionada a Lei que cria a Semana Nacional da Educação Infantil



A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 03 a Lei 12.602/12, do Senado, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil. Pela proposta, a data será comemorada no dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.
 
Para ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a criação da data é importante, pois estimulará debates anuais em todo o país sobre os níveis de qualidade da educação infantil brasileira. “Estudos comprovam que quanto mais cedo a criança entra na escola, melhor é o seu desempenho educacional ao longo de toda a sua vida. A importância desta semana é a conscientização da sociedade sobre o direito humano das crianças à educação de qualidade”, destacou Rosário.

A educação infantil compreende o período referente à creche e à pré-escola, para crianças de até cinco anos de idade. O texto com a instituição do Dia Nacional da Educação Infantil foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quarta-feira (04).

Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações para população


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, como parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, realizou, no Largo Dom Fernando Gomes, diversas ações preventivas de saúde com a população, além da exposição de trabalhos que são feitos com usuários.

A programação começou bem cedo, às 05h30, com uma “bicicletada” no Bosque das Arapiracas, como parte das ações de combate à obesidade e ao câncer.

Participaram do evento, técnicos da promoção da saúde, saúde do homem, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do adolescente e jovem, saúde do idoso, NASF, Cerest, coordenação do DST/AIDS, CTA, Ufal – Pet Saúde Serviço Social, CCZ, CAPS AD e Vigilância Sanitária. Contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente, Esportes e Agricultura, da Unimed, Serviço Social do IESC, Sest/Senat, Sesc, Mundo Verde, Nutrishop, Farmácia Vivia e SMTT.

As ações realizadas:

•    Encaminhamento para Mamografia de rastreamento;
•    Realização de Citologia;
•    Encaminhamento para PSA;
•    Imunização;
•    Avaliação do estado Nutricional através da antropometria (UNIMED e NASF);
•    Orientações em Alimentação Saudável;
•    Farmácia Viva;
•    Saúde Bucal;
•    Atividades de Cultura de Paz;
•    Prevenção à Dengue (Promoção e CCZ);
•    Avaliação com Monofilamentos de Vasculopatia, pressão arterial e glicemia;
•    Orientação e divulgação do Projeto Valorizando a Vida e Núcleo Anti-Tabagismo;
•    Orientações Saúde do Trabalhador;
•    Atividades de Prevenção à Tuberculose e Hanseníase;
•    Entrega de Kits de Higienização para as Gestantes;
•    Ações de Saúde da Criança e do Adolescente;
•    Banco de Leite Humano;
•    CEMFRA;
•    Massagem e relaxamento (NASF);
•    Palestras e distribuição de material educativo sobre vários temas (Saúde do Homem, da Mulher, do Idoso, do Trabalhador, da Criança e Adolescente, Vigilância Nutricional, Prevenção à Dengue, Trânsito, Tabagismo, Álcool e outras Drogas);
•    SMTT – Blitz educativa de prevenção de acidentes e violência no trânsito;
•    Associação dos idosos.




Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

Conselho Tutelar vai implantar sistema de informações




O município de Arapiraca amplia suas ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente, com a implantação do Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informações Sobre a Garantia e Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (Sipia).

O novo sistema será apresentado em reunião marcada para a próxima quinta-feira (12). O Conselho Tutelar de Arapiraca está em novo endereço, localizado na Rua Guanabara, no bairro Capiatã.

O Sipia é um modelo de coleta de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, e se constitui em uma base real em todos os Estados para formulação de políticas públicas no setor.

É um sistema que está sendo formulado por etapas. É composto por módulos que abordam aspectos específico na área da criança e do adolescente.

Cada módulo tem seu projeto lógico e seu projeto físico com fontes geradoras de dados, instrumentos de execução, formas de gerenciamento própria, entre outras ações.

 
Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Inscrições abertas para curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids



Estão abertas as inscrições para o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a UNESCO (Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e participação do Ministério da Saúde, na modalidade de educação à distância (EaD).

O curso, construído ao longo dos últimos três anos entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, o curso é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE).

O curso está dividido em oito módulos: Apresentação e contextualização do curso; Adolescências, juventudes e direitos; Sexualidade, gêneros e diversidade; Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens; Álcool e outras drogas; Promoção da saúde; Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e Traduzindo em práticas.

Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC em: http://portal.mec.gov.br/index.phpItemid=290&id=12696&option=com_content&view=article. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).

Notícia enviada por Vanda Maria Costa - vanda.costa@aids.gov.br


Fonte: http://www.selounicef.org.br/

UNICEF promove encontros de rede de adolescentes pelo esporte nas 12 cidades-sede da Copa


O UNICEF está promovendo nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 uma série de encontros da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe). A iniciativa tem o apoio do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e de parceiros do governo e da sociedade civil.

Durante os encontros, os adolescentes conhecerão o planejamento dos municípios para a Copa 2014 e deverão elaborar propostas para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no esporte e por meio do esporte.

Os encontros fazem parte do processo de estruturação da Rejupe, rede criada em abril do ano passado em um encontro nacional dos adolescentes realizado pelo UNICEF no Rio de Janeiro.

O objetivo da rede é promover a integração e a participação qualificada de adolescentes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em espaços de discussão de políticas públicas de esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes brasileiros. A ideia é garantir que jovens lideranças contribuam para a construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos que serão realizados no País.

Os eventos fazem parte dos esforços do UNICEF no Brasil de contribuir com o País para a promoção do esporte seguro e inclusivo e para crianças e adolescentes e a construção de um legado social positivo dos megaeventos esportivos.


Prefeitura implanta serviço de ultrassonografia no 5º Centro






A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou, na tarde desta quinta-feira (29), mais um serviço para ampliar o atendimento às mulheres e gestantes.


A moderna sala, construída no prédio do 5º Centro de Saúde, foi entregue com a presença da secretária Aurélia Fernandes; subsecretária Cida Bento, além da coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Pollyana Patrícia Almeida, bem como de profissionais de saúde, servidores e convidados.
Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/