quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Escolas participam da II Amostra de Projetos na Comunidade


Na última terça-feira (26), Arapiraca sediou na Praça Margarida Gonçalves, a II Amostra de Projetos de Intervenção e Integração na Comunidade, o PIIC. O objetivo do programa é reforçar o debate e socialização dos trabalhos ambientais desenvolvidos pelas escolas juntamente com suas comunidades.

O evento contou com a participação de representantes de várias escolas municipais e estaduais. Que puderam fazer uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. O evento também teve apresentações culturais e entrega de um troféu às escolas que estão mantendo a árvore arapiraca, pela Secretaria Municipal de Educação.

Os trabalhos estão sendo orientados pela equipe de Formadores do Instituto Lagoa Viva que tem parceria com a Braskem, e coordenado pela Secretaria de Educação de Arapiraca, além das parcerias das secretarias de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Limpeza e Iluminação Publica, Imprensa e também das Lojas Tim.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DST é tema de seminário para adolescentes em Arapiraca


A Prefeitura de Arapiraca, através da coordenação DST/AIDS, em parceria com a Área Técnica de Promoção da Saúde (Programa Saúde na Escola/ Saúde e Prevenção na Escola) e Sesc – unidade Arapiraca, realizaram nesta quarta-feira (13), o Seminário de Sexualidade e Prevenção em DST/AIDS para adolescentes das escolas municipais, no período de 08h às 12h e das 14h às 17h.

Segundo a coordenadora municipal do programa DST/AIDS, Aliciane França, o evento teve como principal objetivo abordar o tema sexualidade de forma objetiva e sem tabus para que a escola se torne um dos espaços educacionais a contribuir para a construção de reflexões sobre o tema, possibilitando com isso o desenvolvimento do senso crítico entre jovens em idade escolar.


Fonte: Assessoria de Impresa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MAMÃE ARUSKA


MAMÃE ARUSKA ... 



Você é uma pessoa muito especial! 
Sua energia positiva, seu carinho e sua dedicação nos propicia uma motivação a mais para trabalhar em prol de nossa sociedade.
Que Deus derrame sobre ti e tua família todas as bençãos, para que você possa continuar firme  na construção de um mundo melhor!

FELICIDADES...
AMOR...
SAÚDE ... e 
PAZ!!!

UMA HOMENAGEM DO 
COMITÊ PRO-SELO UNICEF / ABRINQ
 

Arapiraca inicia "Campanha do Outubro Rosa"


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde – coordenação da Saúde da Mulher - intensifica neste mês de outubro, nas unidades de saúde do município a sensibilização das usuárias sobre a importância da realização de mamografia a partir dos 40 anos de idade.

Segundo, a coordenação da Saúde da Mulher, a campanha iniciou nos EUA há dez anos e o Brasil está entre os países que aderiram ao movimento criando vários eventos voltados a alertar a população sobre a importância da mamografia periódica, pois a doença detectada em fase inicial pode possibilitar a cura em 95% dos casos. Em Arapiraca, além da sensibilização a cor rosa irá predominar em pontos da cidade e no Centro Administrativo para reforçar a proposta da campanha.


Arapiraca contabiliza ações exitosas voltadas a mobilização das unidades da rede municipal de saúde no que se refere a campanha do Outubro Rosa e, como em anos anteriores, as Unidades de Saúde estarão realizando ações voltadas à saúde da mulher com foco na prevenção do câncer de mama. A decoração do ambiente também faz parte da proposta da campanha.


Como parte da campanha “Outubro Rosa” a secretaria de saúde, no final do mês, estará elegendo as três unidades de saúde que mais se destacaram no período da campanha para o recebimento de troféus e certificados de menção honrosa pela participação e engajamento.

Cada unidade que aderir a campanha receberá a visita de dois avaliadores que analisarão os itens: decoração com motivo cor-de-rosa, mobilização da equipe, ações voltadas à prevenção do câncer de mama, divulgação nos meios de comunicação e envolvimento da comunidade.

Projeto Resgatando Brincadeira de Criança com ênfase no Estimulo a Cultura de Paz


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde – Área Técnica de Promoção à Saúde – realizou nesta terça-feira (06), no Centro Administrativo reunião para definir articulação e integração dos setores e parceiros para o lançamento do projeto “ Resgatando Brincadeiras de Crianças com ênfase no estímulo à Cultura de Paz”.

O projeto que será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (14), no Parque Ceci Cunha, a partir das 15h, contará com apoio e parceria do NASF ( Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Secretaria de Educação do município, NCA/ULBRA (Núcleo de Cultura Avançada e Universidade Luterana  do Brasil), Selo Unicef, FACESTA (Faculdade de Palmeira dos Índios) e SESC (Serviço Social do Comércio).

Segundo, Fátima Ramalho, coordenadora da Área Técnica de Promoção à Saúde, a reunião serviu para ajustar os últimos detalhes para que o projeto seja lançado de forma que envolva tanto os alunos das escolas da rede municipal, quanto parceiros e a comunidade de forma geral.

Prefeitura inicia obras do PLANETÁRIO



A Prefeitura de Arapiraca já deu início às obras de construção da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral e do Planetário Municipal.

Os dois espaços estão sendo construídos em uma área de 500 metros quadrados, localizada às margens do Lago Perucaba.

Os serviços estão a cargo da empresa Uchôa Construções, com investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos provenientes do Fundeb e contrapartida da prefeitura.

O Planetário de Arapiraca será o primeiro do gênero em Alagoas e terá moderno telescópio, cúpula para observação do céu, salas de aula, auditório, mirante, estacionamento e área verde. No local também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) disse que pretende firmar parcerias com a Ufal e Uneal, a fim de que o Planetário de Arapiraca, além de ser um local para o lazer e visitação pública, também seja utilizado todos os dias, principalmente, para atividades acadêmicas e de pesquisas com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

Arapiraquinha registra mais de 6 mil acessos


Inaugurada há dois meses, a primeira Arapiraquinha, a Biblioteca Pública Professora Neuza Gomes da Silva, já registra mais de seis mil acessos, com o atendimento a jovens e adultos que buscam um espaço adequado com salas de leitura e acesso à Internet.

A biblioteca está localizada no bairro Jardim Esperança e foi construída com recursos da própria municipalidade, que também contemplou os moradores do bairro e adjacências com a entrega da Praça Antônio Oliveira da Silva, onde foi instalada uma quadra de esportes, parque infantil e jardins.

De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega de Lima, a maior parte dos usuários da Arapiraquinha é formada por crianças e alunos de escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Ela adiantou que a Biblioteca Pública Professora Neuza Gomes da Silva é um espaço público de estímulo à leitura com três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Manoel André, a jovem Tatiane Pereira da Silva, 12, é uma frequentadora assídua da Arapiraquinha, desde o primeiro dia de seu funcionamento. “Venho aqui quase todos os dias, e gosto muito de ler livros e pesquisar assuntos na Internet para os trabalhos escolares”, revela.

O estudante Lucas Pimentel Soares, 13, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, também é um usuário dos serviços ofertados na Arapiraquinha.

“Já li muitos livros e também faço pesquisas no computador. Meus professores disseram que melhorei muito na escola”, declara o jovem.

Além de estimular a leitura com as crianças, a Arapiraquinha também garante oportunidades de emprego para outros jovens, que atuam como monitores na primeira biblioteca pública de bairro do município.


“Gosto muito de trabalhar aqui, uma vez que estou ampliando os meus conhecimentos e aprendendo junto com as crianças”, destaca Paulo Sérgio Barbosa da Silva, 19.

Segundo a bibliotecária Wilma Nóbrega, a idéia do prefeito Luciano Barbosa é estender o projeto das Arapiraquinhas para outros bairros da cidade.

“A primeira biblioteca de bairro já funciona nos finais de semana e feriados, e nossa intenção é implantar um balcão para ouvir as sugestões dos moradores e ampliar a oferta de serviços, a fim de que possamos estimular ainda mais a leitura e o aprendizado dos nossos jovens”, completou ela.

Arapiraca realiza oficina de implantaçăo da Caderneta do Adolescente


            A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde junto com a Coordenação da Criança e do Adolescente, realizou nesta quarta-feira (06), a 2ª oficina de implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente.

            O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e reuniu adolescentes de 10 a 16 anos que residem em Arapiraca. Na ocasião, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos, membros do Núcleo de apoio à saúde da Família (NASF) e diretores das escolas municipais, puderam participar de capacitações.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

BANCO DE LEITE DE ARAPIRACA



A Prefeitura de Arapiraca, através do Banco de Leite Humano Ivete França, intensifica esta semana ações voltadas a sensibilização das arapiraquenses com relação a doação de leite humano. A programação conta com palestras em hospitais e na unidade do BLH, além de homenagem as doadoras e usuárias.

Segundo, Denise Gonçalves, assistente social, as ações iniciadas no dia 1º de outubro, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, terão prosseguimento até o dia 08, sexta-feira. “ Estaremos, também, homenageando nossas usuárias e doadoras entregando brindes (para uso dos bebes ) e um Laço Dourado, que simboliza o padrão ouro para a amamentação infantil” informou Denise Gonçalves.

A assistente social destacou que o Laço Dourado é utilizado desde 1995, como referência do leite materno para a alimentação infantil e sua simbologia também reforça o significado de “união” em torno da família, pois uma parte do laço representa a mãe e outra parte representa a criança ( o laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários). O nó é o pai, a família e a sociedade – sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.

A diretora do Banco de Leite Humano de Arapiraca, Patrícia Rolim, reforça o trabalho da unidade em defesa ao aleitamento materno ao destacar o empenho da equipe para sensibilização da sociedade sobre a importância da amamentação. “ Estamos também atualizados com relação as informações em nível nacional e internacional no que se refere ao aleitamento materno e isso é fundamental para que nosso trabalho seja realizado dentro das normas e padrões exigidos”, informou Patrícia Rolim.

A diretora do Banco de Leite Humano concluiu informando que representou Arapiraca, junto com Patrícia Buriti - enfermeira do BLH Ivete França - no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, no I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano e no Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano - ABC/Fiocruz 2010, que aconteceu em Brasília no período de 28 a 30 de setembro. Segundo Patrícia Rolim dos três eventos tiveram como tema central "O Compromisso dos Bancos de Leite Humano com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE ARAPIRACA