segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

4ª Capacitação do Selo Unicef


O município de Arapiraca sediou nesta terça-feira(22) e quarta-feira(23), a 4° capacitação Selo Unicef 2012. O evento realizado no Centro de Apoio as Escolas em Tempo Integral, apresentou no primeiro e segundo dia, respectivamente, os temas “Educação para a convivência com o semiárido” e “Esporte e Cidadania”.

O evento coordenado pelo UNICEF em parceria com o Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário de Palmeira dos Índios contou com palestras da Drª Jane de Fátima Andrade Santos. Um vídeo contendo depoimentos sobre o resgate dos alunos às salas de aula abordou a troca necessária entre professor e aluno (criança e adolescente), enfatizando mudanças na dinâmica do aprendizado, com o apoio de políticas públicas estruturantes para a explorar o cotidiano escolar.

Participação dos Adolescentes

Focado no eixo da participação social, a capacitação apresentou aos municípios de Arapiraca, Belo Monte, Olho D´Água, Cacimbinhas, Teotônio Vilela, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Palestina, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Carneiros, Igaci, Olivença, Coité do Nóia, Feira Grande, Junqueiro, Delmiro Gouveia, Poço das Trincheiras, Maravilha, Monteirópolis, Palestina e de Inajá – Pernambuco, a metodologia do desenvolvimento da temática “Educação Contextualizada para convivência com o semiárido e Esporte e Cidadânia”.

Segundo, Drª Jane Andrade, a metodologia foi muito bem aceita, principalmente porque é muito fácil de trabalhar. “ Vincular comunidade escolar e programas sociais aos desafios do Selo, especialmente com relação aos indicadores que o município não está com bom desempenho é um dos desafios do Selo”.

A articuladora do Selo Unicef em Arapiraca, Adjinã Martins, ressaltou o sucesso do evento destacando a troca de experiências exitosas expostas pelos municípios participantes. “Estamos a cada ano nos empenhando para tornar Arapiraca um município voltado a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes que aqui vivem e, com certeza, o apoio e o empenho do prefeito Luciano Barbosa nos fortalece neste processo”.

Recepção do Evento com os Palhaços Carambola (Denio Silva) e Biboca (Dayanne Teles) do Grupo Raizes da Terra

Membros do Baú de Leitura (Palmeira dos Índios) e os Palhaços Carambola e Biboca


Drª Jane Andrade entregando brindes doados pela Secretária de Saúde de Arapiraca

Drª Jane Andrade recebendo presente da Secretária de Planejamento de Arapiraca, Helena Vírginia

Drª Jane Andrade e Maria de Fátima O. Vieira (Presidenta CME)












http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3134 e participação de Polliana Vasconcelos (Seplan)



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reunião do Comitê Pró-Selo Unicef


O Comitê Pro-Selo Unicef de Arapiraca, realizou nesta quarta-feira, dia 16, reunião na Secretaria de Planejamento para definir ações voltadas a sensibilização dos servidores públicos municipais e da comunidade arapiraquense sobre a importância da participação efetiva de todos na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. A reunião também contou com a discussões sobre a participação do comitê de Arapiraca no 4° Ciclo de Capacitações da edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado.

A articuladora do Pro-Selo Unicef, Adjnã Martins, informou aos presentes que o 4° Ciclo de Capacitações será realizado em Arapiraca nos dias 22 e 23 no Centro de Apoio à Educação Integral II, localizado na praça Luiz Pereira Lima. “Este evento dá continuidade ao cronograma de capacitações do Selo Unicef. Iniciaremos 2011 abordando o 3° eixo que trata da Participação Social, com os temas “Educação para a convivência com o semiárido e esporte e cidadania”. Como na edição anterior está prevista a vinda de representantes das regiões agreste, sertão e Baixo São Francisco. A capacitação será coordenada pelo UNICEF em parceria com o Movimento Pró- Desenvolvimento Comunitário de Palmeira dos Índios”, informou Adjnã Martins.

A reunião também contou com a apresentação do projeto elaborado por Dayanne Teles - representante da Secretaria de Cultura - que apresentou propostas para o engajamento dos servidores da Prefeitura de Arapiraca e da sociedade civil organizada em ações conjuntas e/ ou individuais voltadas às “Metas do Milênio” e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município.

Os membros do Comitê Pro-Selo Unicef discutiram a respeito do projeto e propuseram a elaboração do “Selo Cidade Amiga da Criança” a ser implantado e concedido as instituições que comprovarem ações efetivas em prol das crianças e adolescentes no município.

http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3114

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Feira da Saúde na Escola




A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (Área Técnica da Promoção da Saúde, PET Saúde- Serviço Social/ UFAL, NASF 1 e Unidades Básicas da Saúde da Família dos bairros Manuel Teles e Cacimbas) realiza nesta sexta-feira (11), das 08h às 12h, na Escola Crispiniano Ferreira de Brito, a 1ª Feira de Saúde na Escola.


Segundo, Fátima Ramalho, esta é a primeira ação de uma série de atividades voltadas a sensibilizar adolescentes e seus familiares sobre a importância da melhoria da qualidade de vida através de cuidados com a saúde. “Serão realizadas palestras voltadas à prevenção de alcoolismo tabagismo e outras drogas e vídeos educativos informando sobre a saúde do homem, saúde da mulher e saúde dos jovens”. O ponto alto da 1º Feira de Saúde Escolar será o lançamento da “caderneta do adolescente”, finalizou a coordenadora da Área de Promoção da Saúde da Prefeitura de Arapiraca.

http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3096

Violência Infantil


A definição de violência é bastante vasta, e, quando nos deparamos com ocorrências cometidas contra crianças e adolescentes, a aplicação deste termo torna-se ainda mais ampla. Graças ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, e à evolução do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), não só a agressão física, que por vezes mata ou deixa marcas para a vida toda, é entendida como violência. Outras formas de violações de direitos como o trabalho infantil, o abuso e a exploração sexual, a negligência, o abandono e tudo aquilo que coloca em risco a segurança e o desenvolvimento sadio das meninas e dos meninos também é considerado violência.



Desse modo, cabe questionar se é possível determinar onde se inicia o ciclo da violência. Atualmente, a discussão sobre as causas e conseqüências do fenômeno considera as relações entre as crianças e seus pais ou responsáveis. Frequentemente, essas relações estão pautadas pela violência sob um argumento pedagógico, como no uso dos castigos físicos e humilhantes ou nas práticas de bullying, fatores imprescindíveis na manutenção do ciclo de violência. São situações consideradas cotidianas, despercebidas para alguns enquanto atitudes violentas pautadas pela repressão e desrespeito – repressão e desrespeito, por outro lado, legitimados no contexto da violência institucional, no narcotráfico, corrupção, etc.


http://www.direitosdacrianca.org.br/temas/violencia

Amamentação dos Bebês


Mãe, saiba que...

Amamentar tem uma relação decisiva com a saúde bucal da criança, contribuindo para formação e posição correta dos dentes, bem como das demais estruturas da boca (osso e músculo);

O aleitamento materno é importante para o desenvolvimento físico e emocional, após a erupção dos primeiros dentes. Tanto o aleitamento quanto a amamentação noturnas devem começar a ser controlados para que o desmame ocorra por volta dos 12 meses de idade;

O bebê não tem necessidade de chupar bicos nem o dedo, entretanto o uso do bico é tradicionalmente arraigado à cultura nacional. Quando usá-lo dê preferência aos ortodônticos, pois são confeccionados para uma melhor adaptação à boca do bebê. Seu uso deve ser moderado, limitado aos momentos de agitação e na hora de dormir se assim o exigirem. Procurar retirá-lo no primeiro ano e seu uso não deve ser prolongado após os 18 meses. Quando a arcada dentária está deformada pelo uso do bico ou sucção do dedo é necessário um tratamento especializado;

Quando o bebê tem entre 19 e 31 meses, abre-se o que se chama de "janela de infectividade". É nessa fase que pode haver a contaminação da mãe (ou responsável) para o bebê, caso a mãe esteja com a doença cárie, pois é uma doença transmissível. Quanto mais infectada estiver a mãe pelas bactérias que provocam a cárie, mais chances o bebê terá de ser infectado. Portanto neste período devem ser evitados beijos no rosto, nos lábios e nas mãozinhas do bebê, assim como o hábito de experimentar suas papinhas e suquinhos utilizando os utensílios que o bebê levará à boca;

O uso precoce de dentifrícios fluoretados por crianças pequenas pode causar a fluorose dental (manchas brancas) nos dentes. Os bebês deglutem grande parte do dentifrício por não conseguirem expectorar adequadamente, portanto para evitar a fluorose é recomendado a utilização do mínimo possível de dentifrício na escova (a quantidade de dentifrício vai depender de cada criança, pois poderá ser menor ou semelhante ao tamanho de um grão de ervilha e, então, informe-se com o seu dentista, de preferência um odontopediatra, sobre a quantidade correta que deverá utilizar em sua criança);

A aplicação do flúor deve ser feita somente quando o bebê tiver dentes. (Consulte o seu dentista a respeito da concentração, da forma a ser aplicada e da freqüência da utilização do flúor). Jamais deixe o flúor ao alcance das crianças.

Dr. Marco Tulio Pettinato Pereira


http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo792.shtml