terça-feira, 28 de setembro de 2010

Prefeitura oferta mais 700 vagas na PRÉ-ESCOLA

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) entregou na tarde deste domingo (26), aos moradores de Bananeiras e localidades vizinhas, a Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A obra exigiu investimentos de cerca de R$ 140 mil por parte da administração municipal.
 A solenidade de inauguração da Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contou com a presença de secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; do secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, e dos presidentes das associações de moradores das comunidades de Bananeiras, Tonho da Bananeira. e do Piauí, Rafael Lopes.

Também estiveram presentes à solenidade, o vereador Adalberto Saturnino, e a coordenadora-geral das creches municipais, Patrícia Leandro, além da diretora da Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Silvânia Santos Silva, bem como de secretários municipais de governo e moradores das duas comunidades.

Com a inauguração da creche de Bananeiras, a prefeitura ampliou para 21 o número de creches na área urbana e na zona rural de Arapiraca. Este ano, o município abriu mais 700 vagas na Educação Infantil, totalizando 3.800 alunos atendidos na pré-escola.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Moradores de Bananeiras, Tonho da Bananeira, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e equipe da administração municipal pela entrega da obra.

“Sabemos do compromisso desta equipe com a nossa Bananeiras, e temos a certeza de que outras obras serão realizadas para a melhoria da nossa comunidade”, afirmou o presidente da associação.

Copa da Juventudel reúne mais de 2000 atletas em Arapiraca


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, realiza o maior evento de futebol do Estado de Alagoas. Quatro campeonatos reúnem mais de 2000 atletas, nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto.

A Copa da Juventude foi a primeira competição (11/09 ), a abrir a série de campeonatos de futebol que serão realizados todos nos finais de semana, na capital do agreste, até o mês de dezembro. No sábado (18/09), a Copa da Juventude prossegue com a realização de seis jogos a partir das 08h, no campo da CASAL. Nesta competição 36 equipes estão inscritas nas categorias mirim, infantil e juvenil.

No sábado, também, acontece a abertura oficial do Campeonato de Futebol Amador de Arapiraca, a partir das 15h, no antigo Clube do Sesi. Onze equipes disputam até o mês de dezembro ao título da categoria adulto.

No domingo (19/09), será a vez da abertura oficial da 1ª Copa de Futebol e Lazer Comunitário de Arapiraca, na comunidade do Cangandu, das 08h às 13h. Atividades de lazer como; jogos recreativos, brincadeiras populares, gincanas, premiações com sorteio de brindes e ações de saúde ( unidade móvel, educador físico para aulas de alongamento e verificação de peso, vacinação e ambulatório com dentista para aplicação de fluor e enfermeiras para verificação de pressão arterial) fazem parte da programação do evento.

O Campeonato Comunitário Arapiraquense também inicia no domingo, a partir das 15h. Participam do evento 16 comunidades da zona urbana e área rural. Segundo, Josenildo Souza, secretário da pasta de Esporte, Lazer e Juventude os campeonatos mobilizarão não só os atletas envolvidos nas disputas, mas toda a comunidade arapiraquense que é paixonada por futebol. “ Arapiraca, com certeza, será a partir deste domingo e até o mês de dezembro, a capital alagoana do futebol”, conclui o secretário.

Jogos Escolares reúne 1.500 estudantes de Arapiraca

A abertura da 12ª edição dos Jogos Escolares de Arapiraca reuniu, na quarta-feira (22) cerca de 1.500 atletas de 53 escolas das redes municipal, estadual e privada em um grande desfile pelas principais ruas do centro da cidade. O percurso que teve início no Mercado do Artesanato passou por 14 ruas e avenidas até o Estadio Municipal Coaraci da Mata Fonseca.

No estádio, houve várias apresentações culturais e artísticas. As bandas marciais empolgaram o público e foram aplaudidas pelos estudantes. O ponto alto do evento foi realizado pelo atleta (o meia atacante do ASA ) Didira ao acender a tocha olímpica, declarando aberto oficialmente o evento.
 


O prefeito Luciano Barbosa agradeceu o apoio da AABB frisando que exemplos como o da desportista Sandra Pires estimulam os jovens a prática de esportes, a disciplina e aos estudos. “ O papel da educação é, primeiramente, formar cidadãos e o esporte contribui fundamentalmente para esse processo de formação”, concluiu Luciano.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º FÓRUM COMUNITÁRIO - SELO UNICEF


 A Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Planejamento e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou no último dia 14,  no auditório do Núcleo de Cultura Avançada / ULBRA, o 1º Fórum ComunitárioSelo Unicef / Município Aprovado (edição 2009-2012).

O evento contou com a presença dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e  de representantes das instituições públicas do Município. 
Dentre eles estiveram presentes no evento representantes do FDLIS, Fundação Antônio Jorge, CREAS, Casa de Passagem Maria N. Borges, Secretaria de Saúde de Junqueiro, Caritas Brasileira, Secretaria Municipal de Saúde, Sesc, CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Agenda 21, Escola de Governo, Universidade Luterana Brasileira – ULBRA, Gabinete de Gestão integrado Municipal, Pastoral da Criança, FAMA, Conselho Tutelar, Sociedade Civil, professores da rede municipal de ensino, Secretaria Municipal de Planejamento, Escola Alternativa e Escola João Batista, Conselho Municipal de Educação e Defensoria Pública, Conselho Tutular e adolescentes integrante do programa Projovem Adolescente.
Os trabalhos foram conduzidos pela Articuladora do Unicef em Arapiraca, Maria Adjinã Martins e pela Presidente do CMDCA, Rosana Cleide.
Conforme determinação do Unicef, os participantes foram divididos em eixos temáticos, cada grupo trabalhando um objetivo do milênio.
Com base nas discussões realizadas, o CMDCA e a Comissão Municipal Pró-Selo irão preparar um relatório e a sistematização do plano de ação construido pelos participantes do Fórum,  voltado a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no município.