terça-feira, 30 de agosto de 2011

Por uma infância sem Racismo


Saúde da Criança



As ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança pressupõem o compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial.


As linhas de cuidado prioritárias da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno vêm ao encontro dos compromissos do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com o Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, com o Pacto pela Saúde e com o Programa Mais Saúde.

>Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29865

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gestantes participam de Fórum de Prevenção as DST's

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, realizou no Centro de Referência Integrado de Arapiraca – CRIA, o Fórum de Prevenção a Sífilis Congênita, HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. O evento voltado as gestantes visou informar as usuárias das Unidades de Saúde do município sobre as formas de contágil, prevenção e tratamento.

O evento teve como palestrantes: a coordenadora municipal do programa Saúde da Mulher, Poliana Almeida; a assistente social Liliane Leão e a coordenadora municipal do programa de Saúde da Criança e Adolescente, Vilma França.

Segundo, a Secretaria de Saúde, Aurélia Magna Fernandes Dias, os programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Arapiraca visa contemplar a população de forma ampla desde a prevenção ao tratamento das doenças.


Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3625

Município já vacinou 93,89% das crianças contra a paralisia

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou 93,89% das crianças contra a paralisia infantil.

No sábado (13), o Dia D da campanha, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, vacinaram crianças durante a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde Doutor Carlos José Aldeman de Oliveira, no bairro Bonsucesso.

A vacinação deve ser aplicada em todas as crianças menores de cinco anos, já imunizadas na primeira etapa da campanha.

A Prefeitura de Arapiraca vem mobilizando esforços no sentindo de promover a otimização das atividades de sua responsabilidade, especialmente aquelas relacionadas com a melhoria das ações de Promoção, Educação e Assistência em Saúde.

O objetivo é manter o país livre da doença. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% de cobertura vacinal no público alvo. Não existe contra-indicação para aplicação da polio oral. Ela apenas deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3615

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arapiraca sedia 6ª Capacitação do Selo Unicef


Na terça-feira, dia 23 de agosto, no período das 08h às 13h, no Centro de Referência Integrada - CRIA, foi realizado a 6ª Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado - edição 2009-2012.


Temas trabalhados “Acompanhamento e o monitoramento do Selo Unicef para mobilização dos gestores municipais e sociedade civil e, Organização da Semana do Bebê” apresentados e debatidos pela coordenadora do Unicef nos Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Dra. Jane Andrade Santos, teve como principal objetivo apresentar as diretrizes do Unicef na condução dos temas aos municípios que fazem parte do Polo I–Arapiraca.







O evento realizado contou com parceiros, entre eles, Secretaria da Cidadania e dos Direitos Humanos/ Superintendência da Criança e o Movimento Pró-desenvolvimento Comunitário de Palmeira dos Índios, com a participação de 22 municípios da Região Metropolitana do Agreste: Arapiraca, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau de Ponciano, Igaci, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Piranhas, Poço das Trincheiras, Teotônio Vilela, Taquarana, Traipu, e São Sebastião.


Abrilhantando o evento a professora Maria Cristina (Tininha) contou a estória Uma Festa no Céu, encantando a todos os participantes com sua habilidade e com os materiais diversos que utiliza para contação de estórias. O acolhimento aos participantes do Evento ficou por conta da equipe de apoio do UNICEF, SEPLAN e da alegria dos Palhaços Carambola (Denio Silva) e Biboca (Dayanne Teles) do Grupo Raizes da Terra.



Segundo, a coordenadora do Unicef nos Estados de AL,PE e PB, os desafios colocados pelo Selo Unicef Município Aprovado são adequados a compreensão sobre o significado dos indicadores propostos para monitorar a qualidade de vida de cada criança e adolescente, que são fundamentais para aperfeiçoar as políticas públicas para avançar na garantia de direitos. Quanto a Semana do Bebê nos Munícipios, apresentou o exemplo de Canela-RS, que tem como Politica Pública o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como foco os cuidados integrais nos primeiros anos de vida. Visando, além da sobrevivência, ao desenvolvimento mais adequado de competências cognitivas e socioemocionais.



Na oportunidade as Secretarias de Educação e Saúde de Arapiraca fizeram exposições de produtos confeccionados e utilizados durante as capacitações e orientações.


Segundo a articuladora do Selo Unicef em Arapiraca, Maria Adjinã Martins, o evento superou as expectativas em número de participantes, que vieram em caravanas, isso reflete o comprometimento de forma ampla de todos envolvidos na proposta do Selo Unicef Município Aprovado.




Texto de Maria Adjinã, Lourdes Rizzatto e Polliana Vasconcelos

domingo, 21 de agosto de 2011

Comitês, Selo Unicef e Fundação Abrinq realizam reunião


Os comitês, Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq, realizaram reunião na terça-feira(16) para apresentação das ações desenvolvidas no município em prol da melhoria de vida das crianças e adolescentes do município.

As representantes da Secretaria de Educação apresentaram alguns dos trabalhos exitosos que garantem a aprendizagem desde a pré-escola, ensino fundamental. As professoras Fátima Oliveira e Emília Sales informaram sobre o trabalho direcionado ao envolvimento das famílias dos alunos com a escola. Segundo, ambas o esclarecimento da importância da participação dos pais no processo escolar dos filhos, além da participação em projetos extra classe está criando um nova forma de relação entre o sistema educacional da rede municipal e as famílias dos alunos.

A representante da Secretaria de Saúde Aruska Magalhães falou sobre a melhoria dos índices da saúde no município, principalmente, no que se refere ao intenso trabalho realizado pelo Comitê de Combate a Mortalidade Materno Infantil. Aruska também destacou a atuação dos agentes de saúde junto as comunidades. “ São os agentes de Saúde que levantam as informações necessárias para abastecermos nossos bancos de dados e a partir daí termos uma visão real de como está cada comunidade. Os sistemas de dados como SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e SIOPS, Sistema de Informações Sobre Receitas e Despesas com Saúde Pública, permitem a secretaria ter uma melhor produção de indicadores e avaliação das ações realizadas”, concluiu

O represente da Seplan, Silvestre Rizzatto, apresentou o cronograma financeiro do projeto “Cidade Amiga da Criança” e a representante da Secretaria de Cultura, Dayane Telles, destacou as ações voltadas as crianças em idade escolar que estão sendo desenvolvidas no Centro de Apoio as Escolas em Tempo Integral, na praça Luiz Pereira Lima. “Estamos realizando o Cine Inverno, com apresentação de filmes e documentários para os alunos da rede municipal, mas nossa intenção é ampliar esta participação para a rede estadual e particular”. Informou

“Outro projeto que será realizado a partir de setembro, na tenda cultural da praça Luiz Pereira Lima é o "Sarau de Retalhos” que contará com a apresentação de poesias escritas pelos alunos da rede municipal, mas também estamos abertos para inscrições de alunos tanto da rede estadual, quanto da rede particular, basta realizar inscrição na Casa da Cultura em horário comercial até o dia 20 de setembro. O evento que será realizado no dia 24/09, também contará com apresentações circenses”, finalizou Dayane Teles.

Articuladora do Pró-Selo Unicef e Fundação Abrinq no município, Adjinã Martins, também apresentou guia para ação passo a passo do plano municipal para infância e adolescência e finalizou a reunião dando esclarecimentos gerais sobre o VI Ciclo de Capacitações da edição 2009/2012 do Selo Unicerf Município Aprovado, que será realizado no auditório do CRIA, a partir das 08h, na próxima terça-feira (23).



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3614

PARABÉNS!!!

Um grupo de mulheres empresárias, políticas, lideranças comunitárias de Arapiraca homenagearam o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), pela passagem de seu aniversário, ocorrido no último sábado (13). O evento foi realizado no auditório do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima.



Na ocasião, foi exibido um vídeo mostrando um pouco de trajetória de Luciano Barbosa, com o depoimento de diversas personalidades femininas e do professor Adelmo de Melo, do Pau d'Arco, que foi contemporâneo de Barbosa no movimento político entre as décadas de 1970 e 1990. O vídeo também exibiu uma mensagem de Lucas Barbosa, um dos filhos de Luciano Barbosa, e do assessor político José de Macedo.


Após apresentação do vídeo, o prefeito Luciano Barbosa recebeu uma série de homenagens, com a entrega de placas e presentes.



"Não é fácil ser administrador público. Às vezes, a gente tem de dizer não aos amigos e continuar cultuando a amizade. É preciso saber ouvir e se comunicar, além de comungar dos sonhos para torná-los realidade em benefício de toda uma coletividade”, declarou Luciano.





segunda-feira, 15 de agosto de 2011

2º Centro de Saúde lança projeto piloto voltado ao idoso



A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, lança na próxima quarta-feira (17), no 2° Centro de Saúde, a partir das 08h30min. O projeto piloto “ Sou Idoso, Mas Me Cuido”.


Segundo a enfermeira Evelin Pinheiro, responsável pelo Depto. de Atenção à Saúde o lançamento do projeto será voltado aos usuário idosos da rede municipal de saúde do bairro Baixa Grande e aos diretores das Unidades de Saúde do município. “Os diretores das UBS's, idosos e familiares conhecerão a proposta do projeto que visa alertar sobre os cuidados necessários tanto de saúde, quanto físico, mental e emocional da Melhor Idade”, informou Evelin Pinheiro.


Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3611

Centro de Capacitação Profissional é inaugurado




O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Sylvia Patrícia Almeida, entregaram, na noite desta sexta-feira (12), o Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPA).

Após a inauguração do espaço, foram entregues mais de mil certificados de cursos profissionalizantes realizados pelo Projeto Comércio Ativo, no período de 2010 a agosto de 2011. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sebrae, CDL e a Empresa Júnior da Ufal.

Localizado na Praça Bom Conselho, nº 44, Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca dispõe de mini-auditório, oficina de costura, salão de beleza, três salas para cursos de gestão e atendimento ao empresariado local, bem como um telecentro de inclusão digital.


Luciano Barbosa afirmou que a implantação do espaço vai permitir que as capacitações ofertadas pelo Projeto Comércio Ativo sejam centralizadas em um mesmo local. “Essa importante iniciativa irá beneficiar inicialmente, a custo zero, não só o empresariado e seus colaboradores, mas também a população arapiraquense, sobretudo os jovens, que ainda não ingressaram no mercado de trabalho”, destacou Luciano Barbosa.

As inscrições para os cursos já estarão abertas a partir desta segunda-feira (15).



Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3604