terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Racismo Infantil


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) lançou uma campanha nacional sobre o impacto do racismo na infância. A iniciativa tem o slogan Por uma infância sem racismo.

Para o UNICEF, a discriminação racial não apenas persiste no cotidiano das crianças no Brasil, como também se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos.

O racismo, de acordo com o texto constitucional (art. 5º caput inciso XLII), constitui crime inafiançável e imprescritível.

Como são mais frágeis e indefesas, as crianças sofrem um grande impacto com o preconceito, chegando muitas vezes a serem estereotipadas e terem seu desenvolvimento prejudicado.



Lago da Perucaba



O Lago da Perucaca recebeu na tarde do dia 16 de Janeiro, o “Viva o Lago”, evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Esporte em parceria com o Sesc/Arapiraca e com o apoio das secretárias de Saúde, Meio Ambiente, Limpeza e Iluminação, Assessoria de Imprensa, CEREST e 3° Batalhão da Polícia Militar.

Mais de dez mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos participaram das atividades de lazer, cultura e meio ambiente, que teve como objetivo integrar crianças, jovens, adultos e idosos em um grande momento sócio-cultural e esportivo para o município.


Acompanhado do secretário de Esporte, Josenildo Souza, e do coordenador municipal de Comunicação, Yale Fernandes, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) falou sobre a importância do evento. Barbosa ainda participou de atividades e brincadeiras com as crianças.

“Muito boa a iniciativa da Secretaria de Esporte e do Sesc, que é um importante parceiro das ações municipais. O jovem precisa ter lazer e o Lago da Perucaba oferece isso através de saudáveis práticas física, esportivas e culturais. Este será o primeiro de outros eventos que virão”, falou Barbosa.


A Secretaria de Saúde atuou com técnicos para aferição de pressão arterial, imunização, identificação de Índice de Massa Corpórea – IMC, informações sobre dengue, saúde bucal e DST/Aids.


A secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores nativas e disponibilizou uma equipe de técnicos para conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente através da reciclagem.

Para as crianças e adolescentes foram oferecidas oficinas para a produção de brinquedos com materiais reciclados, jogos recreativos, jogos cooperativos, jogos pré-desportivos, jogos adaptados, brincadeiras populares, pintura facial e brinquedos infláveis (futebol de sabão, escorrega gigante, touro mecânico e kid jump). Os adultos também puderam participar das atividades de ginástica, dança, massagem e xadrez gigante.

Todas as atividades foram monitoradas por educadores físicos da prefeitura de Arapiraca e do Sesc.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GRUPO DE TÉCNICOS DA PREFEITURA DE ARAPIRACA VISITAM A ONG MOVIMENTO PRÓ-DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Nesta última sexta-feira (14/01/2011) um grupo de técnicos municipais de atuação em diversas Secretarias, Jane Meire dos Santos Souza (Sec. de Educação), Polliana Pedrosa Machado (Sec. de Meio Ambiente e Saneamento), Maria Adjinã M. Silva (Sec. de Planejamento), Simone Raquel L. Romão (Sec. de Planejamento/Agenda 21 Arapiraca) e José Elvio da Rocha (Sec. de Planejamento) formaram uma comitiva técnica para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela ONG - Organização Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário, em Palmeira dos Índios, e os projetos desenvolvido, com enfase no Projeto Fazer Valer os Direitos das Crianças e Adolescentes, que representou Alagoas na publicação EDUCAÇÃO COM QUALIDADE – Experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, lançado em 2010.


A Coordenadora do Projeto em Alagoas, Jeane Vieira da Silva, relatou que o Projeto Piloto contemplou 9 escolas e 1000 crianças, de 6 municípios da região do Semiárido alagoano - Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo e Taquarana, estes foram selecionados através de critérios, um deles foi o baixo índice no IDEB, o município de Arapiraca que faz parte da rede não foi contemplado devido o índice do IDEB ter sido alcançado.

Uma das prioridades do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é o direito de aprender de crianças e adolescentes, garantido em legislação nacional, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, e em documentos internacionais, como a Declaração Mundial de Educação para todos e o Marco de Ação de Dakar.” (SOLER, Educação de Qualidade, p. 5)

O Banco de Dados do Sistema monitoramento e avaliação disponibilizado pelo UNICEF é uma ferramenta que permite contribuir para sensibilizar e trazer melhorias para educação do município, onde é realizado um cadastrado iniciando com a infra-estrutura, toda equipe técnica da escola e o fluxo do aluno. Conforme explica Mônica Cristina B. De Barros, técnica responsável para alimentação do sistema.

O sistema é simples e prático, porém o desafio é fazer com que todos que atuam na educação contribuam de maneira efetiva. Pois embora se fale da importância de avaliação, ainda se vê o sentido da avaliação como algo punitivo, e não como ferramenta de gestão, ressalta a coordenadora do Projeto. Segundo Salete Barbosa de Oliveira, membro do Movimento, há entraves no processo, mas está sendo gratificante o resultado adquirido.


Na visão dos técnicos após conhecer o trabalho realizado pela ONG, observou-se uma grande oportunidade de compartilhar experiencias e ao mesmo tempo valorizar a integração da escola e organizações da sociedade civil na garantia do direito à educação de qualidade.

QUANDO SE HÁ UM COMPROMISSO COM A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO COM QUALIDADE É ALCANÇADA